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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Biológicas
 
Disciplina: LCB0260 - Herpetologia Comparada
Comparative Herpetology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
2.	OBJETIVOS: A disciplina tem como objetivo o aprofundamento do estudo dos anfíbios e dos répteis por meio de uma abordagem comparativa de aspectos importantes da biologia e da ecologia dos diversos grupos, tais como locomoção, alimentação, reprodução, interações predador-presa, comunicação, movimentos e orientação, agrupamentos de espécies e conservação. O conteúdo programático é transmitido aos alunos por meio de aulas teóricas, seminários e aulas práticas de laboratório e de campo, utilizando-se, sempre que possível, exemplos retirados da herpetofauna brasileira..
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95125 - Jaime Aparecido Bertoluci
 
Programa Resumido
4.	PROGRAMA RESUMIDO: Origem e Evolução das Linhagens de Anfíbios e de Répteis. Diversidade, Filogenia e Classificação dos Grupos Atuais. Estudo Comparativo da Forma e Função, Comportamento, Ecologia e Conservação dos Grupos Atuais.
 
Origin and evolution of amphibian and reptile lineages; Diversity, phylogeny and classification of living groups; Comparative study of form and function, behavior, ecology and conservation of living taxa.
 
 
Programa
3.	PROGRAMA ANALÍTICO: 3.1. Posição dos Anfíbios e Répteis na Evolução dos Vertebrados: 3.1.1. Filogenia dos tetrápodes; 3.1.2. Transição de peixes para tetrápodes; 3.1.3. Monofiletismo dos Lissamphibia; 3.1.4. Relações entre os Lissamphibia e os anfíbios do Paleozóico; 3.1.5. Os Lissamphibia como Temnospondylii pedomórficos; 3.1.6 Relações entre as ordens atuais de Lissamphibia; 3.1.7. A irradiação dos Amniota, 3.1.8. Aspectos controversos da evolução dos Amniota; 3.2. Classificação e Diversidade dos Anfíbios Atuais: 3.2.1. Origem e evolução de Urodela, Gymnophiona e Anura; 3.2.2. Reconhecimento de representantes das três ordens de anfíbios atuais e das principais famílias brasileiras de anuros 3.3. Classificação e Diversidade dos Répteis Atuais: 3.3.1. Parafiletismo do grupo; 3.3.2. Origem e evolução de Chelonia, Crocodylia e Lepidosauria; 3.3.3. Identificação de representantes brasileiros das principais famílias de lagartos e serpentes por meio da utilização de chaves dicotômicas; 3.4. Locomoção: 3.4.1. Locomoção terrestre com patas; 3.4.2. Salto; 3.4.3. Locomoção terrestre ápode; 3.4.4. Locomoção aquática; 3.4.5. Escavação; 3.4.6. Escalada; 3.4.7. Locomoção aérea; 3.5. Alimentação: 3.5.1. Sucção; 3.5.2. Mecanismos de alimentação terrestre; 3.5.3. Cinetismo craniano; 3.5.4. Envenenamento; 3.5.5. Fossetas sensoriais; 3.5.6. Herbivoria; 3.6. Reprodução e Ciclos de Vida; 3.6.1. Reprodução sexuada e assexuada; 3.6.2. Ciclos reprodutivos, gametas, fecundação e desenvolvimento; 3.6.3. Determinação do sexo; 3.6.4. Cuidado parental e viviparidade; 3.6.5. Heterocronia; 3.7. Comunicação: 3.7.1. Modos de comunicação; 3.7.2. Restrições sobre a produção de sinais; 3.7.3. Comunicação e ruído; 3.7.4. Comunicação nos principais clados de anfíbios e répteis; 3.8. Movimentos e Orientação: 3.8.1. Conseqüências ecológicas do movimento; 3.8.2. Métodos de estudo; 3.8.3. Tipos de movimento; 3.8.4. Movimentos locais e área domiciliar; 3.8.5. Estratégias espaciais de anfíbios e répteis; 3.8.6. Territorialidade; 3.8.7. Migração; 3.8.8. Movimentos de juvenis; 3.8.9. Comportamento de volta-ao-lar; 3.9. Mecanismos de Defesa; 3.9.1. Considerações filogenéticas; 3.9.2. Principais mecanismos de defesa; 3.9.3. Coevolução entre predadores e presas; 3.10. Ecologia de Taxocenoses: 3.10.1. Gradientes de diversidade de espécies; 3.10.2. Determinantes da estrutura e composição dos agrupamentos; 3.10.3. Estudos de casos de agrupamentos de anfíbios e répteis; 3.11. Conservação: 3.11.1. O declínio de anfíbios como modelo; 3.11.2. Impacto do homem sobre os anfíbios e répteis; 3.11.3. Padrões de extinção e declínio de espécies; 3.11.4. Técnicas de conservação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os seguintes itens serão empregados na avaliação da aprendizagem: 1 (uma) prova teórico-prática (P1) e duas provas teóricas (P2 e P3) não-cumulativas.
Critério
Cálculo da média final (MF): MF = (P1+P2+P3)/3
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
BENTON, M.J. 2005. Vertebrate Palaeontology. 3a ed. Blackwell Publishing, Oxford.
DUELLMAN, W.E. & L. TRUEB. 1994. Biology of Amphibians. The Johns Hopkins Univ. Press, Baltimore & London.
GREENE, H.W. 1997. Snakes:  the evolution of mystery in nature. University of California Press, Berkeley.
PIANKA, E.R. & L.J. VITT. 2003. Lizards: windows to the evolution of diversity. Univ. of California Press, Berkeley.
POUGH, F. H., R. M. ANDREWS, J. E. CADLE, M. L. CRUMP, A. H. SAVITZKY & K. D. WELLS. 2004. Herpetology. 3a ed. Prentice-Hall, New Jersey. 726 pp.
SPARLING, D.W., G. LINDER, C. A. BISHOP & S.K. KREST (eds.). 2010. Ecotoxicoloy of Amphibians and Reptiles. 2a ed. CRC Press. 918 pp.
STEBBINS, R.C. & N.W. COHEN. 1995. A Natural History of Amphibians. Princeton University Press. Princeton.
STUART, S.N, M. HOFFMANN, J.S. CHANSON, N.A. COX, R.J. BERRIDGE, P. RAMANI & B.E. YOUNG. 2008. Threatened Amphibians of the World. Lynx Editcons. Barcelona. 758 pp.
VITT, L.J. & J.P. CALDWELL 2014. Herpetology: an introductory biology of amphibians and reptiles. 4a ed. Academic Press, San Diego. 757 pp.
WELLS, K. D. 2007. The Ecology and Behavior of Amphibians. University of Chicago Press. 1400 pp.
 

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