Organografia das Plantas Superiores; Caracterização dos principais grupos de briófitas, licófitas, monilófitas, gimnospermas e angiospermas; Principais famílias botânicas; Evolução das Fanerógamas; Histórico dos sistemas de classificação; Noções sobre nomenclatura; Noções sobre filogenia. O conteúdo programático é transmitido aos alunos por meio de aulas teóricas, seminários e aulas práticas de laboratório e de aulas de campo (atividade complementar).
Organografia das Plantas Superiores; Caracterização dos principais grupos de briófitas, licófitas, monilófitas, gimnospermas e angiospermas; Principais famílias botânicas; Evolução das Fanerógamas; Histórico dos sistemas de classificação; Noções sobre nomenclatura; Noções sobre filogenia. Atividade didática de campo para identificação de espécies em área de preservação ambiental (aula de campo, atividade complementar).
1.1.Introdução. 1.2. Organização geral da planta. 1.3. Organografia das plantas superiores. 1.3.1. Raiz; 1.3.2 Caule; 1.3.3 Folha; 1.3.4. Flor; 1.3.5 Inflorescência; 1.3.6. Fruto; 1.3.7. Semente. 2. Introdução à diversidade e as relações filogenéticas entre os grandes grupos dos seres vivos; 2.1. Noções de Filogenia; 2.2. Conquista do Ambiente terrestre; 2.3. Briófitas: Sistemática, características morfológicas, ciclos de vida, aspectos ecológicos, econômicos e evolutivos dos principais representantes das Divisões Marchantiophyta, Anthocerothophyta e Bryophyta; 2.4. Licófitas e monilófitas atuais: características morfológicas, ciclos de vida, aspectos ecológicos, evolutivos e importância econômica dos principais grupos 2.5. Liquens: caracterização morfológica e ecológica; importância econômica; 3. Introdução à Sistemática de Fanerógamas. 3.1. Histórico dos Sistemas de Classificação; 3.2. Cladística e sua importância na sistemática. 3.3. Estudo das principais famílias de Angiospermas e Gimnospermas. Atividade didática de campo para identificação de espécies em área de preservação ambiental (aula de campo, atividade complementar).
CRONQUIST, A. 1981. An integrated System of Classification of Flowering Plants. New York, Columbia Univ. Press. 1262p. FERRI, M.G. et al. 1981. Glossário Ilustrado de Botânica. São Paulo. Ed. Nobel 197p. FONT-QUER, P. 1970. Dicionário de Botânica. Ed. Labor S/A. Rio de Janeiro, 1244p. JUDD, W. S. et al. 1999. Plant Systematics: a phylogenetic approach. Sinauer Associates Inc. 465p. Eichhorn, S.E; Evert, R. F.; Raven, P. H. 2014.. Biologia vegetal. 8ª ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 856p SOUZA, V. C.; LORENZI, H. 2014. Chave de identificação para as principais famílias de Angiospermas nativas e cultivadas do Brasil. 3ª. ed. Nova Odessa, Instituto Plantarum, 32 pp. il. SOUZA, V. C.; FLORES, T.B.; LORENZI, H. 2018. Introdução À Botânica: Morfologia. 2ª. ed. Nova Odessa, Instituto Plantarum, 223 pp. il. SOUZA, V. C. et al. 2018. Guia das Plantas do Cerrado. Piracicaba. Taxon Brasil Editora e Livraria. 584 pp. il. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. 2019. Botânica Sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas da flora brasileira, baseado em APG IV. 4ª. ed.Nova Odessa, Instituto Plantarum, 768 pp. il. SOUZA, V. C. et al. 2019. Guia das Plantas da Mata Atlântica: Floresta Estacional. Piracicaba. LPE Editora e Livraria. 360 pp. il. THE ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. An update Agiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APGIV. Botanical Journal of the Linnean Society, 2016, 181, p. 1-20.