2. OBJETIVOS: Dar ao aluno a oportunidade de: (a) fazer treinamento em método científico; (b) planejar e executar um projeto de pesquisa; (c) fazer levantamentos bibliográficos; (d) redigir relatório científico. O trabalho poderá ser realizado nas dependências dos diferentes departamentos da ESALQ, nas estações experimentais da unidade, em áreas protegidas e outras instituições públicas ou privadas. Cada aluno terá uma orientação científica individualizada, dada pelos docentes para discutir temas de caráter geral e, também, expor suas próprias experiências adquiridas durante o estágio.
4. PROGRAMA RESUMIDO: O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
3. PROGRAMA ANALÍTICO: O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
- Bronowsky J Ciência e valores humanos. EDUSP, São Paulo, 1979- Dewey J Como pensamos. Ed. Nacional, São Paulo, 1979.- Ianni O O professor como intelectual. Cultura e dependência. In: "Universidade, Escola e formação de professores". Brasiliense, São Paulo, 1986- Moreno Marimon M Ciencia y construccion del pensamiento. Ensenãnza de las Ciencias 4(1):57-63, 1986- Novaes A (Org.) Ética. Cia. das Letras, São Paulo, 1994- Piaget J Biologia e Conhecimento. Rés Editora, Lisboa, 1976.- Popper K A lógica da investigação científica. Coleção "Os Pensadores". Abril Cultural, São Paulo, 1980.- Ramon Y Cajal S Regras e Conselhos sobre a investigação científica. T. A. Queiroz/EDUSP, São Paulo, 1976- Trabalhos científicos relacionados à área em que o aluno desenvolve suas atividades