Dar ao aluno a oportunidade de: (a) fazer treinamento em método científico; (b) executar um projeto de pesquisa; (c) fazer levantamentos bibliográficos; (d) redigir relatório científico. O trabalho poderá ser realizado nas dependências dos diferentes departamentos da ESALQ, nas estações experimentais da unidade, em áreas protegidas e outras instituições públicas ou privadas. Cada aluno terá uma orientação científica individualizada, dada pelos docentes para discutir temas de caráter geral e, também, expor suas próprias experiências adquiridas durante o estágio.
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve: - desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre; - empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
Bronowsky J Ciência e valores humanos. EDUSP, São Paulo, 1979 Dewey J Como pensamos. Ed. Nacional, São Paulo, 1979. Ianni O O professor como intelectual. Cultura e dependência. In: "Universidade, Escola e formação de professores". Brasiliense, São Paulo, 1986 Moreno Marimon M Ciencia y construccion del pensamiento. Ensenãnza de las Ciencias 4(1):57- 63, 1986 Novaes A (Org.) Ética. Cia. das Letras, São Paulo, 1994 Piaget J Biologia e Conhecimento. Rés Editora, Lisboa, 1976. Popper K A lógica da investigação científica. Coleção "Os Pensadores". Abril Cultural, São Paulo, 1980. Ramon Y Cajal S Regras e Conselhos sobre a investigação científica. T. A. Queiroz/EDUSP, São Paulo, 1976 Trabalhos científicos relacionados à área em que o aluno desenvolve suas atividades. Adicionalmente à bibliografia supracitada, o estudante deverá, juntamente com seu orientador, buscar bibliografia específica sobre o tema de sua pesquisa.