Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Biológicas
 
Disciplina: LCB1500 - Seminários em Biotecnologia I
Seminars in Biotechnology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
: Apresentação de temas relevantes da área de Biotecnologia vegetal, animal, de microrganismos e ambiente, aos alunos de graduação. Durante as apresentações dos seminários os alunos terão contato com as pesquisas em biotecnologia e biologia molecular em desenvolvimento na agricultura e ambiente. Na ocasião dos seminários os alunos terão oportunidade de interagir e discutir com os professores e pesquisadores da ESALQ/USP e de outras instituições sobre os resultados e aplicações dos estudos apresentados. Esta disciplina visa principalmente colocar os alunos em contato com temas atuais referentes à biotecnologia, propiciar discussões e permitir o desenvolvimento de um espírito crítico frente aos temas apresentados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
227584 - Daniel Scherer de Moura
52242 - Helaine Carrer
 
Programa Resumido
: Apresentação dos Avanços Biotecnológicos na agricultura, pecuária, microrganismos e ambiente e os aspectos de biossegurança na pesquisa e na agroindústria.
 
Biotechnological advances in agriculture, livestock, micro-organisms and environment; Biosafety in research and agriculture.
 
 
Programa
3.1. Biologia Molecular e Celular no desenvolvimento da Biotecnologia: 3.1.2. Tecnologia do DNA Recombinante; 3.2. Avanços Biotecnológicos na Agricultura: 3.2.1. Plantas Transgênicas, 3.2.2. Desenvolvimento de kits de diagnóstico, 3.2.3. Projeto Genoma Funcional em Plantas; 3.3. Avanços Biotecnológicos na Pecuária: 3.3.1. Mapeamento genético e clonagem de animais, 3.3.2. Desenvolvimento de kits de diagnósticos, 3.3.3. Vacinas gênicas; 3.4. Avanços Biotecnológicos na Microbiologia: 3.4.1. Projeto genoma de microrganismos, 3.4.2. Produção de vacinas e compostos terapêuticos, 3.4.3. Estudos de Interação Planta-microrganismos; 3.5. Avanços Biotecnológicos no Ambiente: 3.5.1. Estudos de impacto ambiental das plantas transgênicas, 3.5.2. Controle da poluição através de organismos geneticamente modificados, 3.5.3. kits de diagnósticos; 3.6. Biossegurança: 3.6.1. O papel da CTNBio, 3.6.2. Aspectos éticos em biotecnologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação dos alunos será pela analise dos resumo das apresentações de seminários entregues pelos alunos a cada aula
Critério
Cálculo da média Final (MF): MF = Prova 1 + Prova 2/2
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
: Artigos de revisão sugeridos pelos palestrantes.
 

Clique para consultar os requisitos para LCB1500

Clique para consultar o oferecimento para LCB1500

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP