Fornecer aos discentes ferramentas matemáticas e computacionais que possibilitem o estudo da modelagem de populações biológicas e suas interações. Estimular o aluno a desenvolver suas próprias habilidades matemáticas por meio de exercícios e projetos.
1. Equações diferenciais. 2. Dinâmica populacional.
1) Equações diferenciais ordinárias. a) Conceitos básicos. b) Equação diferencial fundamental. c) Equação diferencial de primeira ordem. d) Equações diferenciais autônomas. e) Modelos matemáticos envolvendo equações autonômas: crescimento de uma célula, desintegração radioativa; absorção de drogas; difusão de moléculas através de uma membrana celular. f) Equações separáveis. 2) Dinâmica populacional. a) Modelos de crescimento. i) Modelo malthusiano. ii) Modelo verhusltiano. iii) Modelo de Gompertz. iv) Modelo de Von Bertalanffy. b) Modelos de interação entre espécies. i) Competição. ii) Predação.
BÁSICA BOYCE,W.E.;DiPrima,R.C.: Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno, 10a Ed.São Paulo: LTC, 2015, 680p.. GOTELI, N.J. A Primer of Ecology New York: W. H. Freeman, 2008. 290 p. COMPLEMETAR BASSANEZI, R. C.; FERREIRA Jr, W. C. Equações diferenciais com aplicações. São Paulo: Harbra, 1988, 572p. MARIANI, V.C. Maple: Fundamentos e Aplicações. Sp. Editora LTC (2005), 548 p. MURRAY, J.D. Mathematical biology I. An introduction —3rd ed. 2007 Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 553p. ZILL, D.G. Equações Diferenciais com Aplicações em Modelagem. SP. Editora Cengage, 2011, 448 p.