Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Exatas
 
Disciplina: LCE0166 - Cálculo e Matemática Aplicados às Ciências dos Alimentos
Calculus and Mathematics Applied to Food Science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a formação matemática do Cientista de Alimentos. Capacitar os alunos no desenvolvimento de métodos matemáticos relacionados a Derivação, Diferenciação e Integração no contexto de funções a uma variável. Aplicar os conceitos de Cálculo Diferencial e Integral na fundamentação e resolução de áreas e volumes, teoria da otimização e em problemas relacionados às Ciências dos Alimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2688982 - Gabriel Adrian Sarries
58832 - Silvio Sandoval Zocchi
 
Programa Resumido
1. Teoria dos Conjuntos; 2. Relações e Funções; 3. Estudo das Principais Funções; 4. Limites. 5. Derivadas. 6. Integrais. 7. Aplicações em Ciências dos Alimentos.
 
Functions; Limits; Continuity; Derivation; Function studies; Derived applications; Differentials; Indefinite integration; Definite integration and definite integral application.
 
 
Programa
1. Teoria dos Conjuntos: definições básicas, operações com conjuntos, conjuntos numéricos; 2. Relações e Funções: domínio, contradomínio e conjunto imagem de funções, gráfico de funções; funções sobrejetoras, injetoras e bijetoras; 3. Estudo das principais funções: função linear e quadrática; função modular; funções trigonométricas funções logarítmicas e exponenciais; 4. Estudo de limites e continuidade de funções: Noções básicas. 5. Estudo da derivada de funções: Noções básicas e aplicações nas Ciências dos Alimentos. 6. Estudo da integração de funções: Noções básicas e aplicações nas Ciências dos Alimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado será feita por meio de três avaliações (A1, A2 e A3).
Critério
A média final será obtida da seguinte forma: (2A1+3A2+3A3)/8.

Observação: o aluno que não comparecer a uma das provas poderá realizar uma prova repositiva que terá o mesmo peso da prova não realizada, com toda matéria lecionada.
Norma de Recuperação
A prova de recuperação é feita com toda a matéria dada, tendo uma hora e meia de duração, aplicada após o final do semestre, em época determinada pela USP. A média final será a média aritmética entre a nota desta prova e a média obtida no semestre.
 
Bibliografia
     
FLEMMING, D.M.; GONÇALVES, M.B. Cálculo A: funções, limites, derivação, integração. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 464p.
MORETTIN, P.A.; HAZZAN, S.; BUSSAB, W. O. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012, 416p.
LEITHOLD, L. O cálculo com Geometria Analítica. 3ª ed. São Paulo: Harbra, 1994. V.1.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
EDWARDS Jr., C.H.; PENNEY, D.E. Cálculo com Geometria Analítica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1997. 486p.
LARSON,R. Cálculo Aplicado: Curso Rápido. Cengage Learning, 2011.
SIMMONS, G.F. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2010. 2V.
SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 1995. 2V.
 

Clique para consultar os requisitos para LCE0166

Clique para consultar o oferecimento para LCE0166

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP