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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Exatas
 
Disciplina: LCE0180 - Química Ambiental
Environmental Chemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
		Fornecer conhecimentos básicos teóricos de Química direcionada à questão da poluição do solo e qualidade do ambiente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2151308 - Marcelo Eduardo Alves
5280826 - Marcos Yassuo Kamogawa
1882809 - Simone Possedente de Lira
4860481 - Wanessa Melchert Mattos
 
Programa Resumido


- Reações de acidificação/alcalinização, precipitação, complexação e oxi-redução no ambiente. Interações de produtos químicos no ambiente.

 
Acidification/Alkalinisation; Precipitation; Complexation and redox reactions; Interactions of chemicals in the environment.
 
 
Programa


Aulas Teóricas: 1. Importância da Química Ambiental. Componentes do Meio Ambiente: Hidrosfera (Água), Atmosfera (Ar), Litosfera (Solo) e Biosfera (Ser Vivo). 2. Água: Importância e suas Propriedades Físico-Químicas. Água como solvente. Soluções Aquosas. Concentração e Expressão de Unidades das Espécies Químicas na Água, no Solo, nos Vegetais e no Ar. Exercícios. 3. Atmosfera - Composição e Principais Contaminantes. 4. Atividade iônica; 5. Equilíbrio químico. 6. Interação de Produtos Químicos no Ambiente. 7. Conceitos de ácidos e bases. 8. Equilíbrio ácido-base no ambiente. Exercícios. 9. pH de soluções aquosas de acordo com Bronsted-Lowry. 10. A importância de reações de alcalinização e acidificação no ambiente. 11. Equilíbrio de solubilidade e precipitação no ambiente. Exercícios. A formação do precipitado. A importância de reações de precipitação no ambiente. 12. Equilíbrio de complexação no ambiente. Exercícios. A importância de reações de complexação no ambiente. 13. Equilíbrio de oxi-redução no ambiente. Exercícios. A importância de reações de redox no ambiente.

 
 
 
Avaliação
     
Método

O método a ser utilizado para avaliar o desempenho do aluno levará em conta provas teóricas e monografias a serem apresentadas em aula pelos alunos
Critério

Serão feitas duas avaliações correspondentes à matéria lecionada nas aulas teóricas. Não haverá provas extras em horário especial. Para os casos previstos pela legislação da Universidade haverá uma prova de reposição com toda a matéria lecionada no semestre. A média final será calculada pela média aritmética das notas obtidas nas duas provas teóricas (MP) do aluno (85% do valor final) e a Monografia (M) do grupo (15% do valor final).
Norma de Recuperação

A recuperação dos alunos será efetuada mediante prova, com data e horário a serem marcados.

 
Bibliografia
     


HARRISON, R. M. Pollution: Causes, Effects and Control, Royal Society of Chemistry, 2001.
HARRISON, R. M. Understanding Our Environment - An Introduction to Environmental Chemistry and Pollution, Royal Society of Chemistry, 1999.
MANAHAN, S.E. Environmental Chemistry. Lewis Publishers, 1990.
MANAHAN, S.E. Fundamentals of Environmental Chemistry. Lewis Publishers, 1993.
ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à Química Ambiental. BookmanComapnhia Editora, 2004.
SPARKS, D.L. Environmental Soil Chemistry. Academic press, 1995.
Rodella, A.A.; LAVORENTI, A.; ALVES, M.E.; KAMOGAWA, M.Y. QUÍMICA - Guia de Aulas Teóricas e Exercícios. Apostila preparada pelos professores do Departamento de Ciências Exatas - ESALQ/USP, 2007.
 

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