Fornecer conhecimentos básicos teóricos de Química direcionada à questão da poluição do solo e qualidade do ambiente.
- Reações de acidificação/alcalinização, precipitação, complexação e oxi-redução no ambiente. Interações de produtos químicos no ambiente.
Aulas Teóricas: 1. Importância da Química Ambiental. Componentes do Meio Ambiente: Hidrosfera (Água), Atmosfera (Ar), Litosfera (Solo) e Biosfera (Ser Vivo). 2. Água: Importância e suas Propriedades Físico-Químicas. Água como solvente. Soluções Aquosas. Concentração e Expressão de Unidades das Espécies Químicas na Água, no Solo, nos Vegetais e no Ar. Exercícios. 3. Atmosfera - Composição e Principais Contaminantes. 4. Atividade iônica; 5. Equilíbrio químico. 6. Interação de Produtos Químicos no Ambiente. 7. Conceitos de ácidos e bases. 8. Equilíbrio ácido-base no ambiente. Exercícios. 9. pH de soluções aquosas de acordo com Bronsted-Lowry. 10. A importância de reações de alcalinização e acidificação no ambiente. 11. Equilíbrio de solubilidade e precipitação no ambiente. Exercícios. A formação do precipitado. A importância de reações de precipitação no ambiente. 12. Equilíbrio de complexação no ambiente. Exercícios. A importância de reações de complexação no ambiente. 13. Equilíbrio de oxi-redução no ambiente. Exercícios. A importância de reações de redox no ambiente.
HARRISON, R. M. Pollution: Causes, Effects and Control, Royal Society of Chemistry, 2001.HARRISON, R. M. Understanding Our Environment - An Introduction to Environmental Chemistry and Pollution, Royal Society of Chemistry, 1999.MANAHAN, S.E. Environmental Chemistry. Lewis Publishers, 1990. MANAHAN, S.E. Fundamentals of Environmental Chemistry. Lewis Publishers, 1993.ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à Química Ambiental. BookmanComapnhia Editora, 2004.SPARKS, D.L. Environmental Soil Chemistry. Academic press, 1995.Rodella, A.A.; LAVORENTI, A.; ALVES, M.E.; KAMOGAWA, M.Y. QUÍMICA - Guia de Aulas Teóricas e Exercícios. Apostila preparada pelos professores do Departamento de Ciências Exatas - ESALQ/USP, 2007.