Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0104 - Ecologia Aplicada
APPLIED ECOLOGY

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
1) Contextualizar os principais problemas ambientais da atualidade ligados à atividade profissional do biólogo, 2) capacitar o aluno na busca por soluções efetivas para os problemas ambientais ligados aos principais temas da ecologia aplicada, tais como, conservação biológica, mudanças globais, manejo de habitat e de fauna, restauração ecológica, manejo de pragas e doenças, dentre outros, 3) oferecer ao aluno meios para desenvolver os temas de estudo propostos, a partir de uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas e 4) Instigar o aluno a desenvolver um pensar crítico frente aos problemas ambientais da atualidade, motivando-o na busca por conhecimento adicional fora da sala de aula, com apoio de colaboradores (tutores) especialistas nos temas propostos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494774 - Alexandre Reis Percequillo
792922 - Flávio Bertin Gandara Mendes
836301 - Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz
7108490 - Marina Melo Duarte
 
Programa Resumido
Vários casos de problemas ambientais serão apresentados e discutidos com os alunos para que eles desenvolvam e apresentem resoluções. Ênfase será dada ao uso do método científico aplicado à Ciências Biológicas, à elaboração e redação de relatórios e à reflexão de termos pertinentes ao exercício da profissão
 
Several cases of natural problems will be presented to the students in order to they develop resolutions. Emphasis is given to the use of the scientific method applied to the Science Biological, to the elaboration and drafting of reports and to the reflection of pertinent terms to the professional practice.
 
 
Programa
Apresentação e discussão de problemas ambientais típicos e atuais do exercício profissional do biólogo. Método científico e resolução de problemas. Leitura e discussão de textos específicos. Elaboração de relatórios e redação científica. Apresentação de seminários dos temas propostos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação é baseada em seminários (apresentações orais), relatórios de andamento dos projetos e exames individuais sobre o conteúdo de apoio da disciplina.
Critério
Os seminários e os relatórios são avaliados quanto a apresentação e organização do problema apresentado e na formulação de abordagens metodológica e técnicas para a resolução. O objetivo é avaliar antes de tudo o processo desenvolvido pelos alunos na busca de soluções para o problema apresentado e não tanto pela qualidade das soluções técnicas apresentadas. Relatórios de andamento e exames são aplicados visando avaliar se os estudantes apresentam a dedicação necessária ao desenvolvimento da disciplina em termos de estudo individual e trabalho em equipe.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação nessa disciplina.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: CAIN, M. L.; BOWMAN W. D.; HACKER, S. D. 2011. Ecologia. Artmed. Porto Alegre. PIRATELLI, A. J.; FRANCISCO, M. R. 2013. Conservação da Biodiversidade. Dos Conceitos às ações. Technical Books Editora. Rio de Janeiro. TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. 2006. Fundamentos em Ecologia. 2ª. Ed. Artmed, Porto Alegre. Literatura Complementar: FERNANDEZ, F. 2011. O Poema Imperfeito: Crônicas de Biologia, Conservação da Natureza e seus Heróis. Editora UFPR, Curitiba. GIBBS, J. P.; HUNTER, JR. M. J., STERLING, E. J. 2008. Problem-solving in Conservation Biology and Wildlife Management. Second Edition. Blackwell Publishing.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0104

Clique para consultar o oferecimento para LCF0104

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP