Promover a continuidade e a permanência de processos educativos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente; Contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural; Estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática sócio-ambiental, vinculando a educação à ética, ao trabalho e às práticas sociais; Analisar a importância do incentivo à participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente por meio do fortalecimento do exercício da cidadania; Trabalhar uma abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais considerando a diversidade individual e cultural e o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade (adaptado da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA);
Histórico do ambientalismo e da EA e as atuais políticas públicas de educação ambiental no Brasil;Introdução ao histórico e contextualização da EA; Estudo preliminar do contexto político/histórico e cultural da EA e debate sobre as atuais políticas públicas de EA no Brasil (Política Nacional de EA; Política Estadual de EA e Programa Nacional de EA); Tendo como pano de fundo a análise da gestão ambiental participativa em áreas protegidas realizar estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da EA por meio da análise de cinco eixos temáticos: pedagogia da práxis e emancipação social; educação ambiental crítica e sustentabilidade; dimensões humanas da conservação da biodiversidade; gestão ambiental participativa; EA junto ao público infantil e a dimensão lúdica da EA. Introdução à elaboração de projetos e análise de experiências de EA em curso e análise das principais vertentes da EA no Brasil e no mundo.Aula de campo em unidade de conservação com coleta de dados para avaliar os efeitos dos programas de Educação Ambinetal no comportamento de seus usuários e conhecer programas relacionados à população do entorno.
Módulo 1: Histórico do ambientalismo e da EA e as atuais políticas públicas de educação ambiental no Brasil: - Introdução à disciplina: Levantamento das expectativas em relação ao curso; apresentação dos módulos da disciplina e formas de avaliação; - Introdução ao histórico e contextualização da EA: Estudo preliminar do contexto político/histórico e cultural da EA e debate sobre as atuais políticas públicas de EA no Brasil (Política Nacional de EA; Política Estadual de EA e Programa Nacional de EA). Módulo 2: Fundamentos teórico-metodológicos da EA Análise dos eixos temáticos com base em leitura prévia de textos recomendados: - pedagogia da práxis e emancipação social; - educação ambiental crítica e sustentabilidade; - dimensões humanas da conservação da biodiversidade;gestão ambiental participativa; - EA junto ao público infantil e a dimensão lúdica da EA Módulo 3: Introdução à elaboração de projetos e análise de experiências de EA em curso - Aula de campo em unidades de conservação - Seminário: apresentação de trabalhos dos grupos - Análise de projetos de EA e das principais vertentes da EA no Brasil e no mundo - Síntese do curso e avaliação coletiva da disciplina
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.Brasil. Programa nacional de educação ambiental – ProNEA/Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3ª edição. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005a.______. Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005b. Volume 1.CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, 3 volumes, São Paulo: Paz e Terra, 1999.DELORS, J. Educação - Um tesouro a descobrir - 2a. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:UNESCO, 1999.DEMO, P. Avaliação Qualitativa. 7a. ed. Ver. - Campinas, SP: Autores Associados, 2002 - (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 25).FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p. (Coleção Leitura).GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.LAGO, Antonio; PÁDUA, José Antonio. O que é Ecologia? São Paulo: Brasiliense, 1984.LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.McCORMICK, John. Rumo ao Paraíso. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. – 8.ed. – São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli. Sistema de Gestão Ambiental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. Ciências Farmacêuticas.SANTOS, B. de S. PELA Mão de Alice - O social e o político na pós-modernidade. 3a. ed. - São Paulo: Cortez, 1997.SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura (orgs.). Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.SCHUMACHER, Ernest Friedrich. O negócio é ser pequeno (small is beautiful). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: a Educação Ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, vol. 3. Brasília: Ibama, 2000. p. 105-114.SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade, 2002, São Paulo, EDUC/FAPESP______; FERRARO JR., Luiz Antonio; MARCON, Maurício. Environmental Education (EE) and Restoration of Degraded Areas: Public Policies Committed to Diversity. In: RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; MARTINS, Sebastião Venâncio; GANDOLFI, Sergius (orgs). High Diversity Forest Restoration in Degraded Áreas: Methods and Projects in Brazil. Nova York: Editora Nova Science Publishers, 2007. pp. 207-222.UNESCO - La educacion ambiental : las grandes orientaciones de la Conferencia Tbilissi, Paris, 1980.