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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0270 - Educação Ambiental
Environmental Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Promover a continuidade e a permanência de processos educativos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente; Contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural; Estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática sócio-ambiental, vinculando a educação à ética, ao trabalho e às práticas sociais; Analisar a importância do incentivo à participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente por meio do fortalecimento do exercício da cidadania; Trabalhar uma abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais considerando a diversidade individual e cultural e o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade (adaptado da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA); 

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917121 - Teresa Cristina Magro Lindenkamp
 
Programa Resumido
Histórico do ambientalismo e da EA e as atuais políticas públicas de educação ambiental no Brasil;Introdução ao histórico e contextualização da EA; Estudo preliminar do contexto político/histórico e cultural da EA e debate sobre as atuais políticas públicas de EA no Brasil (Política Nacional de EA; Política Estadual de EA e Programa Nacional de EA); Tendo como pano de fundo a análise da gestão ambiental participativa em áreas protegidas realizar estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da EA por meio da análise de cinco eixos temáticos: pedagogia da práxis e emancipação social; educação ambiental crítica e sustentabilidade; dimensões humanas da conservação da biodiversidade; gestão ambiental participativa; EA junto ao público infantil e a dimensão lúdica da EA. Introdução à elaboração de projetos e análise de experiências de EA em curso e análise das das principais vertentes da EA no Brasil e no mundo.  
 
Environmentalism and Environmental Education (EE) History; Present Public Policies on EE in Brazil; Introduction to the History and EE Context; Preliminary Study on EE political, historical and cultural contexts; Debate on National and State Policies and on the National Program of EE; Participative Environment Management Analysis in Protected Areas; Study on the EE Theoretical and Methodological Fundaments through praxis and social emancipation, critical environment education and sustainability, human dimensions in biodiversity conservation, participative environment management, EE applied to children and its playful aspects; Introduction to EE project elaboration and experience analysis in progress; Analysis of the main EE threads in Brazil and in the world.
 
 
Programa
Módulo 1: Histórico do ambientalismo e da EA e as atuais políticas públicas de educação ambiental  no Brasil:

-Introdução à disciplina: Levantamento das expectativas em relação ao curso; apresentação dos módulos da disciplina e formas de avaliação;
-Introdução ao histórico e contextualização da EA: Estudo preliminar do contexto político/histórico e cultural da EA e debate sobre as atuais políticas públicas de EA no Brasil (Política Nacional de EA; Política Estadual de EA e Programa Nacional de EA).

Módulo 2: Fundamentos teórico-metodológicos da EA

Análise dos eixos temáticos com base em leitura prévia de textos recomendados:
- pedagogia da práxis e emancipação social;
- educação ambiental crítica e sustentabilidade;
- dimensões humanas da conservação da biodiversidade;gestão ambiental participativa;
- EA junto ao público infantil e a dimensão lúdica da EA

Módulo 3: Introdução à elaboração de projetos e análise de experiências de EA em curso

- Seminário: apresentação de trabalhos dos grupos
- Análise de projetos de EA e das principais vertentes da EA no Brasil e no mundo
- Síntese do curso e avaliação coletiva da disciplina



 
 
 
Avaliação
     
Método
Iluminativo : ao longo de todo o processo, cada aluno é acompanhado em termos do seu desenvolvimento à temática do curso.
Critério
-Participação em todas as atividades; Textos críticos sobre as mesmas em relatório das atividades de cada aula, relacionando com a literatura estudada; Prova; Seminário.
Norma de Recuperação
Dar condições para o aluno amadurecer em sua capacidade de análise crítica sobre problemas ambientais e sobre caminhos educacionais que possam contribuir na sua superação. O período destinado à recuperação possibilitará que o aluno realize as atividades - caderno, artigos, intervenções educacionais, prova, projeto preliminar ou proposta educacional que deixou de realizar durante o semestre.
 
Bibliografia
     
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p. (Coleção Leitura).
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
LAGO, Antonio; PÁDUA, José Antonio. O que é Ecologia? São Paulo: Brasiliense, 1984.
LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
McCORMICK, John. Rumo ao Paraíso. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. – 8.ed. – São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli. Sistema de Gestão Ambiental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. Ciências Farmacêuticas.
SANTOS, B. de S. PELA Mão de Alice - O social e o político na pós-modernidade. 3a. ed. - São Paulo: Cortez, 1997.
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SCHUMACHER, Ernest Friedrich. O negócio é ser pequeno (small is beautiful). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: a Educação Ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, vol. 3. Brasília: Ibama, 2000. p. 105-114.
SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade, 2002, São Paulo, EDUC/FAPESP
______; FERRARO JR., Luiz Antonio; MARCON, Maurício. Environmental Education (EE) and Restoration of Degraded Areas: Public Policies Committed to Diversity. In: RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; MARTINS, Sebastião Venâncio; GANDOLFI, Sergius (orgs). High Diversity Forest Restoration in Degraded Áreas: Methods and Projects in Brazil. Nova York: Editora Nova Science Publishers, 2007. pp. 207-222.
UNESCO - La educacion ambiental : las grandes orientaciones de la Conferencia Tbilissi, Paris, 1980.
 

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