Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0410 - Mensuração Florestal
Forest Mensuration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Apresentar e discutir os métodos e técnicas utilizados na mensuração de árvores e arvoredos, os tipos de dados gerados, bem como os métodos quantitativos de processamento dos dados obtidos em campo necessários para gerar informações úteis ao conhecimento das florestas e ao seu manejo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864078 - Demóstenes Ferreira da Silva Filho
85364 - Luiz Carlos Estraviz Rodriguez
 
Programa Resumido
Árvores e sua mensuração. Mensuração não destrutivas: diâmetro e altura. Mensuração destrutiva: volume, forma e biomassa. Princípios de mensuração. Predição de medidas: altura, volume e biomassa.  O conceito de arvoredo e sua mensuração.
 
Trees and their measurement; Non-destructive measures: diameter and height; Destructive measures: volume, form and biomass; Principles of mensuration; Prediction of tree measures: height, volume and biomass; The concept of tree cluster and its measurement.
 
 
Programa
Apresentação da disciplina: apresentação da relação da disciplina com as outras áreas das Ciências Florestais e com as atividades técnicas da profissão florestal; apresentação do “modus operandi” da disciplina.
Mensuração de árvores: o conceito de árvore, tipo de copa de árvores, elementos de arquitetura de árvores, implicações para mensuração de árvores.
Mensuração Não-Destrutiva:(1) Mensuração do diâmetro: diâmetro à altura do peito, mensuração indireta, área da secção transversal do tronco.  
(2) Mensuração da altura: tipos de alturas medidas em árvores, métodos geométricos de mensuração e método trigonométrico de mensuração, funcionamento dos clinômetros, correção da declividade do terreno, procedimentos adequados na mensuração da altura.
Mensuração Destrutiva: (1)Medição do volume de madeira: método do deslocamento de água, método do empuxo, volume aproximado por sólidos geométricos, fórmulas de cubagem - Smalian, Huber e Newton - cubagem rigorosa, volume de toras para serraria, para laminação. (2) Medição da forma do tronco: quociente de forma e fator de forma. (3) Medição da biomassa: componentes da árvore e sua quantificação, método gravimétrico e método volumétrico.  
Princípios de mensuração: definição de mensuração e medida, escalas de mensuração, sistema internacional de unidades (SI), precisão, viés e exatidão, algarismos significativos e cálculos com medidas.
Predição de medidas de árvores: (1) Predição da altura: a relação diâmetro-altura, modelos de relação hipsométrica.  (2) Predição do volume: tipos de volume de árvores em pé - volume sólido, volume empilhado e volume cilíndrico - fator de forma e fator de empilhamento, tipos de tabelas de volume, modelos estocástico para construção de equações de volume, passos na construção de equações de volume. (3) Predição da biomassa: modelos de predição de biomassa – vantagens e limitações - informação de densidade básica, informação da espécie.
Mensuração de arvoredos: o conceito de arvoredo, agregação da informação no nível de arvoredo, método da parcela de área fixa, fator de expansão, método da  enumeração angular, estrutura de arvoredos.
Crescimento de árvores e arvoredos: determinação da idade de árvores, métodos de medição do crescimento, curvas de crescimento de árvores individuais - diâmetro, altura e volume - fases do crescimento de árvores, curvas de crescimento de arvoredos, incremento corrente e incremento médio, competição e estagnação do crescimento, idade técnica de corte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho dos alunos é avaliado através de provas teóricas, listas de problemas, relatórios de atividades práticas e relatórios técnicos.
Critério
Os critérios utilizados na avaliação dependem do item de avaliação em questão. As provas teóricas são avaliadas segundo o domínio dos conceitos teóricos, bem como segundo a capacidade de resolver problemas de cálculo envolvendo os conceitos teóricos. As listas de exercícios são avaliadas segundo a capacidade de realizar os cálculos necessários ao processamento de dados campo relacionados às diferentes etapas do processo de mensuração. Os relatórios são avaliados segundo a capacidade de apresentar na forma escrita, seguindo o padrão de clareza e concisão da redação profissional, a execução dos trabalhos ou projetos propostos.
Norma de Recuperação
A recuperação é realizada através de um exame de 2 horas que engloba todos assuntos desenvolvidos durante o curso tanto em aulas teóricas, listas de problemas, atividades das aulas práticas, excursões e relatórios técnicos.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; Silva Filho, D.F. da; 2014 Quantificação de Recursos Florestais: árvores, arvoredos e florestas. São Paulo: Oficina de Textos, 384p.
Batista, J.L.F. 2005 A Engenharia Florestal e a Mensuração Florestal, ESALQ/USP, Piracicaba, março, 7p.
Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; 2002 O "Estéreo", METRVM, n.2, outubro, 19.p.
Batista, J.L.F. et al. 2001 Desempenho de modelos de relação hipsométrica: estudo em três tipos de floresta, Scientia Forestalis, n.60, p.149-163.
Deese, J.; Deese, E.K.; 1986 Estudando em Livros Didáticos. In: Deese, J.; Deese, E.K. Como Estudar, cap. 5. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1986.
Machado, S. do A.; Figueiredo Filho, A.; 2003 Dendrometria. Afonso Figueiredo Filho e Sebastião do S. Do A. Machado, Curitiba.
Vismara, E. de S. 2009  Mensuração da Biomassa e Seleção de modelos para a Construção de Equações de Biomassa. Dissertação de Mestrado, ESALQ-USP, Piracicaba, 102p., cap.3, p.27-67.
Yuancai, L.; Parresol, B.R.; 2001 Remarks on Height-Diameter Modeling. USDA, Forest Service, Southern Research Station, Research Note, SRS-IO, 5p.

Literatura Complementar:
Avery, T.E.; H.E. Burkhart; 1983 Forest Mensurements. New York: McGraw-Hill.
Bitterlich, W.; 1984  The Relascope Idea: Relative Measurement in Forestry. Slough: Commonwealth Agricultural Bureaux.
Figueiredo Filho, A.; Machado, S. do A.; Miranda, R.O.V. de; Retslaff, F.A. de S.; 2014 Compêndio de Equações de Volume e de Afilamento de Espécies Florestais Plantadas e Nativas para as Regiões Geográficas do Brasil. Curitiba: Os autores.
Finger, C.; 1992 Fundamentos de Biometria Florestal. Universidade Federal de Santa Maria / CEPEF / FATEC.
Gomes, A.; 1957  Medição de arvoredos. Lisboa: Livraria Sã da Costa.
Husch, B.; C.I. Miller; T.W. Beers; 1982 Forest Mensuration. New York: John Wiley & Sons.
Machado, S. do A.; Figueiredo Filho, A.; 2003 Dendrometria.Curitiba: Os autores.
Perlin, J.; 1992 História das florestas: a importância da madeira no desenvolvimento da civilização. Rio de Janeiro: Imago, 490p.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0410

Clique para consultar o oferecimento para LCF0410

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP