Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0410 - Mensuração Florestal
Forest Mensuration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Auxiliar os alunos a conhecer e entender os métodos e técnicas utilizados na mensuração de árvores e arvoredos, os tipos de dados gerados, bem como os métodos quantitativos de processamento dos dados obtidos em campo necessários para gerar informações úteis ao conhecimento das florestas e ao seu manejo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
86793 - João Luis Ferreira Batista
 
Programa Resumido
Árvores e sua mensuração. Mensuração não destrutivas: diâmetro e altura. Mensuração destrutiva: volume, forma e biomassa. Princípios de mensuração. Predição de medidas: altura, volume e biomassa. O conceito de arvoredo e sua mensuração.
 
Trees and their measurement; Non-destructive measures: diameter and height; Destructive measures: volume, form and biomass; Principles of mensuration; Prediction of tree measures: height, volume and biomass; The concept of tree cluster and its measurement.
 
 
Programa
Apresentação da disciplina: apresentação da relação da disciplina com as outras áreas das Ciências Florestais e com as atividades técnicas da profissão florestal; apresentação do “modus operandi” da disciplina.
Mensuração de árvores: o conceito de árvore, tipo de copa de árvores, elementos de arquitetura de árvores, implicações para mensuração de árvores.
Mensuração Não-Destrutiva:(1) Mensuração do diâmetro: diâmetro à altura do peito, mensuração indireta, área da secção transversal do tronco.
(2) Mensuração da altura: tipos de alturas medidas em árvores, métodos geométricos de mensuração e método trigonométrico de mensuração, funcionamento dos clinômetros, correção da declividade do terreno, procedimentos adequados na mensuração da altura.
Mensuração Destrutiva: (1)Medição do volume de madeira: método do deslocamento de água, método do empuxo, volume aproximado por sólidos geométricos, fórmulas de cubagem - Smalian, Huber e Newton - cubagem rigorosa, volume de toras para serraria, para laminação. (2) Medição da forma do tronco: quociente de forma e fator de forma. (3) Medição da biomassa: componentes da árvore e sua quantificação, método gravimétrico e método volumétrico.
Princípios de mensuração: definição de mensuração e medida, escalas de mensuração, sistema internacional de unidades (SI), precisão, viés e exatidão, algarismos significativos e cálculos com medidas.
Predição de medidas de árvores: (1) Predição da altura: a relação diâmetro-altura, modelos de relação hipsométrica. (2) Predição do volume: tipos de volume de árvores em pé - volume sólido, volume empilhado e volume cilíndrico - fator de forma e fator de empilhamento, tipos de tabelas de volume, modelos estocástico para construção de equações de volume, passos na construção de equações de volume. (3) Predição da biomassa: modelos de predição de biomassa – vantagens e limitações - informação de densidade básica, informação da espécie.
Mensuração de arvoredos: o conceito de arvoredo, agregação da informação no nível de arvoredo, método da parcela de área fixa, fator de expansão, método da enumeração angular, estrutura de arvoredos.
Crescimento de árvores e arvoredos: determinação da idade de árvores, métodos de medição do crescimento, curvas de crescimento de árvores individuais - diâmetro, altura e volume - fases do crescimento de árvores, curvas de crescimento de arvoredos, incremento corrente e incremento médio, competição e estagnação do crescimento, idade técnica de corte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho dos alunos é avaliado através de provas teóricas, listas de problemas, relatórios de atividades práticas e, eventualmente, relatórios técnicos.
Critério
Os critérios utilizados na avaliação dependem do item de avaliação em questão. As provas teóricas são avaliadas segundo o domínio dos conceitos teóricos, bem como segundo a capacidade de resolver problemas de cálculo envolvendo os conceitos teóricos. As listas de exercícios são avaliadas segundo a capacidade de realizar os cálculos necessários ao processamento de dados campo relacionados às diferentes etapas do processo de mensuração.
Norma de Recuperação
A recuperação é realizada através de um exame de 2 horas que engloba todos assuntos desenvolvidos durante o curso tanto em aulas teóricas, listas de problemas e atividades das aulas práticas.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; Silva Filho, D.F. da; 2014 Quantificação de Recursos Florestais: árvores, arvoredos e florestas. São Paulo: Oficina de Textos, 384p.
Batista, J.L.F. 2005 A Engenharia Florestal e a Mensuração Florestal, ESALQ/USP, Piracicaba, março, 7p.
Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; 2002 O "Estéreo", METRVM, n.2, outubro, 19.p.
Batista, J.L.F. et al. 2001 Desempenho de modelos de relação hipsométrica: estudo em três tipos de floresta, Scientia Forestalis, n.60, p.149-163.
Machado, S. do A.; Figueiredo Filho, A.; 2003 Dendrometria. Afonso Figueiredo Filho e Sebastião do S. Do A. Machado, Curitiba.
Vismara, E. de S. 2009 Mensuração da Biomassa e Seleção de modelos para a Construção de Equações de Biomassa. Dissertação de Mestrado, ESALQ-USP, Piracicaba, 102p., cap.3, p.27-67.
Yuancai, L.; Parresol, B.R.; 2001 Remarks on Height-Diameter Modeling. USDA, Forest Service, Southern Research Station, Research Note, SRS-IO, 5p.

Literatura Complementar:
Avery, T.E.; H.E. Burkhart; 1983 Forest Mensurements. New York: McGraw-Hill.
Bitterlich, W. The Relascope Idea: Relative Measurement in Forestry. Slough: Commonwealth Agricultural Bureaux, 1984
Finger, C. Fundamentos de Biometria Florestal. Universidade Federal de Santa Maria / CEPEF / FATEC, 1992
Gomes, A. Medição de arvoredos. Lisboa: Livraria Sã da Costa, 1957
Husch, B.; C.I. Miller; T.W. Beers; 1982 Forest Mensuration. New York: John Wiley \& Sons.
Philip, M. Measuring Trees and Forests. Wallingford: CAB International, 1994
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0410

Clique para consultar o oferecimento para LCF0410

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP