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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0420 - Linguagens Estruturadas e Programação Computacional Orientada à Robótica
STRUCTURED LANGUAGES AND COMPUTATIONAL PROGRAMMING ORIENTED TO ROBOTICS

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos a oportunidades de iniciarem-se nas linguagens computacionais modernas e na programação orientada à robótica industrial.
Formar o aluno para avaliar os diferentes processos de industrialização da madeira e sua transformação final em bens e produtos, estudando os diversos equipamentos de última geração, “layouts” e os conceitos básicos dos principais processos industriais adequados às especificidades da matéria-prima. Consolidar conceitos de qualidade da madeira associada ao uso final do produto e criar indicadores técnicos de otimização de industrias madeireiras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74003 - José Nivaldo Garcia
 
Programa Resumido
Linguagens computacional Python, C, C++, VBA com exel e macros. Introdução à robótica com sensores e arduíno. Introdução à mecatrônica com auto cad e impressoras 3 D.
 
 
 
Programa
Programação Computacional Estruturada:
-Linguagem Phyton: Definição de variáveis, comandos print e input, estruturas de repetição (while, for), comando de opção (if, elif, else), funções, listas, operações algébricas, operações com vetores e matrizes.
-Linguagem C e C++: Instalação IDE-Codeblocks, Definição de variáveis, comando printf e scanf, diretivas include, desvios condicionais (If, Else), estruturas de repetição (while, for), funções, listas, Operações algébricas, operações com vetores e matrizes.
-Linguagem Visual Basic (VBA), Exel e Macros: guia desenvolvedor, desvios condicionais (if then else), estruturas de repetição (do while loop, do until, for next/step, for each next. Funções, operações algébricas, operações com vetores e matrizes, gráficos.
Introdução à robótica: adaptação de linguagens ao comando de sensores, comandos de operações robotizadas, práticas com arduíno.
Introdução à mecatrônica, máquinas de comando numérico por computador.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios freqüentes aplicados em aulas teóricas e tarefas para o período entre aulas, relatórios de aulas práticas e de excursões, projetos e provas aplicadas em função da performance dos alunos e segurança na avaliação.
Critério
MF = {[SE + SR + S(P*w)]/(NE + NR + NPw)}*FP MF = Média final; SE = Somatória das notas de exercícios aplicados em aulas, tarefas e projeto. O projeto terá peso equivalente ao número de exercícios compreendido no tópico em questão; SR = Somatória das notas de relatórios de aulas práticas e de excursões; S(P*w) = Somatória das notas das provas multiplicadas pelos respectivos pesos. O peso (w) será igual ao número de tópicos teórico-práticos envolvidos na prova em questão; NE = Número de exercícios aplicados e discutidos em aulas teóricas; NR = Número de relatórios aplicados e discutidos em aulas práticas e de excursões; NPw = Número de provas aplicadas no semestre, com respectivo peso; FP = Fator participação do aluno, que pode variar de 0,8 a 1,2
Norma de Recuperação
Opção 1: reentrega das atividades não cumpridas com sucesso no semestre da disciplina, para alunos com média entre 4,5 e 4,99 Opção 2: Opção1 + trabalho de pesquisa no laboratório que deve culminar numa participação num SIICUSP, para alunos com média entre 3,0 e 4,49 Opção 3: prova abrangendo toda a matéria dada na disciplina, principalmente a dos exercícios e relatórios.
 
Bibliografia
     
Phyton documentation online;
Coursera, cursos selecionados;
Youtube.com, vídeos selecionados;
Herbert Schildt. C compelto e total. 3a ed. Tradução Roberto Carlos Mayer. Makon Books, 810p. 1996.
Delgado, A.L.N. Linguagem C++ Notas de aula. http://www.inf.ufpr.br/ci208/NotasAula/notas.html, 02/02/2020.
Jaime Evaristo. Aprendendo a Programar Programando na Linguagem C. Ed Digital revisada. 138p. http://professor.ic.ufal.br/jaime/livros/Aprendendo%20a%20Programar%20Programando%20na%20Linguagem%20C.pdf, 02/03/2020.
DEITEL, Paul. DEITEL, Harvey. C: Como Programar. Editora Makron Books, 6ª edição, 2011.
MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulo 1, São Paulo: McGraw- Hill. 1995.
MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulo 2, São Paulo: McGraw-Hill. 1995.
KELLEY, Al. POHL, Ira. A Book on C – Editora Addison Wesley, Fourth Edition, 1998.
CARPENTER, V. Learn C/C++ today : http://www.cyberdiem.com/vin/learn.html Uma coleção de referências e tutoriais sobre as linguagens C e C++ disponíveis na Internet.
Pereira, M.M.F; Tostes, R.P. Criando Macros com o VBA. Alta Books, Rio de Janeiro, 304p. 2017.
CELANI, G. CAD Criativo. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
ROE, A. G. Using Visual Basic with AutoCAD. 2a Edição. Albany, NY: Thomson Learning / AutoDesk Press, 2001.
 

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