Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0491 - Ecologia Florestal
Forest Ecology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Fornecer ao aluno os conhecimentos de ecologia necessários para analisar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas terrestres e principalmente das florestas, bem como sua importância e evolução no espaço e ao longo do tempo. Capacitar o aluno de Engenharia Florestal para desenvolver estudos de ecologia básica e aplicada em ecossistemas florestais e para relacionar a matéria ministrada com o desenvolvimento das práticas do bom manejo florestal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
374151 - Ciro Abbud Righi
 
Programa Resumido
Finalidade da ecologia e da ecologia florestal, sua história e relevância para a humanidade. A estrutura dos principais ecossistemas terrestres. Descrição e classificação dos ecossistemas florestais brasileiros. O fluxo de energia nos sistemas ecológicos. As florestas e os ciclos biogeoquímicos e da água. Fatores limitantes e adaptação das espécies arbóreas. Ecologia de populações e de comunidades. Elementos de fitossociologia. Desenvolvimentos dos ecossistemas, sucessão e clímax em florestas. Noções de ecologia da paisagem. Impactos humanos sobre os ambientes naturais e suas conseqüências na sustentabilidade. Desmatamento, queimadas, fragmentação florestal.
 
Purpose of ecology and forest ecology, its history and relevance to mankind; The structure of the major terrestrial ecosystems; Description and classification of Brazilian forest ecosystems; The energy flow in ecological systems; Forests and the biogeochemical and water cycles; Limiting factors and adaptation of tree species; Ecology of populations and communities; Phytosociology; Ecosystem development, succession and climax in forests; Notions of landscape ecology; Human impacts on natural environments and consequences on sustainability; Deforestation, forest fires, forest fragmentation.
 
 
Programa
Aulas teóricas:
1. Conceitos de Ecologia e Ecologia Florestal e sua aplicação no manejo florestal. Os fatores do ambiente. Vegetação e zonas climáticas da Terra. Adaptações das plantas ao clima e ao solo. Principais formações vegetais brasileiras. Os ecossistemas amazônicos, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, as florestas sazonais do interior, as matas de Araucária e o complexo do Pantanal. Adaptação das espécies arbóreas às condições edáficas.
2. Conceitos de populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Habitat e nicho ecológico. O ecossistema e suas características. Ecossistemas autotróficos e heterotróficos. O ecossistema da floresta: sua estrutura e funcionamento. Características das populações e das comunidades florestais. Interações dos seres vivos na floresta. Biodiversidade. Capacidade de suporte do meio e sustentabilidade dos ecossistemas. Características e evolução dos agroecossistemas: aspectos ecológicos e sociais.
3. O fluxo de energia na floresta. Características da radiação solar. Produtividade primária e secundária nos ecossistemas florestais. Conceitos de biomassa florestal, eficiência fotossintética e incremento florestal. Funcionamento da cadeia alimentar nos ecossistemas. A cadeia de detritos na floresta. Conceito de eficiência ecológica dos ecossistemas.
4. O ciclo da água e dos nutrientes na biosfera e nas florestas. Conceito de bacia hidrográfica. O papel das florestas no ciclo da água e sua importância na sustentabilidade dos recursos hídricos e na movimentação dos nutrientes. O ciclo de nutrientes: ciclos gasosos e sedimentares. Transferências de nutrientes no ecossistema e sua importância no manejo das florestas.
5. Radiação Solar: características qualitativas e quantitativas. Alterações da radiação solar na floresta e seu reflexo sobre a atividade fotossintética das plantas nos diferentes estratos da comunidade. Comportamento das espécies arbóreas em relação à luminosidade. Características das espécies pioneiras e tolerantes à sombra. Fixação do carbono em florestas.
6. Sucessão florestal. Conceitos de sucessão primária e secundária. Sucessão autotrófica e heterotrófica. Tendências da sucessão ecológica. Conceito de estágio seral, clímax e disclimax. Bioenergética do desenvolvimento do ecossistema florestal. Relação entre fotossíntese e respiração. Dinâmica florestal de regeneração de clareiras.
7. Conceitos de fitossociologia. Densidade, freqüência, dominância e valor de importância das diferentes espécies arbóreas na comunidade florestal. Índices de similaridade e de diversidade. Aplicabilidade dos conceitos fitossociológicos ao manejo das florestas nativas.
8. A intervenção do homem sobre as florestas nativas e suas conseqüências. O desmatamento e seus reflexos no equilíbrio ecológico. Características dos fragmentos florestais e efeito de borda. Queimadas e expansão da fronteira agrícola: aspectos ambientais. A destruição das matas ciliares e dos recursos hídricos. Importâncias das áreas de preservação. Noções sobre recuperação de áreas degradadas. Princípios de ecologia da paisagem. Ecologia aplicada ao manejo das plantações florestais para fins comerciais. A importância da legislação ambiental.
Aulas práticas:
Estudo do habitat florestal e dos componentes da vegetação. Relações dendrométricas das árvores da floresta: forma específica e forma florestal. Representação da estrutura horizontal e vertical da floresta. Análise microclimática do habitat: radiação solar, temperatura, umidade do ar e do solo. Estudo do ecossistema do cerrado (Viagem para o cerrado de Cachoeira das Emas-SP). Fenologia de espécies florestais. Medição dos índices relativos de radiação solar e de cobertura do dossel em florestas. Ciclagem de nutrientes: em florestas e plantações florestais. Estimativa do estoque de nutrientes na serapilheira. Avaliação da regeneração natural em florestas. Observação da mesofauna do solo. Exercícios de fitossociologia. Estudo dos ecossistemas da Mata Atlântica: restinga, mangue, mata de planície e mata de encosta (Viagem para a Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar-SP).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Sendo a disciplina ministrada através de aulas teóricas e práticas de campo, serão aplicas duas provas (parcial - PP e final - PF) referentes às aulas teóricas, além de "provinhas" semanais no início de cada aula. Serão exigidos também relatórios referentes às práticas de campo e apresentação de seminários.
Critério
Média das provas (Parcial – PP e Final - PF, peso 7)
Média das provinhas (PR peso 1)
Média dos relatórios das práticas e seminários (RT peso 2)
MF= {[((PP+PF)÷2)x7]+[(Somat.PR÷n)x1]+ [(Somat.RT÷n)x2]}÷10
Norma de Recuperação
Prova escrita versando sobre toda a matéria ministrada (teoria e prática).
 
Bibliografia
     
-BARNES, B. V. et al. Forest Ecology. N. York, John Wiley & Sons, 1998. 687p.
-DURIGAN, G. et. al. Plantas do Cerrado Paulista São Paulo. Páginas & Letras Ed., 2004. 475p.
-FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Acta Amazônica,
Manaus, v.36, n.3, p.395-400, 2006.
-FERRI, M. G. Vegetação brasileira. São Paulo, EDUSP, 1980. 157p.
-HUECK, K. As Florestas da América do Sul. São Paulo, Ed. Polígono, 1972. 466p.
-LORENZI, H. Árvores brasileiras. Nova Odessa, Ed. Plantarum, 1992. 352p.
MARTINS, S. V. (Ed.) Ecologia de Florestas tropicais do Brasil. Viçosa (MG) Editora UFV, 2009.261p.
-ODUM, E. P.; BARRET, G. W. Fundamentos de Ecologia. Thomson Learning. São Paulo, 2007. 612p.
-PINTO-COELHO, R. M. Fundamentos de Ecologia. Artmed Ed., 2000. 252p.
-POGGIANI, F. Ecologia Florestal. Práticas. Piracicaba. ESALQ/USP, 2009. 46p.
-RAMOS, V. S. et al. Árvores da Floresta Estacional Semidecidual: Guia de Identificação de Espécies. São Paulo. EDUSP. Biota FAPESP, 2008. 320p.
-RICKLEFS, E. R. Economia da natureza. Ed. Guanabara, 1993. 470p.
-RIZZINI, O. T. Tratado de fitogeografia do Brasil. São Paulo, EDUSP, 1979.
-RODRIGUES, R. R. et. al. (Ed.) Matas ciliares: conservação e recuperação. São Paulo, EDUSP, 2000. 320p.
-SIOLI, H. “Amazônia” Fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Vozes, R. de Janeiro. 1985. 72p.
-TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 2ª. |Ed. - Porto Alegre
-WALTER, H. Vegetação e zonas climáticas. São Paulo, Editora Pedagógica Universitária. 1986. 325p.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0491

Clique para consultar o oferecimento para LCF0491

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP