Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0510 - Inventário Florestal
Forest Inventory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1996 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Capacitar o aluno a utilizar as diversas técnicas estatísticas de amostragem nos levantamentos florestais a níveis nacional e regional e de propriedade rural, de modo a fornecer subsídios ao planejamento, conservação e utilização racional de recursos florestais.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864078 - Demóstenes Ferreira da Silva Filho
85364 - Luiz Carlos Estraviz Rodriguez
 
Programa Resumido
Introduzir aos alunos os principais métodos de levantamento florestal por amostragem, em especial a amostragem simples ao acaso, estratificada, sistemática e conglomerado. Abordar aspectos de levantamento de populações biológicas. 
 
Forest inventory methods by sampling; Randomized, stratified, systematic and conglomerate samplings; Biological population surveying aspects.
 
 
Programa
Definição e tipos de inventário florestal. Finalidades dos levantamentos de recursos florestais: comercial, planejamento, abastecimento, pesquisa  e conservação. Classificação de tipos florestais através de análise por agrupamento. Índice de sítio: usos e modelos. Curvas de crescimento: modelos matemáticos. Tamanho e forma de parcelas de amostragem. Amostragem simples ao acaso: intensidade da amostragem e seleção aleatória. Amostragem simples ao acaso de proporções: determinação do erro e intervalo de confiança. Amostragem sistemática: problemas e soluções. Amostragem estratificada: determinação da intensidade da amostragem. Amostragem por conglomerado: usos e determinação da intensidade da amostragem. Amostragem de populações biológicas: inventário de uso múltiplo e tipos de populações biológicas. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho dos alunos é avaliado através de provas teóricas, listas de exercícios e problemas semanais, relatórios de atividades práticas e relatórios técnicos.
Critério
Os critérios utilizados na avaliação dependem do item de avaliação em questão. As provas teóricas são avaliadas segundo o domínio dos conceitos teóricos, bem como segundo a capacidade de resolver problemas de cálculo envolvendo os conceitos teóricos. As listas de exercícios são avaliadas segundo a capacidade de realizar os cálculos necessários ao processamento de dados campo relacionados às diferentes etapas do processo de mensuração. Os relatórios são avaliados segundo a capacidade de apresentar na forma escrita, seguindo o padrão de clareza e concisão da redação profissional, a execução dos trabalhos ou projetos propostos.
Norma de Recuperação
A recuperação é realizada através de um exame de 2 horas que engloba todos assuntos desenvolvidos durante o curso tanto em aulas teóricas, listas de problemas, atividades das aulas práticas, excursões e relatórios técnicos.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; Silva Filho, D.F. da;  Quantificação de Recursos Florestais: árvores, arvoredos e florestas. São Paulo: Oficina de Textos, 384p, 2014.
Lima, A.C.; Pesquisa de Opinião Pública: Teoria, Prática e Estudos de Caso.  São Paulo: Novatec Editora, 400p., 2017. 
Péllico Neto, S.; Brena, D.A.  Inventário Florestal (volume 1). Curitiba: Editado pelos autores, 316p., 1997.
Sanqueta, C.R.; Watzlawick, L.F.; Côrte, A.P.D.; Fernandes, L. de A.V.; Inventários Florestais: Planejamento e Execução.  Curitiba: Multi-Graphic Gráfica e Editora, 270p., 2006.
Soares, C.P.B.; Paula Neto, F. de; Souza, A.L. de; Dendrometria e Inventário Florestal. Viçosa: Editora UFV, 276p., 2006.

Literatura Complementar:
Avery, T.E.; H.E. Burkhart; Forest Mensurements. New York: McGraw-Hill, 1983.
Figueiredo Filho, A.; Machado, S. do A.; Miranda, R.O.V. de; Retslaff, F.A. de S.; Compêndio de Equações de Volume e de Afilamento de Espécies Florestais Plantadas e Nativas para as Regiões Geográficas do Brasil. Curitiba: Os autores.
Finger, C.; 1992 Fundamentos de Biometria Florestal. Universidade Federal de Santa Maria / CEPEF / FATEC, 2014.
Gomes, A.; Medição de arvoredos. Lisboa: Livraria Sã da Costa, 1957.
Gregoire, T.G.; Valentine, H.T.  Sampling Strategies for Natural Resources and The Environment. Boca Raton: CRC Press, 474p., 2008.
Husch, B.; C.I. Miller; T.W. Beers; Forest Mensuration. New York: John Wiley & Sons, 1982.
Schreuder, H.T.; Gregoire, T.G.; Wood G.B.; Sampling Methods for Multiresource Forest Inventory.  New York: John Wiley & Sons, 446p., 1993.
Shiver, B.D.; Borders, B.E.;  Sampling Techniques for Forest Resource Inventory.  New York: John Wiley & Sons, 356p., 1996.
Spurr, G. Forest inventory. New York, Ronald Press, 1952. 476p.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0510

Clique para consultar o oferecimento para LCF0510

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP