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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0575 - Culturas Florestais
Forest Crops

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno de Engenharia Florestal conhecimentos básicos e aplicados em relação às principais culturas florestais tradicionais, de importância econômica e ecológica a nível nacional ou regional;
Introduzir conceitos de sustentabilidade ecológica de plantações florestais e os principais indicadores para seu monitoramento. Introdução de modelos ecofisiológicos básicos para o manejo florestal.
Fomentar pesquisa bibliográfica, análise e discussão sobre culturas florestais não tradicionais, mas com potencial de produção de bens madereiros e não madereiros, para pequenos, médios e grandes propietários rurais;
Transmitir conceitos técnicos e científicos relacionados à seleção de gênero/espécie para fins de cultivo florestal com base em zoneamentos edafo-bio-climáticos;    
Transmitir conceitos operacionais relativos à implantação, manejo e regeneração destes povoamentos com base em aspectos silviculturais, ambientais, tecnológicos e econômicos;
Capacitar o aluno a gerir o planejamento, a implantação, a manutenção e o manejo de projetos florestais de acordo com as demandas de produtos florestais e as disponibilidades/ restrições de recursos humanos, materiais e financeiros;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7024292 - Luciana Duque Silva
 
Programa Resumido
1.Potencialidade da formação de florestas puras e mistas com espécies nativas e introduzidas. 2.	Objetivos da produção de madeira e outros produtos da floresta : importância econômica e ecológica das espécies. 3.Usos da  madeira das espécies mais importantes, com possibilidades de cultivo. 4.Exigências climáticas e edáficas, ritmo de crescimento. Modelos ecofisiológicos básicos. 5.Características  especiais das sementes e das técnicas de produção de mudas, plantio, fertilização, espaçamento, tratos culturais, manejo, exploração e regeneração para cada espécie potencial alternativa. 6. Durante o semestre serão realizas duas viagens de campo que têm como objetivos colocar os alunos frente à situações reais de implantação e manejo de algumas das culturas florestais tratadas na disciplina, as informações obtidas em campo serão utilizadas como base para elaboração do projeto técnico, desenvolvido ao longo do semestre e apresentada, como uma das etapas de avaliação de rendimento.
 
1.Potencialidade da formação de florestas puras e mistas com espécies nativas e introduzidas. 2. Objetivos da produção de madeira e outros produtos da floresta : importância econômica e ecológica das espécies. 3.Usos da madeira das espécies mais importantes, com possibilidades de cultivo. 4.Exigências climáticas e edáficas, ritmo de crescimento. Modelos ecofisiológicos básicos. 5.Características especiais das sementes e das técnicas de produção de mudas, plantio, fertilização, espaçamento, tratos culturais, manejo, exploração e regeneração para cada espécie potencial alternativa. 6. Durante o semestre serão realizas duas viagens de campo que têm como objetivos colocar os alunos frente à situações reais de implantação e manejo de algumas das culturas florestais tratadas na disciplina, as informações obtidas em campo serão utilizadas como base para elaboração do projeto técnico, desenvolvido ao longo do semestre e apresentada, como uma das etapas de avaliação de rendimento.
 
 
Programa
O programa será desenvolvido por grupo de espécies florestais afins, sendo que para cada grupo abordar-se-ão os seguintes tópicos: a. Região de Ocorrência Natural das Espécies, b. Aptidão e Zoneamento Edafo-Climático; c. Produtos Florestais Disponibilizados (Madereiros e Não-Madereiros); d.Produção de Sementes Melhoradas, Propágulos  e Mudas; e.Preparo de Solo e Implantação Florestal (Fertilização, Espaçamento e Plantio); f. Manutenção Florestal (Tratos Culturais e Pragas); g. Manejo Florestal (Sistema Silvicultural, Ritmo de Crescimento, Uso Múltiplo e Modelo Ecofisiológico Básico), h. Exploração Florestal, i. Regeneração Florestal, j. Planejamento Operacional de Cultivos Florestais.Os grupos de famílias, gêneros ou espécies que poderão ser ministrados na disciplina serão:Eucalyptus tropicais e subtropicais (energia, celulose, desdobro, óleos essenciais);Pinus tropicais e subtropicais (celulose, desdobro, resina);Araucaria angustifolia (Pinheiro do Paraná - desdobro); Acacias: A.mearnsii (Acácia Negra - casca e energia), A.mangium e A.auriculiformis (madeira e recuperação áreas degradas);Leucaena spp, Mimosa spp (Leguminosae, fixadoras N, energia), Casuarina spp (energia, revegetação); Tectona grandis, Cedrela spp, Swietenia spp (Meliaceae - desdobro); Euterpe spp e Bactris spp (Palmito). Bambusa spp (Bambu - celulose); Hevea brasiliensis (Seringueira - látex) e Bertholletia excelsa (Castanha do Pará); Ilex paraguariensis (Erva Mate);Cunninghamii lanceolata, Cupressus lusitanica e Cryptomeria japonica (celulose, desdobro e ornamentação). Populus spp (desdobro); Espécies do Cerrado: Hymenaea spp, Tabebuia spp etc (desdobro, revegetação); Espécie da Mata Atlântica: Cariniana spp, Hymenaea spp, Balfourodendron spp, Ocotea spp etc (desdobro, revegetação).
Os alunos terão a possibilidade de obter informações sobre as culturas, assim como da necessidade de tratos culturais específicos das mesmas, rendimentos e eficiências de operações, durante as duas viagens de campo realizadas em empresa do setor e em propriedade rural de pequeno ou médio produtor rural. Essas informações serão utilizadas como base para elaboração do projeto técnico que será desenvolvido ao longo do semestre e apresentado como uma das etapas de avaliação de rendimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Trabalhos práticos 2) Exercícios extra-classe 3) Provas teóricas e práticas 4) Relatórios de excursões técnicas
Critério
1) Trabalho prático: apresentação oral (seminário) e escrita (25%) 2) Exercícios em classe ou extra-classe (15%) 3) Provas teóricas e práticas(50%) 4) Relatórios de excursões técnicas (10%)
Norma de Recuperação
Uma prova teórica versando sobre toda matéria.
 
Bibliografia
     
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ZOBEL, B.; van Wyr, G.; Stahl, P. Growing exotic forests. New York, John Wiley, 1987. 508p.

Revistas Nacionais: Scientia Forestalis, A Árvore, Cerne, Boletim Instituto Florestal, Floresta
Revistas Internacionais: Forest Ecology and Management, New Forests, Canadian Journal of Forestry Research, Forest Science


 

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