Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0577 - Gestão da Biodiversidade
Biodiversity Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
2.1.Fornecer informações básicas e atualizadas sobre:a) definições;b)medidas da biodiversidade,c) padrões de distribuição,d) origens e manutenção da diversidade biológica, e e)estratégias de uso desta biodiversidade e sua gestão. Modelos e estratégias de gestão: participativa, e de governancia. Gestão da biodiversidade por comunidades locais; empreendimentos privados e por governos locais, regionais e nacionais. Serão discutidas e contextualizadas a partir de estudos de caso e de exemplos de políticas públicas e instrumentos para valorização da diversidade biológica, seus produtos e serviços ambientais.2.2. A crescente demanda de informações aplicadas ao uso e gestão sustentável da biodiversidade e da busca de alternativas para minimizar as perdas devido às mudanças do uso do solo, a expansão da fronteira agrícola e a falta de políticas adequadas de valorização da diversidade biológic, nos obriga a revermos os atuais modelos de desenvolvimento e de crescimento econômico. Desta forma, os profissionais da área ambiental devem se capacitar para entenderem estes processos e buscarem soluções sustentáveis para o uso e gestão dos recursos biológicos, de forma direta (produtos) e indireta (serviços).

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2801928 - Weber Antonio Neves do Amaral
 
Programa Resumido
Conceitos e definições sobre biodiversidade; uso sustentado e gestão da biodiversidade; políticas públicas e mecanismos de suporte a gestão da biodiversidade; estudos de caso e desenho de planos de negócios.
 
Biodiversity concepts and definitions; Sustainable use and biodiversity management; Public policies and supporting mechanisms on biodiversity management; Designing and writing business plans for biodiversity deals; Case studies and presentations of business plans.
 
 
Programa
1.Introdução à biodiversidade: definições, origens e manutenção. 2.Medidas da biodiversidade: de genes a ecossistemas.3.Uso de sistemas de informação geográfica em biodiversidade.4.Uso de critérios e indicadores no uso e gestão dabiodiversidade.5.Modelos de gestão da biodiversidade: participativa; descentralizada. 6.Gestão da biodiversidade em áreas públicas e privadas.7.Gestão da agrobiodiversidade em sistemas de produção.8.Mecanismos de fortalecimento jurídico e institucional para a gestão da biodiversidade.9.Instrumentos econômicos na gestão da conservação da biodiversidade.10.Políticas públicas, Acordos internacionais e a Convenção sobre Diversidade Biológica e a gestão da biodiversidade.11.Estudos de caso sobre uso sustentável e gestãoda biodiversidade:da bioprospecção a bioengenharia, aos conhecimentos tradicionais e divisão de benefícios.12. Desenvolvimento de planos de negócios e gestão da biodiversidade.

 
 
 
Avaliação
     
Método
a) MÉTODO:
Provas (2); Estudos Dirigidos (5); Relatório de Atividades práticas (2)
Critério
b) CRITÉRIO:
Média das provas + Média dos Est. Dirigidos + Relatório Prát.
3
Norma de Recuperação
1 Prova + Estudo Dirigido
2
 
Bibliografia
     
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Bawa, K.S., Dayanandan, S. 1997. Socioeconomic factors and tropical deforestation. In: Nature 386: 562-563.
Drechsler, M. 2004. Model-based conservation decision aiding in the presence of goal conflicts and uncertainty. Biodiversity and Conservation 13: 141- 164.

Figge, F. 2004. Bio-folio: applying portfolio theory to biodiversity. Biodiversity and Conservation 13: 827-849.

Gepts, P. 2004. Who Owns Biodiversity, and How Should the Owners Be Compensated? Plant Physiology 134: 1295-1307.

IUCN/UNEP/WWF. Estratégia mundial para a conservação. CESP - São Paulo, 1(V), 1984.

Kate, K. 2002. Science and the conservation on biology diversity. Science 295: 2371-2372.

MAYR, E. Populações, Espécies e Evolução. EDUSP, São Paulo, 485 p., 1970.

MMA/SBF, 2001. Biodiversidade Brasileira: Avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade na Amazônia brasileira.

MMA/SBF. 2002.Biodiversidade Brasileira: Avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira

OECD, 1996. Saving Biological Diversity: economic incentives.

Pearce, D. 1993. Economic values and the natural world. EarthScan, UK

Tilman,D., Reich,P.B., Knops,J., Wedin, D., Mielke, T., Lehman, C. 2001. Diversity and productivity in long-term grassland experiment. In: Science 294: 843-845.

WILSON, E.O. (Ed.) Biodiversidade. Nacional Academy Press, Washington, D.C., 521 p., 2000.

 

Clique para consultar os requisitos para LCF0577

Clique para consultar o oferecimento para LCF0577

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP