Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0586 - Gestão de Recursos Florestais
Management of Forest Resources

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
O principal objetivo do curso é proporcionar os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Começando com os tradicionais métodos de ordenamento florestal, evoluindo para técnicas de programação matemática e utilizando métodos de planejamento sob múltiplos objetivos e múltiplos recursos, o curso pretende aumentar a proficiência dos alunos em métodos matemáticos e computacionais de auxílio ao processo de tomada de decisão. Após completo o curso espera-se que o estudante seja capaz de: a) modelar sistemas florestais reais envolvendo não só florestas voltadas para a produção de um único bem como também florestas voltadas para a obtenção de múltiplos resultados, incluindo produtos florestais tradicionais como resinas, madeiras para serraria ou polpa, etc. e outros produtos menos tradicionais como recreação, valor cênico, água de boa qualidade, etc. b) utilizar os devidos recursos computacionais capazes de processar os modelos desenvolvidos no ítem anterior. c) interpretar os resultados obtidos após a análise dos modelos e tomar decisões ponderadas por esses resultados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85364 - Luiz Carlos Estraviz Rodriguez
 
Programa Resumido
Introdução à Administração. Revisão de importantes conceitos biométricos e econômicos. Ordenamento florestal. Técnicas matemáticas de otimização do planejamento florestal. Modelos com um objetivo e com múltiplos objetivos. Coleta de dados, análise e preparo de planos de manejo envolvendo recursos e produtos florestais múltiplos.
 
Introduction to Administration; Important biometric and economic concepts review; Forest regulation; Current forest planning techniques; Models with one or multiple goals; Data collecting, analysis and preparation of management plans with multiple forest resources and products.
 
 
Programa
A. Para cobrir os vários aspectos da Administração, os estudos dirigidos cobrirão os seguintes temas: as funções da Administração e a evolução do pensamento administrativo; a análise do ambiente externo; os estágios da tomada de decisão; os diferentes níveis de planejamento e de gestão estratégica; o conceito de ética e de responsabilidade empresarial; o conceito de empreendedorismo; os diferentes tipos de estruturação organizacional; uma introdução à gestão de recursos humanos; o conceito de liderança; técnicas de motivação para desempenho e gestão de equipes; a importância da comunicação; e a gestão da inovação. B. Os temas relacionados à Gestão Florestal cobrirão os seguintes temas: revisão de conceitos biométricos e econômicos; modelos de crescimento e de produção; informação necessária para a obtenção desses modelos; modelos matemáticos mais comuns; principais informações fornecidas por esses modelos; critérios de avaliação econômica; informação necessária para utilização desses critérios; critérios de decisão mais apropriados para as anãlises florestais; situações onde a utilização desses critérios é válida; ordenamento florestal; o conceito de manejo de produção sustentada; métodos de ordenamento florestal por área e produção; técnicas correntes de planejamento florestal otimizado; uma revisão de programação linear; o modelo básico de programação linear aplicado ao manejo de recursos florestais; modelos de programação com múltiplos objetivos no manejo de florestas envolvendo múltiplos recursos e produtos; coleta de dados, análise e preparo de um plano de manejo envolvendo recursos e produtos florestais múltiplos; utilização dos conceitos em estudos reais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho em duas provas teóricas e em estudos dirigidos exigidos durante o período letivo da disciplina.
Critério
Média final geométrica de duas médias aritméticas, uma representando o desempenho nas duas provas teóricas e outra resultante do desempenho nos estudos dirigidos, ambas na escala de 0 a 10.
Norma de Recuperação
Uma prova teórica abrangendo toda a matéria lecionada. A nota desta prova é somada à média final da avaliação normal. A média simples dos dois valores, se superior a 5,0 implicará na aprovação do aluno. Caso contrário, o aluno será considerado reprovado.
 
Bibliografia
     
Bateman, Thomas S & Snell, Scott A. (2009) Administração - novo cenário competitivo. Atlas, São Paulo. 673 p.
Bettinger, Pete; Boston, Kevin; Siry, Jacek; Grebner, Donald L. (2009) Forest Management and Planning. Academic Press, Elsevier. 331 p.
Buongiorno, Joseph & Gilles, J. Keith (2003) Decision methods for forest resource management. Academic Press, New York,439 p.
Clutter, Jerome L. et al. (1983) Timber Management – a quantitative approach. John Wiley, New York, 333 p.
Davis, Lawrence; Johnson, K. Norman; Bettinger, Pete & Howard, Theodore (2001) Waveland, Long Grove. 804 p.
Dykstra, D.P. Mathematical programming for natural resource management. McGraw-Hill, New York, 318p. 1984.
Kent, Brent M. (1989) Forest Service land management planners’ introduction to linear programming. USDA FS, Fort Collins. General Technical Report RM-173. 36 p.
Rodriguez, Luiz Carlos Estraviz (2009) Técnicas quantitativas para a gestão de florestas plantadas. (Apostila) Depto. Ciências Florestais – ESALQ, Piracicaba. 103 p.
Rodriguez, Luiz Carlos Estraviz; Borges, José Guilherme (1999) Técnicas matemáticas para determinação de níveis sustentáveis de produção florestal: um exemplo em eucaliptal Revista Florestal, Lisboa, v. 12, n. 1/2, p. 83-92.
Rodriguez, L.C.E.; Moreira, R. M. E. (1989) Gerenciamento de florestas de Eucalyptus com modelos de programação linear Ipef Série Técnica, Piracicaba, v. 6, p. 1-15
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0586

Clique para consultar o oferecimento para LCF0586

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP