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Disciplina: LCF0600 - Empreendedorismo e Inovação Circular em Bioeconomia
Entrepreneurship and circular innovation in bioeconomy
Créditos Aula:
3
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
75 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2019
Desativação:
Objetivos
a) Proporcionar aos alunos de graduação conceitos fundamentais, metodologias, ferramentas e exemplos de empreendedorismo, transformando idéias em valor e negócios sustentáveis. b) Criar condições para que os alunos utilizem conceitos e exemplos de outras disciplinas, a partir de uma visão transdisciplinar para lhes dar suporte e criar condições para que os mesmos desenvolvam uma visão empreendedora.
Docente(s) Responsável(eis)
2801928 - Weber Antonio Neves do Amaral
Programa Resumido
Conceito de empreendedorismo, fundamentos da inovação, metodologias e ferramentas associadas a elaboração de planos de negócios, conceito da economia circular e oportunidades em bioeconomia, estratégias de tradução de ideias em negócios circulares e novos modelos de negócios.
Programa
Aula 1. Empreeendedorismo: conceitos fundamentais, liderança, competências, ambientes para empreender e mudanças de comportamento; Aula 2. Empreendedorismo e inovações: sociais, tecnologias, de impacto e de valor; Aula 3. Processos de transformação de ideias em projetos e novos negócios: conceitos e práticas; Aula 4. Metodologias e elaboração de modelos e planos de negócios: BMG, VPC, Design Thinking, gamificaçāo e outras metodologias; Aula 5. Financiamento e investimentos: anjos, crowdfunding, venture capital, private equity; Aula 6. Ecossistemas de inovação, start-ups, aceleradoras e corporate vendure; Aula 7. Atores-chave, organizações, e instituições associadas ao empreendedorismo e inovação; Aula 8. Empreendedorismo: casos e exemplos em bioeconomia: da agricultura, florestas, biodiversidade e outras áreas afins; Aula 9. Identificando e capturando o valor empreendedor: estratégias, metodologias e ferramentas; Aula 10 e Aula 11. Conceitos e oportunidades para empreender em economia circular; Aula 12 a 15. Elaboração, estruturação e apresentação de planos de negócios e modelos de negócios circulares.
Avaliação
Método
Apresentação de seminário individual; relatórios de progresso da elaboração do plano de negocio, elaboração; apresentação de um vídeo em grupo e redação final do projeto de empreendedorismo.
Critério
Pesos iguais para todas as entregas, sendo a média final obtida pela somatória das notas de cada atividade dividida pelo numero de atividades avaliadas, ou seja media aritmética.
Norma de Recuperação
Uma prova teórica abrangendo toda a matéria lecionada. A nota desta prova é somada à média final da avaliação normal. A média simples dos dois valores, se superior a 5,0 implicará na aprovação do aluno. Caso contrário, o aluno será considerado reprovado.
Bibliografia
Literatura Básica: ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: Uma revisão crítica. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005, p. 12-33. ASHOKA EMPREENDEDORES SOCIAIS; MACKISEY E CIA. INC. Empreendimentos sociais sustentáveis. São Paulo: Peirópolis, 2001. BARON, R. A.; SHANE, S. A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007. BITTENCOURT, Ibsen Mateus et al. Empreendedorismo Social, seus pressupostos e sua aplicação no desenvolvimento de competências.CIAIQ2015, v. 3, 2015. Denzin, N.; Linconly, Y (eds). Handbook of Quatutatuve Research. Thousand Oaks, DEES, J. Gregory. Enterprising nonprofits. Harvard Business Review, v. 76, n. 1, p. 55, 1998a January-February 1998. Disponível em:
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Acesso em 01 Jul 2014. Literatura Complementar: • O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes • De Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel • A Hora da Verdade, de Jan Carlzon • Rework, 'Jason Fried e David Heinemeier Hansson
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