Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0641 - Secagem e Tratamento da Madeira
Drying and treatment of wood

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Transmitir ao aluno as técnicas necessárias para que ele possa entender a importância da secagem controlada, visando um melhor aproveitamento da madeira. Discutir os aspectos físicos envolvidos na secagem e os efeitos da umidade nas características físico-mecânicas da madeira. Conceituar os fenômenos de transporte de calor e massa de modo que o aluno possa analisar os diferentes processos de secagem e decidir pela conveniência de sua aplicação. Discutir as causas da deterioração da madeira e os processos e produtos utilizados na sua prevenção, dando ao aluno condições de avaliar a importância e executar os processos de tratamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
75175 - Ivaldo Pontes Jankowsky
 
Programa Resumido
Importância da secagem e influência na umidade nas características e propriedades físico-mecânicas da madeira. Relações água-madeira e métodos para determinação da umidade. Princípios físicos do processo de secagem. Métodos para secagem natural e artificial. Defeitos de secagem e controle de qualidade. Importância e campo de ação da preservação de madeiras. Agentes físicos, químicos e biológicos de deterioração da madeira. Preservativos e métodos de avaliação. Processos de tratamento da madeira. Características da madeira e do processo que afetam a eficiência do tratamento. Controle de qualidade.
 
Drying importance and humidity influence in wood physical-mechanical properties and characteristics; Wood-water relations and methods for humidity determination; Physical principles of drying process; Methods for natural and artificial drying; Drying defects and quality control; Wood preservation importance and field of action; Wood deterioration physical, chemical and biological agents; Wood preservatives and evaluation methods; Wood treatment processes; Wood and treatment efficiency process characteristics; Quality control.
 
 
Programa
1. Origem e localização da água na madeira. 2. Importância da secagem e influência da umidade nas características da madeira. 3. Determinação da umidade: 3.1. Equações para cálculo. 3.2. Métodos de determinação. 4. Psicrometria: 4.1. Umidade do ar. 4.2. Cálculos psicrométricos. 5. Relações entre a água do meio ambiente e a madeira. 6. Instabilidade dimensional: 6.1. Causas da instabilidade dimensional. 6.2. Anisotropia da movimentação da madeira. 7. Movimentação da água na madeira: 7.1. Água capilar. 7.2. Água higroscópica e vapor d'água. 8. O processo de secagem (transporte simultâneo de calor e massa). 9. Preparação da madeira para secagem. 10. Métodos de secagem da madeira:10.1. Secagem natural. 10.2. Métodos alternativos (pré-secagem).10.3. Secagem convencional: 10.3.1. Equipamentos. 10.3.2. Variáveis do processo. 10.3.3. Programas de secagem. 10.3.4. Controle de qualidade (processo e produto). 10.4. Secagem e altas temperaturas. 11. Defeitos de secagem. 12. Objetivos, importância e campo de ação da preservação de madeiras. 13. Agentes de deterioração da madeira: 13.1. Agentes biológicos. 13.2. Agentes físicos. 14. Preservativos. 15. Revestimentos. 16. Avaliação de Produtos. 17. Fatores que afetam o tratamento. 18. Processos de tratamento: 18.1. Processos sem pressão. 18.2. Processos com pressão. 19. Controle de Qualidade e de processo. 20. Normas e especificações sobre madeira preservada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aplicação de 01 (uma) prova com ampla liberdade de consulta e tempo determinado (2 semanas) para execução. Exercícios visando orientar a busca e seleção de informações técnicas na literatura. Atividades práticas, com a elaboração de relatório em grupo. Por ser uma disciplina optativa e profissionalizante, a atividade prática terá maior peso para avaliação.
Critério
O critério básico de avaliação visa aferir o raciocínio e a capacidade do aluno em aplicar os conceitos transmitidos na disciplina; através de provas com consulta, exercícios e atividades práticas.
Norma de Recuperação
Trabalho com liberdade de consulta, abrangendo análise de informações e situações reais, buscando reforçar os pontos fracos do aluno que causaram a sua não aprovação no período regular da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, A.; JANKOWSKY, I. P. Pisos de madeira: características de espécies brasileiras. Piracicaba: Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira, 2015. 184 p. ANDRADE, A.; JANKOWSKY, I. P.; DUCATTI, M. A. Grupamento de madeiras para secagem convencional. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 59, p. 89-99, 2001. CAVALCANTE, M.S. Deterioração biológica e preservação de madeiras. Pesquisa e Desenvolvimento, São Paulo, (8):1-40. 1982. GALVÃO, A.P.M. & I.P. JANKOWSKY - Secagem Racional da Madeira. São Paulo, Nobel, 1985. 112 p. JANKOWSKY, I. P. Equipamentos e processos para a secagem de madeiras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE EUCALIPTO PARA SERRARIA, 1995, São Paulo. Anais... Piracicaba: IPEF, 1995. p. 109-118. JANKOWSKY, I. P. Metodologia simplificada para a indicação de programas de secagem. 2009. 119 p. Tese (Livre Docência) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2009. JANKOWSKY, I. P.; GALINA, I. C. M. Secagem de madeiras (Curso Técnico). 2ª ed. ANPM, Piracicaba, 37 p. 2014. KOLLMANN, F.F.P. & W. Cóté Jr. - Principles of wood Science and technology (I: Solid wood). Berlin, Springer-Verlag, 1968. 592 p. LEPAGE, E.S. (Coord.) - Manual de Preservação de Madeiras. São Paulo, SICCT/IPT, 1986. 2v. LEPAGE, E.; DE SALIS, A. G. & GUEDES, E. C. R. Tecnologia de proteção da madeira. São Paulo, Montana Química, 2017. 225 p. RICHARDSON, B.A. - Wood Preservation. London, The Construction Press, 1978. 238 p. TOMAZELLI, I. - Secagem da Madeira. - Curitiba, FUPEF, 1980. 29 p.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0641

Clique para consultar o oferecimento para LCF0641

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP