Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0665 - Tópicos Avançados em Processamento Mecânico da Madeira
Advanced Topics on Wood Mechanical Processing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Formar o aluno para avaliar os diferentes processos de industrialização da madeira e sua transformação final em bens e produtos, estudando os diversos equipamentos de última geração, “layouts” e os conceitos básicos dos principais processos industriais adequados às especificidades da matéria-prima. Consolidar conceitos de qualidade da madeira associada ao uso final do produto e criar indicadores técnicos de otimização de industrias madeireiras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74003 - José Nivaldo Garcia
 
Programa Resumido
Iniciação à programação estruturada e introdução à robótica em indústrias madeireiras, pré-fabricação geral, otimização de indústrias madeireiras via programação linear, AutoCad, produtos engenheirados de madeira e controle de qualidade do produto final.
 
Robotics in wood industries; CNC and traditional machines, General pre-manufacturing; Wood industry optimization through linear programming; AutoCad; Wood engineered products and final product quality control.
 
 
Programa
Introdução à linguagens Python, C, C++ e VBA com ênfase ao cálculo vetorial e matricial.
Introdução à mecatrônica, máquinas de comando numérico por computador (CNC: routers, planners, drillers), uso do AutoCad em projetos de madeira e comunicação com equipamentos CNC, Interação máquina madeira, 
Problemas que surgem no e após o desdobro: Devido aos equipamentos,Devido às matérias-primas. Procedimentos minimizadores de defeitos: Por seleção da matéria-prima. Por adequada adaptação dos equipamentos. Por técnicas de serrar e beneficiar. Clínica das serras, facas brocas e fresas. Programação linear aplicada à otimização de indústrias madeireiras. Levantamento de demandas. Estoque de matéria-prima para auto-sustentação. Versatilidade de produção: para atendimento do mercado, para melhores qualidades. Pré-fabricação de estruturas de madeira: maciças. VLC, OSL, reticuladas, vergadas. Produtos engenheirados de madeira. Ensaios mecânicos de árvores e de estruturas reais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios freqüentes aplicados em aulas teóricas e tarefas para o período entre aulas, relatórios de aulas práticas e de excursões, projetos e provas aplicadas em função da performance dos alunos e segurança na avaliação.
Critério
MF = {[SE + SR + S(P*w)]/(NE + NR + NPw)}*FP
MF = Média final;
SE = Somatória das notas de exercícios aplicados em aulas, tarefas e projeto. O projeto terá peso equivalente ao número de exercícios compreendido no tópico em questão;
SR = Somatória das notas de relatórios de aulas práticas e de excursões;
S(P*w) = Somatória das notas das provas multiplicadas pelos respectivos pesos. O peso (w) será igual ao número de tópicos teórico-práticos envolvidos na prova em questão;
NE = Número de exercícios aplicados e discutidos em aulas teóricas;
NR = Número de relatórios aplicados e discutidos em aulas práticas e de excursões;
NP = Número de provas aplicadas no semestre;
FP = Fator participação do aluno, que pode variar de 0,8 a 1,2.
Norma de Recuperação
Opção 1: reentrega das atividades não cumpridas com sucesso no semestre da disciplina, para alunos com média entre 4,5 e 4,99
Opção 2: Opção1 + trabalho de pesquisa no laboratório que deve culminar numa participação num SIICUSP, para alunos com média entre 3,0 e 4,49
Opção 3: prova abrangendo toda a matéria dada na disciplina, principalmente a dos exercícios e relatórios
 
Bibliografia
     
BROWN, N.C. & BETHEL, J.S. Lumber, New York, John Willey &       Sons, 1958, 2 ed. 379 p.
BROWN, N.C. & BETHEL, J.S. La indústria maderera, México,       Limusa Wiley, 1965. 397 p.
COLEÇÃO WOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY e outros periódicos afins.
PANSHIN, A.J. & HARRAR, E.S. & BETHEL, J.S. Forest products, New York, McGraw-Hill, 1962, 2 ed. 538 p.
WALLIS, N.K. Australian timber handbook, Sydney, Halstead, 1963. 391p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR-7190: projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 1997. 107 p.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. D4688-99 Standard Test Methods for evaluating strutural adhesives for finger jointing lumber. West Conshohoken, 2005. 7p.
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. D198-84. Standard Methods of StaticTest of Timber in Strutural Sizes. West Conshohoken,1997.
FOREST PRODUCTS LABORATORY. Wood handbook - Wood as an engineering material, Madison: U.S. Department of Agriculture, Forest Service, 1999. 463 p.
GARCIA, J.N. Serraria, ESALQ/LCF, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0665

Clique para consultar o oferecimento para LCF0665

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP