Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0681 - Biologia e Produção de Sementes Florestais
Forest Seed Biology and Production

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos os fundamentos básicos da Biologia da Reprodução de Espécies Arbóreas e sua aplicação em métodos de Produção de Sementes Florestais.

Dar fundamentos de tecnologia de sementes florestais, visando     o manuseio de sementes e produção de mudas de espécies arbóreas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2801928 - Weber Antonio Neves do Amaral
 
Programa Resumido
Biologia da reprodução de espécies arbóreas; Grupos da Sucessão e dormência de sementes; Fatores que afetam a produção de sementes florestais; 	Fatores que afetam a germinação de sementes de espécies arbóreas; Métodos de produção de sementes espécies arbóreas; Tecnologia de sementes florestais.
Para consolidar os conceitos e técnicas relacionados à produção de sementes, os alunos terão a oportunidade de realizar uma aula de campo (viagem) e uma visita técnica (visita em empresa do setor florestal), com essas duas experiências será possível observar e realizar práticas que levem à otimização da produção de sementes florestais, seja a partir de cruzamentos intraespecífico ou de cruzamentos interespecíficos.
 
Biology of reproduction of tree species; Succession groups and seed dormancy; Factors that affect the production of forest seeds; Factors that affect seed germination of tree species; Tree species seed production methods; Forest seed technology. To consolidate the concepts and techniques related to seed production, students will have the opportunity to take a field class (trip) and a technical visit (visit to a company in the forestry sector), with these two experiences it will be possible to observe and carry out practices that lead to the optimization of forest seed production, whether from intraspecific crosses or interspecific crosses.
 
 
Programa
Fenologia de florescimento e frutificação em espécies arbóreas: - Biologia floral e interação flor x polinizador; Dispersão de sementes de espécies arbóreas e interação fruto/semente x agente dispersor; 
Sistema reprodutivo de espécies arbóreas: Alogamia e autogamia; determinação de taxa de cruzamento em espécies arbóreas;
Germinação de sementes de espécies arbóreas: - Dormência em sementes de espécies arbóreas; Métodos de superação de dormência; Dormência e grupos de sucessão ecológica;
Sucessão secundária e banco de sementes no solo: Banco de plântulas de espécies de estágios finais de sucessão;
Fatores que afetam a produção de sementes de espécies arbóreas: - Métodos de produção de sementes de espécies arbóreas. - Secagem e armazenamento de sementes de espécies arbóreas.
Serão realizadas durante a disciplina uma aula de campo (viagem) e uma visita técnica a empresa do setor florestal. A aula de campo será realizada na Fazenda Experimental da ESALQ/USP localizada em Itatinga, onde os alunos realizarão práticas sobre marcação de árvores matrizes para produção de sementes, levantamentos diagnósticos para definir um plano de manejo para produção de sementes e inspeção de áreas para verificar se estão em consonância com o que são propostos os regulamentos sobre produção de sementes florestais. Durante a visita técnica (viagem) realizada em empresa do setor florestal, os alunos terão a oportunidade de analisar como é realizado o processo para obtenção de sementes híbridas, os protocolos utilizados para rastreamento dos cruzamentos realizados, a eficiência dos processos e conhecer como é realizada a coleta de sementes em áreas produtoras de sementes onde o método de polinização utilizado é de “polinização aberta”.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (maio e final do semestre) + trabalho de pesquisa com seminário.
Critério
as 3 notas (provas + trabalho/seminário) tem pesos iguais.
Norma de Recuperação
prova e/ou trabalho de pesquisa, com mínimo de 5,0.
 
Bibliografia
     
FAEGRI, K. & PIJL, L.V. 1971. The Principles of Pollination  Ecology. PERGAMON PRESS. 291p.


JANZEN, D.H. 1980. Ecologia Vegetal nos Trópicos. EPU/EDUSP. 79p.

KAGEYAMA, P.Y., R.E. Oliveira, L.F.D. Moraes, V.L. Engel (Org.). 2003. Restauração ecológica de Ecossistemas Naturais. FEPAF. Botucatu.SP. 340p.

PINA-RODRIGUES, F.C.M. Manual de Análise de Sementes Florestais. Fund. Cargill. 100p.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0681

Clique para consultar o oferecimento para LCF0681

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP