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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0693 - Sistemas Agroflorestais
Agroforestry Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Avaliar o conceito do uso da terra por meio da compreensão dos sistemas agroflorestais (SAFs) e desenvolver a habilidade e capacidade do aluno para: 1. diagnosticar as limitações apresentadas por um sistema; 2. determinar os mecanismos de intervenção e; 3. viabilizar a sua implementação. O conhecimento adquirido deverá permitir a atuação do profissional nas diferentes escalas de um sistema agroflorestal - de seus componentes, na escala de propriedade rural, de paisagem e regional. Para tal, devem contar com conhecimento nas interações biofísicas e fisiológicas entre os componentes (árvores, culturas, animais) e econômicas e sociais, e possuir habilidade para interligar disciplinas de diferentes áreas do conhecimento como botânica, solos e nutrição, fisiologia vegetal e animal, agrometeorologia e economia. Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de atuar em sistemas agroflorestais nos domínios da extensão rural, da pesquisa biológica e sociológica, e do planejamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
374151 - Ciro Abbud Righi
2086021 - Marcos Silveira Bernardes
 
Programa Resumido
Haverá uma breve apresentação das definições e conceitos envolvidos no estudo de SAFs e recapitulação dos princípios básicos de ecologia e socioeconomia envolvidos na avaliação de SAFs e suas funções. Serão apresentados os conhecimentos básicos necessários para o manejo de SAFs discutindo suas particularidades de pesquisa e extensão rural e os princípios de etnoecologia e dos processos participativos.
 
Definitions and concepts involved in the study of agro-forestry systems and summary of the basic principles of ecology and socioeconomics involved in the evaluation of agro-forestry systems and their functions; Presentation of key concepts for the agro-forestry systems management, discussing their research and rural extension peculiarities and principles of Ethnoecology and participatory processes.
 
 
Programa
3.1. Introdução ao estudo de sistemas agroflorestais. O enfoque de análise de sistemas. Definição e classificação de SAF. Sistemas agroflorestais tradicionais e desenvolvimento de sistemas alternativos de uso da terra envolvendo árvores. Os SAFs como alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável. As árvores mais propícias para sistemas agroflorestais nas diferentes condições ambientais e socioeconômicas. Funções dos sistemas agroflorestais: ecológicas, econômicas e sociais. Particularidades das condições tropicais (de superúmidas até áridas), sub-temperadas e temperadas; 3.2. Diagnose e o desenho de sistemas agroflorestais. Avaliação de terras e climas e introdução à analise de sistemas de uso da terra baseados em zoneamento ecológico. Identificação de limitações e oportunidades para os sistemas agroflorestais. Seleção do SAF com base na função: aumento de produtividade (o conceito de captura de recursos e uso de fatores de produção), proteção do solo contra a degradação e mananciais, sombreamento e proteção de plantas e animais consorciados, diversificação da receita e de produtos gerados (lenha, banco de proteínas para animais, madeira, caça, etc.), estética e enriquecimento da paisagem (eco-turismo e turismo rural), preservação da biodiversidade e da vida silvestre (diversidade e resiliêcia em sistemas agroecológicos, entorno e corredores para áreas de preservação). Determinação de intervenções de manejo, pesquisa e planejamento; 3.3. Principais processos envolvidos em sistemas agroflorestais. Princípios de captura e uso dos recursos naturais, complementaridade e competição no uso de água, luz e nutrientes, crescimento e adaptação aos diferentes ambientes e manejo, a ecologia da intercalação de culturas e animais. Modelagem e simulação de SAFS; 3.4. O manejo de sistemas agroflorestais. O plantio e condução das árvores, manejo dos subsistemas agrícolas e pecuários, crescimento e produtividades do sistema e de seus constituintes, alterações morfológicas e fenológicas das plantas consorciadas, podas, plantios e colheita em SAF, adaptações tecnológicas e uso de mão de obra. Estudos de casos; 3.5. A experimentação em sistemas agroflorestais. O processo de desenvolvimento tecnológico. Conceituação sobre pesquisa participativa. Identificação de problemas a serem pesquisados: elaboração de questões científicas e definição de hipóteses e objetivos de pesquisa. Planejamento e análise de pesquisas em estações experimentais e junto a produtores rurais. Formulação dos tratamentos, suas combinações e escolha dos desenhos experimentais. O uso de sistemas já implantados em propriedades rurais para definição de tecnologias; 3.6. Avaliação de sistemas agroflorestais. Avaliação do sistema produtivo com base em: ecologia, biologia, economia, sociologia, agronomia, impacto e conservação ambiental. Definição de escalas, temporal e espacial, de avaliação. Ponderação dos componentes dos SAFs, práticas envolvidas e seus impactos dentro e fora do sistema. Comparação dos SAFs com outros sistemas de uso da terra. Valoração da função de proteção dos sub-componentes agrícolas e pecuários, do ambiente e da estética da paisagem. Os produtos socioambientalmente apropriados, sua certificação e valorização; 3.7. A extensão com sistemas agroflorestais. SAF como uma inovação tecnológica e como um processo de uso tradicional da terra. Nichos potencialmente favoráveis para SAFs. Treinamento de técnicos locais. Envolvimento da comunidade. Técnicas de comunicação e extensão no meio rural; 3.8 – Etnoecologia e processos participativos. A importância do conhecimento de populações tradicionais. Sistemas de manejo tradicionais. Processos participativos: importância e métodos. Estudos de caso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado fundamenta-se na realização de:
-8 (oito) provas (Pr) aplicadas no início de uma a cada duas aulas, onde será avaliado o aproveitamento de leitura de textos. À média aritmética das notas das provinhas será atribuído o peso 1,
-Apresentação de um seminário (SEM) por aluno, cuja nota também terá atribuído o peso 1,
-Apresentação de trabalho com estudo de caso (EC) de um SAF, ao qual será atribuído o peso 2.
Critério
A média final (MF) é calculada pela seguinte equação:
MF = (1.Pr + 1.SEM + 2.EC)/4
É aprovado na disciplina o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco) e apresentar freqüência regimental mínima.
Norma de Recuperação
Feita através de uma única prova, abrangendo todos os assuntos abordados na disciplina. No caso do aluno necessitar de recuperação, sua média final será a média aritmética entre a nota obtida durante a disciplina (MF) e a nota obtida na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
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