Avaliar o conceito do uso da terra por meio da compreensão dos sistemas agroflorestais (SAFs) e desenvolver a habilidade e capacidade do aluno para: 1. diagnosticar as limitações apresentadas por um sistema; 2. determinar os mecanismos de intervenção e; 3. viabilizar a sua implementação. O conhecimento adquirido deverá permitir a atuação do profissional nas diferentes escalas de um sistema agroflorestal - de seus componentes, na escala de propriedade rural, de paisagem e regional. Para tal, devem contar com conhecimento nas interações biofísicas e fisiológicas entre os componentes (árvores, culturas, animais) e econômicas e sociais, e possuir habilidade para interligar disciplinas de diferentes áreas do conhecimento como botânica, solos e nutrição, fisiologia vegetal e animal, agrometeorologia e economia. Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de atuar em sistemas agroflorestais nos domínios da extensão rural, da pesquisa biológica e sociológica, e do planejamento.
Haverá uma breve apresentação das definições e conceitos envolvidos no estudo de SAFs e recapitulação dos princípios básicos de ecologia e socioeconomia envolvidos na avaliação de SAFs e suas funções. Serão apresentados os conhecimentos básicos necessários para o manejo de SAFs discutindo suas particularidades de pesquisa e extensão rural e os princípios de etnoecologia e dos processos participativos.
3.1. Introdução ao estudo de sistemas agroflorestais. O enfoque de análise de sistemas. Definição e classificação de SAF. Sistemas agroflorestais tradicionais e desenvolvimento de sistemas alternativos de uso da terra envolvendo árvores. Os SAFs como alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável. As árvores mais propícias para sistemas agroflorestais nas diferentes condições ambientais e socioeconômicas. Funções dos sistemas agroflorestais: ecológicas, econômicas e sociais. Particularidades das condições tropicais (de superúmidas até áridas), sub-temperadas e temperadas; 3.2. Diagnose e o desenho de sistemas agroflorestais. Avaliação de terras e climas e introdução à analise de sistemas de uso da terra baseados em zoneamento ecológico. Identificação de limitações e oportunidades para os sistemas agroflorestais. Seleção do SAF com base na função: aumento de produtividade (o conceito de captura de recursos e uso de fatores de produção), proteção do solo contra a degradação e mananciais, sombreamento e proteção de plantas e animais consorciados, diversificação da receita e de produtos gerados (lenha, banco de proteínas para animais, madeira, caça, etc.), estética e enriquecimento da paisagem (eco-turismo e turismo rural), preservação da biodiversidade e da vida silvestre (diversidade e resiliêcia em sistemas agroecológicos, entorno e corredores para áreas de preservação). Determinação de intervenções de manejo, pesquisa e planejamento; 3.3. Principais processos envolvidos em sistemas agroflorestais. Princípios de captura e uso dos recursos naturais, complementaridade e competição no uso de água, luz e nutrientes, crescimento e adaptação aos diferentes ambientes e manejo, a ecologia da intercalação de culturas e animais. Modelagem e simulação de SAFS; 3.4. O manejo de sistemas agroflorestais. O plantio e condução das árvores, manejo dos subsistemas agrícolas e pecuários, crescimento e produtividades do sistema e de seus constituintes, alterações morfológicas e fenológicas das plantas consorciadas, podas, plantios e colheita em SAF, adaptações tecnológicas e uso de mão de obra. Estudos de casos; 3.5. A experimentação em sistemas agroflorestais. O processo de desenvolvimento tecnológico. Conceituação sobre pesquisa participativa. Identificação de problemas a serem pesquisados: elaboração de questões científicas e definição de hipóteses e objetivos de pesquisa. Planejamento e análise de pesquisas em estações experimentais e junto a produtores rurais. Formulação dos tratamentos, suas combinações e escolha dos desenhos experimentais. O uso de sistemas já implantados em propriedades rurais para definição de tecnologias; 3.6. Avaliação de sistemas agroflorestais. Avaliação do sistema produtivo com base em: ecologia, biologia, economia, sociologia, agronomia, impacto e conservação ambiental. Definição de escalas, temporal e espacial, de avaliação. Ponderação dos componentes dos SAFs, práticas envolvidas e seus impactos dentro e fora do sistema. Comparação dos SAFs com outros sistemas de uso da terra. Valoração da função de proteção dos sub-componentes agrícolas e pecuários, do ambiente e da estética da paisagem. Os produtos socioambientalmente apropriados, sua certificação e valorização; 3.7. A extensão com sistemas agroflorestais. SAF como uma inovação tecnológica e como um processo de uso tradicional da terra. Nichos potencialmente favoráveis para SAFs. Treinamento de técnicos locais. Envolvimento da comunidade. Técnicas de comunicação e extensão no meio rural; 3.8 – Etnoecologia e processos participativos. A importância do conhecimento de populações tradicionais. Sistemas de manejo tradicionais. Processos participativos: importância e métodos. Estudos de caso.
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