Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF0699 - Aproveitamento de Resíduos Florestais
Forest Residues Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Identificar e caracterizar os diferentes tipos de resíduos resultantes da colheita e beneficiamento da madeira e produtos florestais não madeireiros. Identificar e analisar as implicações ambientais, sócio-econômicas e culturais do aproveitamento dos resíduos florestais em diferentes tipos de produtos. Realizar estudos de caso e práticas de processo de desenvolvimento de produtos a partir de resíduos florestais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
57417 - Adriana Maria Nolasco
 
Programa Resumido
Resíduos florestais: definição e classificação. Os principais problemas ambientais relacionados aos resíduos florestais.Técnicas de aproveitamento de resíduos florestais.
 
Environment quality control concepts and general aspects; Forest residues: definition and classification; Main environmental problems related to forest residues; Brazilian and international environmental legislation on forest residue management; Forest residue management methods (minimization, recycling, use, treatment and disposal); Environment management models on forest residues: ISO 14000 and Agenda 21 model for adequate residue environmental management; Product life cycle analysis.
 
 
Programa
Unidade I - Resíduos Florestais: Definição de resíduos florestais. Os impactos negativos da gestão inadequada dos resíduos florestais. Classificação dos resíduos florestais: - quanto à origem: resíduos da exploração madeireira; resíduos do processamento da madeira. - quanto ao tipo: resíduos florestais madeireiros; resíduos florestais não madeireiros; - quanto a atividade geradora: resíduos da colheita da madeira; resíduos da produção de papel e celulose; resíduos do processamento primário (serrarias e laminadoras); resíduos da produção de chapas (compensados, aglomerados e fibras); resíduos da indústria moveleira; resíduos da produção de energia; resíduos da arborização urbana. Unidade II - Aproveitamento de Resíduos Florestais: Métodos para avaliação do potencial de aproveitamento de resíduos florestais em diferentes produtos, considerando os aspectos tecnológicos, ambientais, econômicos, sociais e culturais. Unidade III - Estudos de caso e práticas em aproveitamento de resíduos florestais: métodos para desenvolvimento de produtos a partir de resíduos; práticas de desenvolvimento de produtos e produção de protótipos. Aproveitamento de resíduos em materiais de construç; móveis e pequenos objetos de madeira; fármacos, cosméticos e corantes; energia; compostagem; uso agrícola;compósitos poliméricos;reciclagem de resíduos florestais pós-consumo; e outros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas: 20%
Trabalho semestral: 70%
Exercícios e relatórios de visitas técnicas: 10%
Critério
ok
Norma de Recuperação
Prova sobre o conteúdo total da disciplina.
 
Bibliografia
     
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro, 2004ª. 61p.

BARROSO, R. A. Consumo de lenha e produção de resíduos de madeira no setor comercial e industrial do Distrito Federal. 2007. 65 p. Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais. Universidade Federal de Brasília/DF. 2007.

BATTISTELLE, R.A.G. Análise da viabilidade técnica do residuo de celulose e papel em tijolos de adobe. 2002. 08p. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.




FALK, B. Wood recycling – opportunities for the woodwaste resource. Forest Products Journal, v. 47, no. 6, jun. 1997. p. 17-24.

IWARIRI, S.; CRUZ, C.R.; OLANDOSKI, D.P.; BRAND, M.A. Utilização de resíduos de serraria na produção de chapas de madeira aglomerada de E. saligna, E. citriodora e E. pilularis. Flresta e Ambiente, v.7, n.1, p. 251-256, jan/dez 2000.

LUND, H.F. The McGraw-Hill recycle handbook. New York, 1993.

MEIRA, A.M. Gestão de resíduos da arborização urbana. 2010. 165p. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2010.

NOLASCO, A.M. Utilização de resíduos da indústria de papel na produção de materiais para a construção civil. 1993. 117p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1993.

NOLASCO, A.M. Aproveitamento do resíduo da indústria de papel na produção de bloco cerâmico. In: WORKSHOP SUL-AMERICANO SOBRE USOS ALTERNATIVOS DE RESÍDUOS DE ORIGEM FLORESTAL E URBANA, 1197, Curitiba. Anais...Curitiba: EMBRAPA/CNPF, 1997ª. p.117-120.

NOLASCO, A.M. Resíduos da colheita e beneficiamento da caixeta – Tabebuia cassinoides (Lam.) DC.: caracterização e perspectivas. São Carlos, EESC/USP, Tese de Doutorado, 2000. 186 p.

QUINHONES, R. Fabricação e qualificação de placas compostas de serragem e plástico reciclável. 2007, 97p. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais)- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2007.

REINFELD, N.V. Sistemas de reciclagem comunitária – do projeto à administração. São Paulo, Ed. Makron Books, 1994. 285p.

ROSSI, T. Estudo do potencial de uso do resíduo efluente gerado da destilação do óleo de folhas de eucalipto (Corymbia citriodora (Hook) Pryor e Johnson 1976), como corante natural para o tingimento têxtil de algodão. 2010, 138p. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais)- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2010.

STERMADT, G.H. Resíduos e pequenos objetos de madeira na região de Sinop e Vera/MT. In: INTERNATIONAL EXPOMEETING OF CRAFTMANSHIP - ENCONTRO INTERNACIONAL E EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO, Rio de Janeiro, 1994. Anais do Encontro Internacional e Exposição de Artesanato. Rio de Janeiro: UNESCO/CNC/SESC/SENAC, 1994. 102-111p.






SOUZA, M.R. Tecnologias para usos alternativos de resíduos florestais: experiência do laboratório de produtos florestais –IBAMA na área de utilização de resíduos florestais e agrícolas. In: Workshop Sul-Americano sobre Usos Alternativos de Resíduos de Origem Florestal e Urbana. Curitiba, EMBRAPA, 1998. p. 49-70.


TEIXEIRA, M.G. Aplicação de conceitos da ecologia industrial para a produção de materiais ecológicos: o exemplo do resíduo de madeira. 2005. 159p. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento e Tecnologia Ambiental no Processo Produtivo) – Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

VIEIRA, R. S. Pequenos objetos de madeira de Eucalipto: Possibilidade de aproveitamento de resíduo. 2006. 99p. Dissertação de Mestrado em Engenharia Florestal. Universidade Federal de Lavras. Lavras. MG. 2006.

ZINI, C.A.; ESCOBAR, R.; ALENCASTRO, G. Gerenciamento de resíduos sólidos florestais na Riocell. In: Workshop Sul-Americano sobre Usos Alternativos de Resíduos de Origem Florestal e Urbana. Curitiba, EMBRAPA, 1998. p. 11-27.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF0699

Clique para consultar o oferecimento para LCF0699

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP