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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF1680 - Manejo e Regeneração de Povoamentos Florestais
Regeneration and Forest Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Avaliar a capacidade produtiva das principais espécies florestais em função do meio onde está estabelecida a floresta. Uso múltiplo. -Estudar os diferentes métodos de condução da floresta, implantada ou artificial, de acordo com a finalidade e visando maximizar a produtividade e a rentabilidade. - Determinação do sistema mais econômico de desrama e de desbaste aplicável à floresta e que possibilite o máximo de qualidade e utilização da madeira. Determinação do momento ideal de corte, do método mais interessante de exploração e do sistema de regeneração visando rendimento sustentado. - Estudo de técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7024292 - Luciana Duque Silva
 
Programa Resumido
Discute, a partir da floresta já formada, todas as técnicas de condução, utilização e regeneração da floresta. Baseia-se nos princípios do uso múltiplo da floresta, através da diversificação de produtos e benefícios, e no rendimento sustentado de madeira e outros produtos para o atendimento contínuo do mercado consumidor. Planos de manejo em rotações   curtas, para produção de madeira fina e, em rotações longas,    para produção de madeira grossa para usos mais nobres e outros benefícios da floresta. Técnicas de combate aos incêndios. Serão realizadas duas visitas técnicas, uma a empresa do setor florestal que conduz seus povoamentos para ciclo em ciclo curto de produção e destina a matéria prima para produção de celulose e papel ou para carvão e uma visita técnica a um produtor rural que maneja o povoamento em ciclo de longa rotação, com a finalidade de obter mafeira para uso em serrarias, laminação, etc. Os informações obtidas durante as visitas serão utilizadas como base para elaboração do projeto técnico que será desenvolvido ao longo do semestre e apresentado como uma das etapas de avaliação de rendimento.
 
It discusses, from the already formed forest, all the techniques for conducting, using and regenerating the forest. It is based on the principles of the multiple use of the forest, through the diversification of products and benefits, and on the sustained yield of wood and other products for the continuous supply of the consumer market. Management plans in short rotations, for the production of fine wood and, in long rotations, for the production of thick wood for more noble uses and other forest benefits. Firefighting techniques. Two technical visits will be carried out, one to a company in the forestry sector that conducts its stands for a short production cycle and allocates the raw material for the production of cellulose and paper or for charcoal and a technical visit to a rural producer who manages the stand in long rotation cycle, in order to obtain wood for use in sawmills, lamination, etc. The information obtained during the visits will be used as a basis for the elaboration of the technical project that will be developed throughout the semester and presented as one of the performance evaluation stages.
 
 
Programa
1. Manejo Florestal - conceito, objetivos, avaliação da possibilidade de produção e índice de qualidade de um determinado meio. Uso múltiplo e rendimento sustentado. Planos de manejo. 2. Modelos de Crescimento e Produção Florestal: Índice de sítio: método da curva guia e método das equações da diferença; Modelos de crescimento e produção no nível de povoamento: modelos estáticos e modelos dinâmicos, método das equações da diferença. 3.Desrama natural e artificial : fatores que a regulam. Forma da árvore, qualidade da madeira, métodos de desrama artificial, programação e execução. 4. Desbastes - conceitos: objetivos, métodos, efeitos e exeqüibilidade. Intensidade e freqüência dos desbastes. Ferramentas, programação, execução e custos dos desbastes. Estagnação do crescimento e determinação da necessidade dos desbastes. Idade do povoamento, dimensões das árvores e qualidade e aplicação da madeira resultante do desbastes. 5. Programação e execução dos desbastes. Aplicação em povoamentos artificiais. Vantagens e desvantagens da rotação longa. 6. Sistemas de manejo, exploração e regeneração para as grandes culturas florestais em conformidade com a finalidade da cultura. Rotação curta e longa. 7. Exploração: cálculo da possibilidade, ordenamento, planejamento e execução, obedecendo ao princípio de rendimento sustentado. Corte raso: condições para a sua aplicação, época e altura de corte, vantagens e desvantagens. 8. Condução de  regeneração natural por brotação de touças: fatores que afetam, desbrota, adubação, controle da formiga cortadeira. Interplantio.  9.Reforma de  povoamentos florestais : decisão econômica,  substituição do material genético, preparo do solo, re-alinhamento, retalhonamento, plantio, tratos culturais, reposição da fertilidade. 10. Uso de fogo controlado. Prevenção e combate a incêndio. 11. Trabalhos extra-classes de inventário, implantação e manejo florestal, 12. Os alunos terão a possibilidade de obter informações sobre diferentes métodos de regeneração do gênero Eucalyptus, efeito da colheita florestais sobre a condução de brotação de Eucalyptus, estratégia de prevenção, monitoramente e controle de incêndios florestais, assim como das técnicas utilizadas para melhoria da qualidade e rendimento da madeira para serraria, entre elas as operações de desrama e desbaste em culturas como Pinus sp, Khaya ivorensis e/ou Khaya senegalensis, etc. Essas atividades serão desenvolvidas em duas viagens técnicas realizadas em áreas de empresas florestal e produtores produtor rural que cultiva espécies florestais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Trabalhos práticos 2) Exercícios extra-classe 3) Provas teóricas e práticas 4) Relatórios de excursões técnicas
Critério
1) Trabalho prático: apresentação oral (seminário) e escrita (25%) 2) Exercícios em classe ou extra-classe (15%) 3) Provas teóricas e práticas(50%) 4) Relatórios de excursões técnicas (10%)
Norma de Recuperação
Uma prova teórica versando sobre toda matéria.
 
Bibliografia
     
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