Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Florestais
 
Disciplina: LCF1697 - Gestão de Impactos Ambientais
Environmental Impact Assessment

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
2.1.Conscientizar o aluno sobre a importância do processo de avaliação e gestão de impactos ambientais. 2.2.Fornecer aos alunos instrumentos técnico-científicos que o capacitem a compreender o processo de avaliação de impactos ambientais. 2.3.Capacitar o aluno sobre a estrutura e funcionamento do EIA/RIMA. 2.4.Preparar o aluno para participar em equipes na elaboração do EIA/RIMA. 2.5.Capacitar o aluno para o gerenciamento de trabalhos de elaboração dos EIA/RIMA
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
836301 - Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz
 
Programa Resumido
Conceituação de impactos ambientais. Histórico do processo de avaliação ambiental no Brasil. Legislação do licenciamento ambiental. Avaliação Ambiental Estratégica. Licenciamento ambiental (processo, etapas e competências). Estrutura do EIA/RIMA e RAP. Caracterização do empreendimento. Diagnóstico ambiental. Análise de impactos. Medidas mitigadoras e compensatórias. Programa de monitoramento, acompanhamento e gestão de impactos ambientais. Elaboração e análise dos EIA/RIMA e RAP.
 
Environment impact concepts; The structure of the environmental impact studies in Brazil; Environment impacts characterization in physical, biotic and social environments; environmental impact evaluation; Mitigation and compensation actions; Elaboration and analysis of environmental impact studies; Politics and legislation of environmental impact studies in Brazil; Public Audiences; Study cases of environmental impact studies in Brazil.
 
 
Programa
Conceituação de impactos ambientais. Ações humanas, aspectos e impactos ambientais. Histórico e evolução do processo de avaliação ambiental no Brasil. Legislação do licenciamento ambiental. Competência dos órgãos federais, estaduais e municipais no licenciamento ambiental. Avaliação Ambiental Estratégica. O processo e etapas do licenciamento ambiental. Licenciamento ambiental com avaliação de impactos ambientais. Estrutura dos EIA/RIMA e RAP. Caracterização do empreendimento. Diagnóstico ambiental dos meios físico, biótico e sócio-econômico. Classificação dos impactos ambientais. Análise de impactos ambientais. Medidas mitigadoras e compensatórias. Programa de monitoramento, acompanhamento e gestão de impactos ambientais. Elaboração e análise dos EIA/RIMA através de estudos de casos (estudos dirigidos). OBSERVAÇÕES: EIA - Estudo de Impacto Ambiental RIMA - Relatório de Impacto no Meio Ambiente RAP - Relatório Ambiental Preliminar
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada através de duas provas (P1 e P2) e de um trabalho final (TF) construído a partir de estudos dirigidos aplicados ao longo do semestre.
Critério
P1 + P2 + TF/3
Norma de Recuperação
1 prova dissertativa com toda a matéria do semestre.
 
Bibliografia
     
Decisão de Diretoria Nº 153/2014/I, de 28 de maio de 2014 Decisão de Diretoria 247/17/I, de 28 de agosto de 2017 Deliberação CONSEMA Normativa 01/2014 LCP 140/11 Lei 6.938/81 Resolução CONAMA 001/86 Resolução CONAMA 237/97 Resolução SMA 49/14 Resolução SMA 102/16 Manual para elaboração de estudos para o licenciamento com avaliação de impacto ambiental (http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/cetesb/documentos/Manual-DD-217-14.pdf) SANCHEZ, L.E. 2006. Avaliação de impacto ambiental: Conceitos e Métodos. Oficina de textos, São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para LCF1697

Clique para consultar o oferecimento para LCF1697

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP