Transmitir e construir com os alunos informações básicas e comparativas sobre a morfologia, biologia, ecologia, comportamento, importância e relações filogenéticas entre os grupos dos invertebrados (exceto os grupos abordados na LEA0200).
Caracterização e importância dos filos Porífera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Echinodermata e grupos menores de invertebrados. Conceitos básicos de taxonomia, biologia, comportamento, métodos de coleta, preservação, importância econômica e ecológica dos grupos tratados. Viagem didática a campo para o Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar) como atividade estruturante para realização de estudos sobre invertebrados marinhos e diversidade de animais marinhos em plâncton, fital e costão rochoso.
1. Breve histórico da Zoologia. Considerações sobre o Reino Animal. Nomenclatura zoológica e classificação dos seres. Elementos básicos de sistemática filogenética. Origem e evolução dos metazoários. Conceitos básicos em embriologia e ontogenia. 2. Noções gerais sobre a organização estrutural, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Porifera. 3. Organização estrutural, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Cnidaria. Morfologia interna e externa de formas polipóides e medusóides. 4. Noções gerais sobre a organização estrutural, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Platyhelminthes. Breve introdução dos conceitos de parasitologia. Esquistossomose mansônica, teníases e cisticercoses humanos. 5. Organização estrutural, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Nematoda. Modos de parasitismo e ação sobre plantas e animais. Ascaríase e ancilostomose. 6. Classificação, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Mollusca. Diversidade e hábitos de vida. 7. Classificação, morfologia, fisiologia, biologia e relações filogenéticas dos Annelida. 8. Classificação e relações filogenéticas, morfologia, fisiologia e biologia dos Echinodermata. 9. Noções gerais sobre a organização e biologia de outros grupos menores de invertebrados. 10. Viagem didática a campo para o Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar) como atividade estruturante para realização de estudos sobre invertebrados marinhos e diversidade de animais marinhos em plâncton, fital e costão rochoso (carga horária aula:16)
Literatura Básica: AMORIM, D.S. 2002. Fundamentos de Sistemática Filogenética, 1ª. Ed., Holos, 156 p. BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA, 2018. Invertebrados. Guanabara Koogan, 3a. ed., 1032 p. HICKMAN JR., C.P.; ROBERTS, L.S., KEEN, S., EINSENHOUR D.J., LARRY S. LARSON, A. & ANSON, H.. 2016. Princípios integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan, 954 p. MARGULIS, L. & SCHWARTZ, K.V. 2001. Cinco reinos. 3a. Ed. Guanabara Koogan. 497 p. MEGLITSCH, P.A. & SCHRAM, F.R. 1991. Invertebrate Zoology. 3 ed., Oxford: Oxford University Press. 623 p. PASCHOAL, A. D.; MONTEIRO, A.R.; FERRAZ, L.C.C.B.; MARICONI, F.A.M.; FLECHTMANN, C.H.W.; INOMOTO, M.M. 1996. Animais de interesse agrícola, veterinário e médico. Apontamentos Práticos de Zoologia e Parasitologia. Piracicaba, Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz”, 224 p. RIBEIRO-COSTA, C.S. & ROCHA, R.M. (Coord.). 2002. Invertebrados – Manual de aulas práticas. Ribeirão Preto, Holos Editora, 226 p. RUPPERT, E.E., FOX, R.S. & BARNES, R.D. 2005. Zoologia dos invertebrados. 7a. ed., Roca, São Paulo, 1146 p. SCHIERWATER, B. & DESALLE, R. 2021. Invertebrate Zoology: A Tree of Life Approach. 1a ed., CRC Press, 628 p. STORER, T.I.; USINGER, R.L. 1971. Zoologia Geral. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 757 p. Literatura Complementar: ALCOCK, J. 2010. Comportamento Animal: uma abordagem evolutiva. 9a ed., Artmed, 624 p. PRESTON-MAFHAM, R. & PRESTON-MAFHAM, K. 1993. The Encyclopedia of Land Invertebrate Behaviour. 1a ed., The MIT Press, 320 p. AMARAL, A.C.Z. Manual de Identificação dos Invertebrados Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil - Volume 1. 2006. 1a ed., EDUSP, 288 p. CALOW, P., OLIVE, P.J.W. & BARNES, R. Os Invertebrados: uma síntese. 2008. 1a ed., Atheneu, 504 p.