Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Engenharia de Biossistemas
 
Disciplina: LEB0466 - Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas
Performance Tests of Agricultural Machinery

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade de analisar criticamente o desempenho de máquinas agrícolas no contexto em que são utilizadas. Apresentar e discutir métodos padronizados e as inovações para avaliação e controle de máquinas agrícolas considerando os avanços na área da eletrônica embarcada, análise de dados e comunicação. Como resultado espera-se contribuir para que os alunos façam uso efetivo dos meios disponíveis para tomada de decisões quanto ao uso e incorporação de tecnologia em máquinas agrícolas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2231586 - Leandro Maria Gimenez
 
Programa Resumido
Introdução ao estudo da avaliação do desempenho de máquinas agrícolas; dinamometria de máquinas agrícolas; avaliação de desempenho de motores de combustão interna; avaliação do desempenho de tratores; avaliação do desempenho de máquinas e implementos de preparo de solo; avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de fertilizantes; avaliação do desempenho de máquinas para semeadura; avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas; avaliação do desempenho de máquinas para colheita de cereais; ergonomia em máquinas agrícolas; visita a instituição oficial de ensaio de máquinas e implementos agrícolas; visita a um fabricante de máquinas agrícolas.
 
Introduction to agriculture machine performance evaluation study; Agriculture machine dynamometry; internal combustion motor performance evaluation; tractor performance evaluation; soil preparation implement and machine performance evaluation; machine performance evaluation for fertilizer application; machine performance evaluation for seeding; machine performance evaluation for pesticides machine performance evaluation for cereal harvesting; ergonomics in agriculture machines; visit to the agriculture machine and equipment rehearsal sites; visit to an agriculture machine manufacturing company.
 
 
Programa
A digitalização da economia e dos processos de produção: conceituação acerca de digitalização, histórico de incorporação de eletrônica e a automação na indústria, estado da arte e perspectivas de avanço, paralelos entre indústria, serviços e sistemas agrícolas mecanizados. Planejamento e controle de sistemas agrícolas mecanizados: relação entre sistemas agrícolas e sistemas mecanizados, princípios básicos para planejamento e gestão de sistemas mecanizados; custos diretos e indiretos dos sistemas mecanizados. Fundamentos de instrumentação, mensuração e processamento de sinais: princípios físicos e tipos de sensores; sistemas analógicos e digitais, características de desempenho de sensores: precisão, exatidão, sensibilidade, limite de detecção, faixa dinâmica, seletividade, linearidade, resolução, tempo de resposta, histerese. Avaliação do desempenho de máquinas agrícolas: princípios dos ensaios de máquinas agrícolas, métodos padronizados para avaliação de tratores, parâmetros de desempenho e variáveis operacionais, fontes de informação. Metodologias consolidadas e propostas recentes, avaliação em condição controlada e avaliação em condição de campo. Uso de eletrônica embarcada nas fontes de potência: justificativas para a inserção de eletrônica nas fontes de potência, princípios de automação e controle em tratores, tipos de sensores e informações geradas por tratores, controle automatizado de potência e torque, sistemas hidráulicos e sua automação, uso de dados de sensores para avaliar desempenho em condição de campo Uso de eletrônica embarcada nas colhedoras e máquinas para tratos culturais: justificativas para a inserção de eletrônica em colhedoras, controle automatizado da taxa de alimentação, controle de perdas, ajustes automatizados dos sistemas de trilha, limpeza e separação. Sistemas para controle de vazão e dose em máquinas para tratos culturais. Mecanismos dosadores sua resolução e tempo de resposta. Controle automatizado de seções e vasões visando a manutenção de doses durante operação em campo. Coleta e compartilhamento de dados entre máquinas e implementos agrícolas: controle de percurso e aplicação de produtos entre conjuntos mecanizados, variáveis meteorológicas e sua mensuração em máquinas agrícolas, monitoramento das operações em tempo real, níveis de automação em máquinas. Integração de dados de máquinas agrícolas e seu uso para gestão do sistema mecanizado: compatibilidade entre sistemas proprietários, padrões para trocas de informações, conectividade e transmissão de informações. Indicadores de desempenho operacional: uso de informações coletadas pelas máquinas para obtenção de eficiências e capacidades de campo. Identificação de tempos perdidos, velocidades e ajustes inadequados. Desempenho de operadores e desempenho das máquinas. Desempenho da lavoura e sua relação com o desempenho de máquinas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão realizadas avaliações escritas em função das unidades de conteúdo; Seminários serão realizados no início das aulas em dias intercalados aos das avaliações; A média final será composta pela média aritmética das avaliações e seminários.
Critério
O aluno deverá atingir a média igual ou maior que 5,00 (cinco) para ser considerado aprovado.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BALASTREIRE, L.A. Máquinas Agrícolas. Editora Manole Ltda. 1a. Ed. S. Paulo, 1987. 307p.
CANALE, A.C. Automobilístico: Dinâmica e desempenho. Erica, São Paulo, 1989, 125 p.
GADANHA JR., C.D.; MOLIN, J.P.; COELHO, J.L.D.; YAHN, C.H.; TOMIMORI, S.M.A.W. Máquinas e implementos agrícolas do Brasil. São Paulo, NSI-MA/CIENTEC, 1991. 468p.
MIALHE, L.G. Máquinas agrícolas: Ensaios & Certificação. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1996.
MIALHE, L.G. Manual de mecanização agrícola. Ceres, São Paulo, 1974. 301 p.
WITNEY, B. Choosing and using farm machines. Longman. 1988. 412 p.
RIPOLI, T.C.C. e RIPOLI, M. L. C. Biomassa de cana-de-açúcar: colheita, energia e ambiente. Piracicaba; T.C.C. Ripoli; 2004. 302p.
RIPOLI, T.C.C. et al. Plantio de cana-de-açúcar: estado da arte. Piracicaba: T.C.C. Ripoli, 2007. 108p.
 

Clique para consultar os requisitos para LEB0466

Clique para consultar o oferecimento para LEB0466

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP