Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Engenharia de Biossistemas
 
Disciplina: LEB0472 - Hidráulica
Hydraulics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A Mecânica dos Fluídos é a Ciência que trata dos princípios e das leis que regem o comportamento dos fluídos, tanto em repouso, por intermédio das leis da Hidrostática, quanto em movimento, mediante as leis da Hidrodinâmica. O seu conhecimento é, portanto, essencial para que se possa condicionar esse comportamento por meio de normas técnicas de Engenharia. A Hidráulica é o ramo da Engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar a água, exercendo assim controle ou utilização da mesma, aplicando as leis da Mecânica dos Fluídos. Esse manejo da água será bem sucedido desde que o engenheiro possa planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas. Assim, o lecionamento dessa disciplina tem o propósito de dar ao aluno os conhecimentos básicos da Hidráulica e das técnicas essenciais da Engenharia, a fim de que, como profissional, possa realizar os itens necessários ao manejo e aos projetos hidráulicos relacionados aos recursos hídricos, para todos os fins dentro do campo da Engenharia Agronômica e Florestal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
711726 - Fernando Campos Mendonça
1286078 - Patricia Angélica Alves Marques
57293 - Rubens Duarte Coelho
52753 - Sergio Nascimento Duarte
 
Programa Resumido
Hidrostática. Hidrodinâmica. Condutos forçados e adutoras por gravidade. Sistemas de distribuição de água. Bombas e sistemas de recalque. Condutos livres (Canais). Hidrometria.
 
Fluid Properties; Hydrostatic; Hydrodynamic; Pressurized Flow; Gravitational Flow; Water distribution systems; Pumps and pumping systems; Open Channel Flow; Hydrometry.
 
 
Programa
O programa de Hidráulica abrange os módulos apresentados a seguir, desenvolvidos em aulas teórico-práticas. As práticas consistem de cálculos e dimensionamentos, além de demonstrações e utilização de instrumental no Laboratório de Hidráulica: Estática dos fluídos, estudo das pressões nos fluídos, estudo das forças atuantes sobre superfícies e corpos imersos. Dinâmica dos fluídos, equação da Continuidade, equação de Bernoulli, aplicações no escoamento dos fluídos. Condutos forçados (Canalizações), propriedades, perdas de carga e adutoras por gravidade. Sistemas de distribuição, dimensionamentos. Bombas hidráulicas, tipos, classificação, princípios de funcionamento, curvas características de operação, escolha de bombas, limites de sucção. Sistemas de recalque, acessórios, golpe de Aríete. Instalação e operação dos sistemas, dimensionamentos. Condutos Livres (Canais), propriedades, sistemas e dimensionamentos. Hidrometria, estudo e aplicação dos principais métodos e instrumentos para a medida de velocidade e da vazão em canais e em canalizações. Novas tecnologias aplicadas à Hidráulica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Até três provas teórico-práticas, seguindo o desenvolvimento do programa, podendo ainda ser computadas notas de trabalhos.
Critério
A nota final corresponde à média ponderada das provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
O sistema de recuperação é baseado em uma única prova teórico-prática, com a matéria toda do semestre, sendo a média final calculada de acordo com a resolução COG-3583 de 29/09/89.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: AZEVEDO NETO, J.M. et alii Manual de Hidráulica. 9ª edição, E. Edgard Blücher. São Paulo. 2015. 632p. BOTREL, T. A. ; MEDONÇA, F.C. ; BOMBARDELLI, W. W. A. ; ALMEIDA, A. M. ; BARROS, T. H. S. ; CAMARGO, A. P. . Hidrabook. 1. ed. Piracicaba: ESALQ/USP, 2016. v. 1. 80p. LENCASTRE, M. Manual de Hidráulica Geral, E. Blücher/USP, 1972. PERES, J.G.. Hidráulica Agrícola, 2008. Araras, SP: UFSCAR, 377 p. Literatura Complementar: CETESB. Bombas e Sistemas de Recalque. São Paulo, 1974. MAC INTYRE, A.S. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro, E. Guanabara - Dois, 1980. PORTO, R.M.. Hidráulica Básica, 4ª ed, São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, USP, 2006. 519 p. VENNARD, J.K. & STREET, R.L. Elementos de Mecânica dos Fluídos. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara - Dois, 1978.
 

Clique para consultar os requisitos para LEB0472

Clique para consultar o oferecimento para LEB0472

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP