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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0114 - Introdução aos Estudos da Educação
Introduction to research in education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina introduz o licenciando na Programa de Licenciatura e almeja esclarecê-lo e incentivá-lo para a carreira docente abordando, para isso, os principais pressupostos educacionais. A ênfase da introdução está nos aspectos psicológicos e sociais do ato de educar. O uso adequado da linguagem (oral e escrita) no processo de socialização e o construção do saber, também compõem os objetivos que são necessários a reflexão da prática pedagógica. Desenvolver atividades de Prática como Componentes Curriculares (PCC).Como resultado de desenvolvimento da disciplina marcado pela apresentação de conteúdo, debates e reflexões, os alunos deverão estar aptos a:
a) Apresentar a diferenciação entre a educação formal e não formal, explicitando as especificidades dos diferentes locus de divulgação e construção do conhecimento. b) Indicar os pressupostos básicos do pensamento freiriano e sua importância para a reflexão sobre a educação escolar, em específico, a educação escolar brasileira. c) Apresentar os pressupostos nortearam o pensamento da relação e sociedade com ênfase nos pressupostos reprodutivistas e contra-reprodutivistas. d) Indicar como Jean Piaget e Paulo Freire concebiam a educação como espaço para a construção e exercício da autonomia. e) realizar a análise de textos considerando os paradigmas do consenso e do conflito na apresentação dos autores. f) produzir textos argumentativos considerando a necessidade de coerência interna. g) identificar as principais revistas e locais de divulgação de artigos científicos disponíveis na mídia impressa e não impressa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
 
Programa Resumido
Compreensão dos motivos e consequências do fracasso de alunos na escola e a necessidade de oferecer uma escola de qualidade para todos, que valorize a cidadania, a inclusão das camadas populares e os conhecimentos básicos necessários à vida em sociedade, ao trabalho e a manutenção de valores e ideais democráticos. Viagens didáticas para aprimoramento do ensino passado aos alunos em sala. A linguagem como elemento imprescindível no processo de educação: a importância de sua expressão oral e escrita.
 
Understanding the reasons and consequences of student failure at school and the need to offer a quality school for all, which values ​​citizenship, the inclusion of popular classes and the basic knowledge necessary for life in society, work and maintenance of values and democratic ideals. Didactic trips to improve the teaching given to students in the classroom. Language as an essential element in the education process: the importance of its oral and written expression.
 
 
Programa
Breve histórico do processo de Educação escolar e não escolar.Relação entre o espaço escolar e construção do pensamento autônomo. O pensamento de Paulo Freire no processo de Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as orientações norteadoras do fazer pedagógico. Análise de textos considerando a coerência interna expressa ou não pelo autor. Produção de textos considerando os elementos essenciais de uma redação e que contemple a organização de argumentos e indique sua coerência interna. Realização de consulta a bases de divulgação científica considerando a mídia escrita e não escrita. Entrevistas realizadas pelos licenciandos nas atividades de Prática como Componentes Curriculares- PCC (20h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação de atividades programadas. 2. Apresentação de seminários. 3. Avaliação Conceitual (Prova escrita) e 4. Auto avaliação.
Critério
Atividades programadas (peso: 1); seminários (peso: 4); avaliação conceitual (peso: 5) e auto avaliação (peso: 5). A média final será resultado da soma total da pontuação nas respectivas atividades de avaliação e sua divisão por quinze (15).
Norma de Recuperação
Uma prova sobre todo material estudado no semestre.
 
Bibliografia
     
ABRAMOWICZ, M. Avaliação e progressão continuada: subsídios para uma reflexão. In: Formação do educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. v. 4.BICUDO, M. A. V. e SILVA Jr, C. A. São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p. 155-164.
ARANHA, M.L.A. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna, 1989.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Círculo do livro, 1992. Coleção Primeiros Passos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v.1. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. v.8. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. 17ª ed. São Paulo, Ática, 2007.
FREIRE, P. Educação e mudança. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Ed. Paz e Terra, 37a. ed, 2008.
GOMES, J. V. Socialização primária: tarefa familiar? Cad. Pesq., São Paulo, n. 91, p. 54-61, 1994.
KAMII, C. e DECLARK, G. Autonomia como finalidade da educação (segundo Piaget). In: KAMII, C. e DECLARK, G. Reinventando a aritmética. Campinas: Papirus, 1985. 
KOCH, I.G.V. e ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MORAIS, R. de. Entre a jaula de aula e o picadeiro de aula. In: MORAIS, R. de (Org.). Sala de aula: que espaço é este? 7 ed. Campinas: Papirus, 1994, p. 17-29.
NÓVOA, A. Relação escola- Sociedade: “novas respostas para um velho problema”. In: BARBOSA, R. L. L. III Congresso Paulista sobre a Formação de Educadores. Águas de São Pedro: UNESP, 1994.
PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. In: PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. 3 ed. São Paulo: Casa do psicólogo, 1997, p. 281-296.  
PIAGET, J. Para onde vai a educação? 13 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
RIBEIRO, S. da C. A pedagogia da repetência. Estudos Avançados, v. 12, n. 5, 1991, p. 7-21.
SERBINO, R. V. e GRANDE, M. A. R. de L. (Orgs). A escola e seus alunos: estudos sobre a diversidade cultural. São Paulo: Ed. UNESP, 1995.

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes e professores das Escolas de Educação básica e Ensino Técnico.
Objetivos da atividade
Apresentar temas de interesse da comunidade de forma a contribuir com a discussão nas escolas.
Descrição da atividade
A promoção de palestras temáticas que podem ser abertas à comunidade e que devem ser conduzidas pelos discentes.
Indicadores de avaliação da atividade
número de professores e estudantes que participam da atividade.

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