A disciplina introduz o licenciando na Programa de Licenciatura e almeja esclarecê-lo e incentivá-lo para a carreira docente abordando, para isso, os principais pressupostos educacionais. A ênfase da introdução está nos aspectos psicológicos e sociais do ato de educar. O uso adequado da linguagem (oral e escrita) no processo de socialização e o construção do saber, também compõem os objetivos que são necessários a reflexão da prática pedagógica. Desenvolver atividades de Prática como Componentes Curriculares (PCC).Como resultado de desenvolvimento da disciplina marcado pela apresentação de conteúdo, debates e reflexões, os alunos deverão estar aptos a: a) Apresentar a diferenciação entre a educação formal e não formal, explicitando as especificidades dos diferentes locus de divulgação e construção do conhecimento. b) Indicar os pressupostos básicos do pensamento freiriano e sua importância para a reflexão sobre a educação escolar, em específico, a educação escolar brasileira. c) Apresentar os pressupostos nortearam o pensamento da relação e sociedade com ênfase nos pressupostos reprodutivistas e contra-reprodutivistas. d) Indicar como Jean Piaget e Paulo Freire concebiam a educação como espaço para a construção e exercício da autonomia. e) realizar a análise de textos considerando os paradigmas do consenso e do conflito na apresentação dos autores. f) produzir textos argumentativos considerando a necessidade de coerência interna. g) identificar as principais revistas e locais de divulgação de artigos científicos disponíveis na mídia impressa e não impressa.
Compreensão dos motivos e consequências do fracasso de alunos na escola e a necessidade de oferecer uma escola de qualidade para todos, que valorize a cidadania, a inclusão das camadas populares e os conhecimentos básicos necessários à vida em sociedade, ao trabalho e a manutenção de valores e ideais democráticos. Viagens didáticas para aprimoramento do ensino passado aos alunos em sala. A linguagem como elemento imprescindível no processo de educação: a importância de sua expressão oral e escrita.
Breve histórico do processo de Educação escolar e não escolar.Relação entre o espaço escolar e construção do pensamento autônomo. O pensamento de Paulo Freire no processo de Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as orientações norteadoras do fazer pedagógico. Análise de textos considerando a coerência interna expressa ou não pelo autor. Produção de textos considerando os elementos essenciais de uma redação e que contemple a organização de argumentos e indique sua coerência interna. Realização de consulta a bases de divulgação científica considerando a mídia escrita e não escrita. Entrevistas realizadas pelos licenciandos nas atividades de Prática como Componentes Curriculares- PCC (20h).
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