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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0114 - Introdução aos Estudos da Educação
Introduction to research in education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
A disciplina introduz o licenciando na Programa de Licenciatura e almeja esclarecê-lo e incentivá-lo para a carreira docente abordando, para isso, os principais pressupostos educacionais. A ênfase da introdução está nos aspectos psicológicos e sociais do ato de educar. O uso adequado da linguagem (oral e escrita) no processo de socialização e o construção do saber, também compõem os objetivos que são necessários a reflexão da prática pedagógica. Desenvolver atividades de Prática como Componentes Curriculares (PCC).Como resultado de desenvolvimento da disciplina marcado pela apresentação de conteúdo, debates e reflexões, os alunos deverão estar aptos a:
a) Apresentar a diferenciação entre a educação formal e não formal, explicitando as especificidades dos diferentes locus de divulgação e construção do conhecimento. b) Indicar os pressupostos básicos do pensamento freiriano e sua importância para a reflexão sobre a educação escolar, em específico, a educação escolar brasileira. c) Apresentar os pressupostos nortearam o pensamento da relação e sociedade com ênfase nos pressupostos reprodutivistas e contra-reprodutivistas. d) Indicar como Jean Piaget e Paulo Freire concebiam a educação como espaço para a construção e exercício da autonomia. e) realizar a análise de textos considerando os paradigmas do consenso e do conflito na apresentação dos autores. f) produzir textos argumentativos considerando a necessidade de coerência interna. g) identificar as principais revistas e locais de divulgação de artigos científicos disponíveis na mídia impressa e não impressa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
 
Programa Resumido
Compreensão dos motivos e consequências do fracasso de alunos na escola e a necessidade de oferecer uma escola de qualidade para todos, que valorize a cidadania, a inclusão das camadas populares e os conhecimentos básicos necessários à vida em sociedade, ao trabalho e a manutenção de valores e ideais democráticos. A linguagem como elemento imprescindível no processo de educação: a importância de sua expressão oral e escrita.
 
Understanding the reasons and consequences of student failure in school and the importance of offering a quality school for all, that values ​​citizenship, inclusion of the lower classes and the skills necessary for life in society, labor and maintenance of values ​​and democratic ideals.
 
 
Programa
Breve histórico do processo de Educação escolar e não escolar.Relação entre o espaço escolar e construção do pensamento autônomo. O pensamento de Paulo Freire no processo de Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as orientações norteadoras do fazer pedagógico. Análise de textos considerando a coerência interna expressa ou não pelo autor. Produção de textos considerando os elementos essenciais de uma redação e que contemple a organização de argumentos e indique sua coerência interna. Realização de consulta a bases de divulgação científica considerando a mídia escrita e não escrita.Entrevistas realizadas pelos licenciandos nas atividades de Prática como Componentes Curriculares- PCC (60h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação de atividades programadas. 2. Apresentação de seminários. 3. Avaliação Conceitual (Prova escrita) e 4. Auto avaliação.
Critério
Atividades programadas (peso: 1); seminários (peso: 4); avaliação conceitual (peso: 5) e auto avaliação (peso: 5). A média final será resultado da soma total da pontuação nas respectivas atividades de avaliação e sua divisão por quinze (15).
Norma de Recuperação
Uma prova sobre todo material estudado no semestre.
 
Bibliografia
     
ABRAMOWICZ, M. Avaliação e progressão continuada: subsídios para uma reflexão. In: Formação do educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. v. 4.BICUDO, M. A. V. e SILVA Jr, C. A. São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p. 155-164.
ARANHA, M.L.A. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna, 1989.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Círculo do livro, 1992. Coleção Primeiros Passos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v.1. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. v.8. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. 17ª ed. São Paulo, Ática, 2007.
FREIRE, P. Educação e mudança. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Ed. Paz e Terra, 37a. ed, 2008.
GOMES, J. V. Socialização primária: tarefa familiar? Cad. Pesq., São Paulo, n. 91, p. 54-61, 1994.
KAMII, C. e DECLARK, G. Autonomia como finalidade da educação (segundo Piaget). In: KAMII, C. e DECLARK, G. Reinventando a aritmética. Campinas: Papirus, 1985. 
KOCH, I.G.V. e ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MORAIS, R. de. Entre a jaula de aula e o picadeiro de aula. In: MORAIS, R. de (Org.). Sala de aula: que espaço é este? 7 ed. Campinas: Papirus, 1994, p. 17-29.
NÓVOA, A. Relação escola- Sociedade: “novas respostas para um velho problema”. In: BARBOSA, R. L. L. III Congresso Paulista sobre a Formação de Educadores. Águas de São Pedro: UNESP, 1994.
PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. In: PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. 3 ed. São Paulo: Casa do psicólogo, 1997, p. 281-296.  
PIAGET, J. Para onde vai a educação? 13 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
RIBEIRO, S. da C. A pedagogia da repetência. Estudos Avançados, v. 12, n. 5, 1991, p. 7-21.
SERBINO, R. V. e GRANDE, M. A. R. de L. (Orgs). A escola e seus alunos: estudos sobre a diversidade cultural. São Paulo: Ed. UNESP, 1995.

 

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