Pretende-se levar o aluno a:1. Compreender e explicar o que é ciência, metodologia de pesquisa e pesquisa científica2. Analisar e discutir a metodologia e suas diversas etapas2. Elaborar e apresentar um trabalho de iniciação científica
- O que é ciência.- O que é metodologia de pesquisa científica.- O que é pesquisa científica.- A metodologia da pesquisa científica.- Elaboração e apresentação de um trabalho de iniciação à pesquisa científica.
1)problemas de história da ciência: Conhecimento mítico X conhecimento racional; A ciência da Antiguidade; a contribuição da Renascença; a Revolução Científica do século XVII: fundação da ciência moderna; O problema da objetividade e do rigor científico: conhecimento seguro, correto, verdadeiro, neutro, universal; Relação conhecimento/realidade; O problema do século XX; O problema da objetividade em ciências sociais; Outras formas de conhecimento: senso comum, etc. 2) Problemas de metodologia da ciência: O objetivo de pesquisa científica; O problema de investigação; As hipóteses de pesquisa; Leis e teorias; Noções e conceitos; O problema da experimentação e do teste de hipóteses 3) A elaboração de um projeto de pesquisa: Escolha do tema, delimitação do objeto, formulação do problema e hipóteses; Revisão bibliográfica; Coleta e interpretação de dados; Diferenças entre pesquisa de campo, pesquisa de laboratório e pesquisa bibliográfica; redação de textos científicos; Normas de citação.
7. BIBLIOGRAFIACARVALHO, M. C. M. de. 1988. Construindo o Saber Técnicas de metodologia científica. Campinas, Papirus. CASTRO, C. M.. 1981. A Prática da Pesquisa. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil. ________. 1980. Estrutura e Apresentação de Publicações Científicas. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil. CHALMERS, A . F. 1995. O que é a Ciência Afinal? São Paulo, Brasiliense. ________. A Fabricação da Ciência. São Paulo, UNESP. FEITOSA, V. C. 1991. Redação de Textos Científicos. Campinas, Papirus. FOUREZ, G. 1995. A Construção das Ciências Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo, UNESP. FREIRE-MAIA, N. 1991. A Ciência por Dentro. Petrópolis, Vozes. DEMO, Pedro. 1990. Pesquisa princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez. IDE, Pascal. 1997. A Arte de Pensar. São Paulo, Martins fontes. GIL, Antonio Carlos. 1988. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, Atlas. LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E.D.A. 1986. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, E.P.U. THIOLLENT, M. 1986. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo, Cortez.