Pretende-se levar o aluno a:1) Compreender e explicar o que é História Ambiental como modalidade teórico-metodológica; 2) Compreender que sociedade e natureza são construídos historicamente e não fenômenos universais e atemporais; 3) Compreender como muitos dos problemas que são colocados hoje mediante preocupações ambientais estão relacionados à forma como se construiu historicamente a relação entre homem e natureza no Brasil.
História do agro e do desmatamento; História dos conhecimentos e visões sobre o mundo natural; História das leis e posturas em relação ao meio ambiente.
1) Questões metodológicas: O que é história ambiental; 2) Período colonial: História do agro e do desmatamento, relacionada ao “sentido” inicial da colonização; Os cronistas e a visão de natureza predominante; A Época Pombalina e a introdução das ciências naturais;3) Período imperial: A presença dos naturalistas no Brasil e a visão de natureza correlata; As novas sensibilidades: a construção de jardins botânicos, parques públicos, preocupações preservacionistas; as sensibilidades românticas; A construção de cidades, o crescimento urbano e seus impactos; A introdução de máquinas na agricultura, o fim do trabalho escravo e as modificações na agricultura; 4) O período republicano: A industrialização e seus impactos; O higienismo; O período Vargas e a criação dos primeiros parques nacionais como áreas de preservação; O período da ditadura e a Revolução Verde na agricultura
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