• Possibilitar ao estudante e futuro profissional em Administração o reconhecimento das relações e interdependência entre a Sociologia e a Administração; • Fornecer base conceitual e metodológico da Sociologia como requisitos fundamentais para a compreensão das relações humanas no âmbito dos diversos tipos de organizações sociais; • Possibilitar a compreensão da complexidade da realidade social, mediante uma postura reflexiva e crítica no sentido de contribuir para um mundo mais humano e solidário; • Identificar as características e as especificidades das organizações formais e informais; • Identificar e analisar a função e os efeitos da burocracia nas organizações sociais; • Identificar e analisar os diversos tipos de organização a partir de conceitos fundamentais como poder, dominação, classe social, democracia e cooperação; • Identificar as mudanças ocorridas nas estruturas organizacionais na contemporaneidade; • Reconhecer os efeitos da especificidade da cultura brasileira nas suas formas de organização.
Os conceitos básicos da Sociologia aplicados à Administração. A função social da empresa na comunidade. Macro análise sociológica: as relações dos fornecedores, empresas, mercados concorrente e consumidor. Microanálise sociológica: identificação, características e e análises dos grupos que compõem formais e informais na empresa. A análise da estrutura e clima organizacional na empresa. O estudo da burocracia e da administração por objetivos. A participação dos grupos da empresa no planejamento, implementação, controle, avaliação e feedback dos novos modelos de gestão empresarial:reengenharia organizacional, qualidade total, teoria de restrições e aplicabilidade das normas de qualidade da ISSO 9000, 10000, 14000 e 18000. Aplicabilidade de técnicas intergrupos e intragrupos no planejamento e execução da prática operacional da empresa.
A Sociologia como ciência. Sociologia e Sociedade- A emergência do pensamento sociológico - Características da sociedade moderna. Conceitos básicos da Sociologia aplicados à Administração. Conceitos fundamentais da Sociologia Clássica. Escolas e abordagens sociológicas a partir da expansão capitalista. Contribuições sociológicas para o entendimento das organizações sociais. Cultura organizacional, burocracia, poder, identidade, globalização. Sociologia e Administração no contexto social brasileiro.
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