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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0208 - Marketing I
Marketing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Caracterização do conceito e do papel do marketing nas organizações e na sociedade. Apresentar o as funções estratégicas e táticas do marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing. Capacitar o aluno na elaboração e na avaliação de um plano de marketing .Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios atuais do marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing: conceito e elementos formadores. Sistemas Mercadológicos. Decisões Estratégicas e Táticas de Marketing. Papel crítico do marketing numa sociedade globalizada.
 
Marketing: concepts and elements formed. Marketing system. Strategic Decisions and Marketing Tatics. Critical role of marketing in a global society.
 
 
Programa
Conceitos Básicos e Visão Sistêmica do Marketing. Sistema de Informação e Pesquisa de Marketing. Mensuração e Previsão da Demanda. Análise de Mercados Consumidores. Segmentação de Mercado. Diferenciação e Posicionamento da Marca. Produtos e Serviços. Preços. Canais de Marketing. Comunicação Integrada de Marketing. Comunicação de Massa. Comunicação Pessoal. Marketing Global.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A)
Critério
Nota final = 3P1 + 3P2 + 1,5A + 2,5T
____________________ maior ou igual a 5
10
O trabalho final do curso é um plano de marketing aplicado e proposto para uma organização ou produto qualquer. Será elaborado em grupo de no máximo seis alunos ao longo do curso à medida que os conteúdos forem abordados. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades a distância que também deverão compor a avaliação.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William, Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.BOONE, Louis E & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.). Rio de Janeiro. LTC. 1998. CHURCHILL Jr, Gilbert A & Peter, J. Paulo. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2005. COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001. ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 ed., São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Management. 14th ed., Pearson Education Inc., 2012. McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997. NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999. RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill, 99/00. Serão apresentados durante o curso, artigos, “Papers”, sites de internet e livros mais recentes.
 

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