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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0208 - Marketing I
Marketing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Caracterização do conceito e do papel do marketing nas organizações e na sociedade. Apresentar o as funções estratégicas e táticas do marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing. Capacitar o aluno na elaboração e na avaliação de um plano de marketing .Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios atuais do marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing: conceito e elementos formadores. Sistemas Mercadológicos. Decisões Estratégicas e Táticas de Marketing. Papel crítico do marketing numa sociedade globalizada.
 
Marketing: concepts and elements formed. Marketing system. Strategic Decisions and Marketing Tatics. Critical role of marketing in a global society.
 
 
Programa
Conceitos Básicos e Visão Sistêmica do Marketing. Sistema de Informação e Pesquisa de Marketing. Mensuração e Previsão da Demanda. Análise de Mercados Consumidores. Segmentação de Mercado. Diferenciação e Posicionamento da Marca. Produtos e Serviços. Preços. Canais de Marketing. Comunicação Integrada de Marketing. Comunicação de Massa. Comunicação Pessoal. Marketing Global.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A)
Critério
Nota final = (3P1 + 3P2 + 2A + 2T) / 10 maior ou igual a 5 O trabalho final do curso é um plano de marketing aplicado e proposto para uma organização ou produto qualquer. Será elaborado em grupo de no máximo seis alunos ao longo do curso à medida que os conteúdos forem abordados. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades a distância que também deverão compor a avaliação.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Livro texto: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing.  São Paulo: Pearson Education do Brasil, 15 ed., 2018, 986p.
CHURCHILL Jr, Gilbert A; Peter, J. Paulo. Marketing: criando valor para os clientes. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 
Disponível em: [http://www.desafioonline.com.br/wp-content/uploads/artigo1-segmentacao-produtores-estilo-de-vida.pdf]
GREWAL, Dhruv; LEVY, Michael. Marketing. 4ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. 512 p.
HABERLI JÚNIOR, Caetano; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. Segmentação de produtores rurais baseada em estilo de vida: uma aplicação no mercado de fertilizantes. Desafio Online, v.2, p.580 - 602, 2014.
HAIR JR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. 3ed. São Paulo: McGrawHill e Bookman, 2014.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208p.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2013. 456p.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 800p.
MASHORCA, Kelly Soffner; SPERS, Eduardo Eugênio; VETUCCI, Juliana de Proença; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro. A beleza e a vaidade em relação a novos tipos de alimentos: um estudo sobre o mercado de nutricosméticos. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v.15, p.401-417, 2016. Disponível em: [http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/3324/pdf_273]
OLIVEIRA, R.O.; SPERS, Eduardo Eugênio. Brand equity in agribusiness: brazilian consumer perceptions of pork products. RAE. Revista de Administração de Empresas, v.58, p.365 - 379, 2018. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/rae/v58n4/0034-7590-rae-58-04-0365.pdf]
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SANTOS, M. J. M.; SPERS, E. E.; PONCHIO, Mateus Canniatti; ROCHA, Thelma Valéria. Heurísticas no consumo de serviços de educação superior. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v.9, p.36 - 61, 2010. Disponível em:  [http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2143/1685]
SILVA, Leonardo Aureliano; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio; HAGIHARA, Ana Cláudia Tachibana; CARVALHO, Luiz Gonzaga Assumpção. Crowding, Desconto Promocional e Privacidade do Consumidor em Restaurantes. International Journal Business Marketing, v.4, p.30-40, 2019. Disponível em: [http://www.ijbmkt.org/index.php/ijbmkt/article/view/128/100]
SPERS, Eduardo Eugênio; SAES, Maria Sylvia Macchione; SOUZA, Maria Célia Martins de. Análise das preferências do consumidor brasileiro de café: um estudo exploratório dos mercados de São Paulo e Belo Horizonte. RAUSP. Revista de Administração, v.39, p.53 - 61, 2004. 
SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio; ZYLBERSZTAJN, Decio; GIORDANO, Samuel Ribeiro; VITA, Christiane Leles Rezende de; NOGUEIRA, Antonio Carlos Lima. Possibilidades de diferenciação na produção de café e o comportamento do consumidor. Cadernos Universidade do Café, v.8, p.4 - 52, 2016.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2ed.São Paulo: Saraiva, 2013. 816p.
ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014. 664p.
 

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