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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0209 - Comunicação e Educação
Communication and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver habilidades e competências comunicativas. 2. Desenvolver reflexões sobre a prática dialógica e participativa na sala de aula. 3. Aprofundar conhecimentos e desenvolver pensamento crítico quanto ao emprego das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na educação e no movimentoCTSA (Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade). 4  Desenvolver percepção crítica acerca das mídias e sua influência na sociedade e na cultura. 5. Desenvolver reflexões acerca do papel e postura do professor perante as mídias e das TICs. 6. Desenvolver experiência prática como componente curricular envolvendo a apropriação das TICs pensando seu emprego em contextos educativos e formativos, por meio da produção de um vídeo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
7785642 - Taitiâny Karita Bonzanini Minetto
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
Pensamento pedagógico. Pedagogia da comunicação. Tecnologias da comunicação e Educação. Mídia, TICs, CTSA e educação. Leitura crítica da comunicação e.Atividades diversificadas em comunicação para contemplar a prática como componente curricular. 
 
Unit I – Communication, education and the pedagogic thinking. Unit II – Transitions Theory, ICT’s and education. Unit III – Critical review of the mídia. Unit IV – Educommunication and projects development.
 
 
Programa
Unidade I - Evolução sócio-histórica das idéias pedagógicas e práticas educativas dialógicas. Comunicação e Educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências.Unidade II – Meios de comunicação e sua influência na educação e o desenvolvimento das tecnologias da informação. Unidade III- Mídia, TICs, CTSAe Educação: Leitura crítica da comunicação Unidade IV - Prática como componente curricular por meio do desenvolvimento de um projeto de comunicação aplicado à educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Uma prova escrita, seminários em aula e trabalhos.
Critério
Média ponderada entre as notas.
Norma de Recuperação
Prova sobre o conteúdo estudado.
 
Bibliografia
     
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