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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0209 - Comunicação e Educação
Communication and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver habilidades e competências comunicativas. 2. Desenvolver reflexões sobre a prática dialógica e participativa na sala de aula. 3. Aprofundar conhecimentos e desenvolver pensamento crítico quanto ao emprego das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na educação e no movimentoCTSA (Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade). 4 Desenvolver percepção crítica acerca das mídias e sua influência na sociedade e na cultura. 5. Desenvolver reflexões acerca do papel e postura do professor perante as mídias e das TICs. 6. Desenvolver experiência prática como componente curricular envolvendo a apropriação das TICs pensando seu emprego em contextos educativos e formativos, por meio da produção de um vídeo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
7785642 - Taitiâny Karita Bonzanini
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
Pensamento pedagógico. Pedagogia da comunicação. Tecnologias da comunicação e Educação. Mídia, TICs, CTSA e educação. Leitura crítica da comunicação e.Atividades diversificadas em comunicação para contemplar a prática como componente curricular.
 
Unit I – Communication, education and the pedagogic thinking. Unit II – Transitions Theory, ICT’s and education. Unit III – Critical review of the mídia. Unit IV – Educommunication and projects development.
 
 
Programa
Unidade I - Evolução sócio-histórica das idéias pedagógicas e práticas educativas dialógicas. Comunicação e Educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências.Unidade II – Meios de comunicação e sua influência na educação e o desenvolvimento das tecnologias da informação. Unidade III- Mídia, TICs, CTSAe Educação: Leitura crítica da comunicação Unidade IV - Prática como componente curricular por meio do desenvolvimento de um projeto de comunicação aplicado à educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Uma prova escrita, seminários em aula e trabalhos.
Critério
Média ponderada entre as notas.
Norma de Recuperação
Prova sobre o conteúdo estudado.
 
Bibliografia
     
BELLONI, M. L.O que é mídia-educação.Editora: Autores Associados, 2001, 100p. BERLO, D.K. O processo de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997. FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. 17ª ed. São Paulo, Ática, 2007. FREIRE, P. Extensão ou comunicação?Trad. de RD. Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 93 p. GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas.São Paulo: ed. Ática, 1999. KOCH, I.G.V. e ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010. CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHAUI, M. Simulacro e poder. Uma análise da mídia. São Paulo: editoria Fundação Perseu Abramo, 2006. CITELLI, A. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ed. Ática, 1995. DANIEL, T.M. Televisão e comunicação científica. Campinas, 1995. Dissertação (M.S.) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 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In http://www.fboms.org.br/ongsbrasil/rio+10/ tratados/consumo.htm. TRASFERETTI, J.. Filosofia, ética e mídia. Campinas: Ed. Alínea, 2001. WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala. São Paulo: Vozes, 1986.
 

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