Ao final da disciplina os alunos deverão: 1. Conhecer elementos da constituição histórica da ciência; 2. Reconhecer a existência de conhecimentos rivais, científicos e tradicionais, bem como suas principais características; 3. Diferenciar ciência normal de ciência revolucionária; 4. Compreender as interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Ser capazes de empregar alguns métodos e técnicas de pesquisa; 6. Conhecer as características do trabalho científico e os princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 7. Conhecer princípios éticos da comunicação em ciências; 8. Entender o funcionamento básico das agências de fomento à pesquisa; 9. Conhecer as principais fontes de informação científica; 10. Conhecer técnicas de busca e seleção de informações científicas 11. Demonstrar capacidade de análise crítica e síntese de textos; 12. Conhecer normas para referência bibliográficas; 13. Ser capazes de redigir resumos e textos de divulgação técnico-científicos; 14) Conhecer alguns métodos de pesquisa recentes e ou inovativos.
Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos rivais, científicos e tradicionais; 3. Ciência normal de ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Características do trabalho científico, princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6. Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Financiamento à pesquisa. 8. Ferramentas de busca de artigos científicos em bancos de dados bibliográficos: ISI Web of Science, Dedalus, outras bases 9. Critérios de seleção de textos científicos 10. Análise crítica de textos: estrutura, informações essenciais, metodologia, apresentação gráfica de resultados, apresentação de tabelas, conclusões; 11. Referências bibliográficas e normas técnicas 12. Redação de resumo; 13. Princípios éticos da redação científica; 14. Métodos e técnicas de pesquisa recentes e ou inovativos.
1. Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos rivais, científicos e tradicionais; 3. Ciência normal de ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Características do trabalho científico e princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6.Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Financiamento à pesquisa; 8. Princípios éticos da redação científica; 9. Ferramentas de busca de artigos científicos em bancos de dados bibliográficos: ISI Web of Science, Dedalus, e outras bases; 10. Critérios de seleção de textos científicos 11. Análise crítica de textos: estrutura, informações essenciais, metodologia, apresentação gráfica de resultados, apresentação de tabelas, conclusões; 12. Referências bibliográficas e normas técnicas; 13. Redação de resumo; 14. Métodos e técnicas recentes e ou inovativas de pesquisa.
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NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ______. NBR 6034: Informação e Documentação – Índice – Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. 4 p. ______. NBR 15287: Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2005. 6 p. ______. NBR 14724: Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. ______. NBR 6027: Informação e Documentação – Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012. 3 p. BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3ª ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 1994. BAUMAN, Z. Hermenêutica e ciência social. São Paulo: Editora Unesp, 2022. 358 p. CAMPA, A.; PESSOA Jr., A.; YAGUI, C.O.R.; ONG, T. Disciplina 0900100: Informação Científica. São Paulo: USP, FCF, 2008. 35 p. CARVALHO, A.M. et al. 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