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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0216 - Conhecimento e Pesquisa
Knowledge and Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina os alunos deverão:
1. Conhecer elementos da constituição histórica da ciência; 2. Reconhecer a existência de conhecimentos rivais, científicos e tradicionais, bem como suas principais características; 3. Diferenciar ciência normal de ciência revolucionária; 4. Compreender as interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Ser capazes de empregar alguns métodos e técnicas de pesquisa; 6. Conhecer as características do trabalho científico e os princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 7. Conhecer princípios éticos da comunicação em ciências; 8. Entender o funcionamento básico das agências de fomento à pesquisa; 9. Conhecer as principais fontes de informação científica; 10. Conhecer técnicas de busca e seleção de informações científicas 11. Demonstrar capacidade de análise crítica e síntese de textos; 12. Conhecer normas para referência bibliográficas; 13. Ser capazes de redigir resumos e textos de divulgação técnico-científicos; 14) Conhecer alguns métodos de pesquisa recentes e ou inovativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
325635 - Antonio Ribeiro de Almeida Junior
 
Programa Resumido
Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos rivais, científicos e tradicionais; 3. Ciência normal de ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Características do trabalho científico, princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6. Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Financiamento à pesquisa. 8. Ferramentas de busca de artigos científicos em bancos de dados bibliográficos: ISI Web of Science, Dedalus, outras bases 9. Critérios de seleção de textos científicos 10. Análise crítica de textos: estrutura, informações essenciais, metodologia, apresentação gráfica de resultados, apresentação de tabelas, conclusões; 11. Referências bibliográficas e normas técnicas 12. Redação de resumo; 13. Princípios éticos da redação científica; 14. Métodos e técnicas de pesquisa recentes e ou inovativos.
 
Historical constitution of science; rival knowledge, scientific and traditional; normal and revolutionary science; interactions and differences between qualitative and quantitative research, induction and deduction; research projects principles; research methods and techniques; research funding; Scientific information and literature searching; Search tools of scientific articles on bibliographic databases: ISI Web of Science, Dedalus; Guided reading and critical analysis of texts: structure, essential information, methodology, graphical presentation of results, presentation tables, conclusions; References and technical standards; Writing summary; New or innovative research methods and techniques.
 
 
Programa
1. Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos rivais, científicos e tradicionais; 3. Ciência normal de ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Características do trabalho científico e princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6.Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Financiamento à pesquisa; 8. Princípios éticos da redação científica; 9. Ferramentas de busca de artigos científicos em bancos de dados bibliográficos: ISI Web of Science, Dedalus, e outras bases; 10. Critérios de seleção de textos científicos 11. Análise crítica de textos: estrutura, informações essenciais, metodologia, apresentação gráfica de resultados, apresentação de tabelas, conclusões; 12. Referências bibliográficas e normas técnicas; 13. Redação de resumo; 14. Métodos e técnicas recentes e ou inovativas de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teórico\práticas
Critério
Média ponderada composta pelas notas de exercícios e provas.
Norma de Recuperação
Avaliação escrita com todo o conteúdo apresentado
 
Bibliografia
     
ALEXANDRE, A.F. Metodologia científica: princípios e fundamentos. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2021. 192 p.
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_______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p.
______. NBR 6022: Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.
______. NBR 6034: Informação e Documentação – Índice – Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. 4 p.
______. NBR 15287: Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2005. 6 p.
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VOLPATO, G. Dicas para redação científica. 3ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 152 p.
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YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
 

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