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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0216 - Conhecimento e Pesquisa
Knowledge and Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina os alunos deverão: 1. Conhecer elementos da constituição histórica da ciência; 2. Diferenciar conhecimentos, científicos e tradicionais; 3. Diferenciar ciência normal de ciência revolucionária; 4. Compreender as interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Conhecer alguns métodos e técnicas de pesquisa; 6. Conhecer as características do trabalho científico e os princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 7. Conhecer princípios éticos da comunicação em ciências; 8. Conhecer as principais fontes de informação científica; 9. Conhecer técnicas de busca e seleção de informações científicas; 10. Conhecer normas para referência bibliográficas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
325635 - Antonio Ribeiro de Almeida Junior
70170 - Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello
 
Programa Resumido
1.Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos científicos e tradicionais; 3. Ciência normal de ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6. Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Ferramentas de busca em bancos de dados bibliográficos; 8. Critérios de seleção de textos científicos ; 9. Estrutura do trabalho científico; 10. Referências bibliográficas e normas técnicas; 11. Princípios éticos da redação científica.
 
Historical constitution of science; scientific and traditional knowledge; normal and revolutionary science; interactions and differences between qualitative and quantitative research, induction and deduction; research projects elaboration principles; research methods and techniques; research funding; Scientific information and literature searching; Search tools of scientific articles on bibliographic databases; Scientific work structure; References and technical standards.
 
 
Programa
1. Constituição histórica da ciência; 2. Conhecimentos científicos e tradicionais; 3. Ciência normal e ciência revolucionária; 4. Interações e diferenças entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, indução e dedução; 5. Princípios de elaboração de projetos de pesquisa e do TCC; 6. Métodos e técnicas de pesquisa; 7. Princípios éticos da redação científica; 8. Ferramentas de busca em bancos de dados bibliográficos; 9. Critérios de seleção de textos científicos 10. Estrutura do trabalho científico; 12. Referências bibliográficas e normas técnicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios, trabalhos e provas.
Critério
Média ponderada composta pelas notas de exercícios, provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
avaliação escrita com todo o conteúdo apresentado
 
Bibliografia
     
ANDRADE, F.M.M. de; OLIVEIRA, L.B.; BRITO JÚNIOR, R.B. de. Manual para confecção de pôsteres científicos. Campinas: Faculdade São Leopoldo Mandic, Biblioteca, 2011. 7 p. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2014. ANDRADE, M.M. de. Redação científica: elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash Editora, 2007. 198 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. ______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. _______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ______. NBR 6022: Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p. ______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ______. NBR 6034: Informação e Documentação – Índice – Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. 4 p. ______. NBR 15287: Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2005. 6 p. ______. NBR 14724: Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. ______. NBR 6027: Informação e Documentação – Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012. 3 p. BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3.ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 1994. CARVALHO, A.M. et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para os alunos de graduação. São Paulo: O nome da rosa, 2002. CARVALHO, M.C.M. (Org.). Construindo o saber: Metodologia científica, fundamentos e técnicas. 24.ed. Campinas: Papirus, 2014. CORREIA, W.F. TCC não é um bicho-de-sete-cabeças. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 113 p. DAMIANO, L.C.C.; GARCIA, E.M.; MORAES, T.C.C. Conhecimento e pesquisa. Piracicaba: ESALQ – Divisão de Biblioteca, 2017. D´ONOFRIO, S. Metodologia do trabalho intelectual. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 123 p. ECO, H. Como se faz uma tese. 25.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Coleção Estudos, 85). FEITOSA, V.R. Redação de textos científicos. 10.ed. Campinas: Papirus, 1991. 155 p. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Ed. Penso, 2009. FUNARO, V.M.B.O.; PESTANA, M.C.; GARCIA, E.M.; REBELLO, M.A.F.; AYELLO, M.A.B.; CARVALHO, M.J.J.; NASCIMENTO, M.M.; PASCHOALINO, R.A.; CARDOSO, S.C.; LOMBARDI, V.V. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso; parte I (ABNT). 2.ed. São Paulo: SIBi/USP, 2009. 102 p. (Cadernos de Estudos, 9). GARCIA, E.M.; CARMO, L.C. do; ANDRADE-FERRAZ, K.M. Normas para elaboração de dissertações e teses. 3.ed. Piracicaba: ESALQ, Divisão de Biblioteca e Documentação, 2005. 98 p. GARCIA, E.M.; DAMIANO, L.C.C.; ZINSLY, S.M. Programa de capacitação para uso dos produtos e serviços das Bibliotecas da ESALQ/USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15. São Paulo, 2008. Anais. São Paulo: CRUESP, 2008. 1 CD-ROM. HILL, M.M.; HILL, A. Investigação por questionário. 2.ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2008. KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 10.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. LACAZ-RUIZ, R.; DOZENA, M.R.; LIMA, G.A. de. Monografia: porque e como fazer; dicas práticas para quem vai fazer o trabalho de conclusão de curso. Pirassununga: Lawbook, 2009. 125 p. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. MORIN, E. Ciência em ação. 2.ed. São Paulo: UNESP, 2012. OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 2001. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultura, 2013. RAMPTON, S; STAUBER, J. A melhor ciência: o dinheiro pode comprar. In: Trustus, we’re experts: how industry manipulates science and gambles with your future. New York: Penguin, 2002. SABINO, E.M.G.; ANDRADE-FERRAZ, K.M. de; SILVA, M.G.E. da. CD-ROM: instruções práticas de uso. Piracicaba: PCLQ, DIBD, 1996. 7 p. SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia. 13.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014. SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2010. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. DEDALUS Banco de Dados Bibliográficos da USP: manual do usuário; versão preliminar. São Paulo, 1998. 16 p. VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. VOLPATO, G. Dicas para redação científica. 3.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 152 p.
 

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