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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0218 - Fundamentos de Marketing
Principles of Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing. Discutir o papel e a função do marketing e a sua capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade; Capacitar o aluno na elaboração e na avaliação de um plano de marketing; Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios do marketing como as mudanças no comportamento do consumidor e os aspectos mercadológicos e econômicos decorrentes do meio ambiente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing: conceito e elementos formados. Sistema Mercadológicos: elementos formados. Categorias bem tangíveis e intangíveis. Composto promocional: conceitos e elementos. Papel crítico do marketing numa sociedade globalizada. Noções de Marketing social e ambiental
 
Marketing: concepts and elements; Mercantile System: elements; Tangible and intangible categories; Promotional compound: concepts and elements; Marketing critical role in a globalized society; Social and environmental marketing notions.
 
 
Programa
Conceitos básicos e visão sistêmica do Marketing. Conceitos básicos em Marketing. Visão geral da Administração e Marketing. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing. Mensuração e Previsão. Segmentação do Mercado e Posicionamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A)
Critério
Nota final = 3P1 + 3P2 + 1,5A + 2,5T
____________________ maior ou igual a 5
10
Norma de Recuperação
Uma única prova com toda matéria lecionada
 
Bibliografia
     
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William, Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.BOONE, Louis E & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.). Rio de Janeiro. LTC. 1998. CHURCHILL Jr, Gilbert A & Peter, J. Paulo. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2005. COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001. DAHLSTROM, Robert. Gerenciamento de Marketing Verde. São Paulo: Cengage. 2012, 384p. ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 ed., São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Management. 14th ed., Pearson Education Inc., 2012. McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997. NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999. RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill, 99/00. Serão apresentados durante o curso, artigos, “Papers”, sites de internet e livros mais recentes. GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: SENAC. 2004, 215p. PRINGLE, Hamish; THOMPSON, Marjorie. Marketing Social: Marketing para Causas Sociais e a Construção das Marcas. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2000, 258p. WASHI, John F. Green Marketing and Management: A Global Perspective. Malden: Blackwell. 1996, 247p.
 

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