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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0218 - Fundamentos de Marketing
Principles of Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing. Discutir o papel e a função do marketing e a sua capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade; Capacitar o aluno na elaboração e na avaliação de um plano de marketing; Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios do marketing como as mudanças no comportamento do consumidor e os aspectos mercadológicos e econômicos decorrentes do meio ambiente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing: conceito e elementos formados. Sistema Mercadológicos: elementos formados. Categorias bem tangíveis e intangíveis. Composto promocional: conceitos e elementos. Papel crítico do marketing numa sociedade globalizada. Noções de Marketing social e ambiental
 
Marketing: concepts and elements; Mercantile System: elements; Tangible and intangible categories; Promotional compound: concepts and elements; Marketing critical role in a globalized society; Social and environmental marketing notions.
 
 
Programa
Conceitos básicos e visão sistêmica do Marketing. Conceitos básicos em Marketing. Visão geral da Administração e Marketing. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing. Mensuração e Previsão. Segmentação do Mercado e Posicionamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A).
Critério
Nota final = (3P1 + 3P2 + 2A + 2T) / 10 maior ou igual a 5 para aprovação O trabalho final do curso é um plano de marketing aplicado e proposto para uma organização ou produto qualquer. Será elaborado em grupo de no máximo seis alunos ao longo do curso à medida que os conteúdos forem abordados. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades a distância que também deverão compor a avaliação.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Livro texto: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 15 ed., 2018, 986p. AMATUCCI, Marcos; SPERS, Eduardo Eugênio; AMATUCCI, Marcos. The Brazilian biofuel alternative. International Journal of Automotive Technology and Management, v.10, n.1, p.37-55, 2010. AMATUCCI, Marcos; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. Etanol: o combustível da inovação. Revista da ESPM, v.22, p.104 - 111, 2016. BRAGATO, Ivelise Rasera; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto; GRAZIANO, Graziela Oste; SPERS, Eduardo Eugênio. Produção de açúcar e álcool versus responsabilidade social corporativa: ações desenvolvidas pelas usinas de cana-de-açúcar frente às externalidades negativas. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v.15, p.89 - 100, 2008. BRAGATO, Ivelise Rasera; SPERS, Eduardo Eugênio; CORREA, Dalila Alves; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto. Responsabilidade social e o gerenciamento de ações sociais: um estudo comparativo no setor sucroalcooleiro. READ. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v.16, n. 65, p.1 - 27, 2010. Disponível em: [http://seer.ufrgs.br/read/article/view/38979] BURNIER, Pedro Carvalho; SPERS, Eduardo Eugênio; GUERRA, Diego de Souza. Effect of production process and attitudes on the intent to buy sustainable beef. Journal of International Food & Agribusiness Marketing, v.3, p.1 - 27, 2019. CASTANHO, Simone Conceição Ramos; SPERS, Eduardo Eugênio; FARAH, Osvaldo Elias. Custos e benefícios para o consumidor na ação da reciclagem. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v.7, p.78 - 98, 2006. CHURCHILL Jr, Gilbert A; Peter, J. Paulo. Marketing: criando valor para os clientes. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2013. CUNHA, Christiano França da; SPERS, E. E.; ZYLBERSZTAJN, Decio. Percepção sobre atributos de sustentabilidade em um varejo supermercadista. RAE (IMPRESSO), v.51, p.542 - 552, 2011. Disponível em: [http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902011000600004.pdf] FONSECA, M. R.; ROCHA, Thelma Valéria; SPERS, E. E. A influência da responsabilidade social corporativa na imagem de marca: um estudo em empresas brasileiras do setor de cosméticos. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v.13, p.34-46, 2014. Disponível em: [http://A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na imagem de marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos] HAIR JR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. 3ed. São Paulo: McGrawHill e Bookman, 2014. HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2016. KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208p. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2015. 800p. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2013. 456p. PACHECO, Paulo Henrique Burguesi; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro; SPERS, Eduardo Eugênio; HAMZA, K. M. As vertentes do consumo sustentável: um estudo comparativo entre consumidores com formação ambiental e consumidores em geral. Gestão e Desenvolvimento, v.16, p.177 - 200, 2019. Disponível em: [http://https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1296] SPERS, Eduardo Eugênio. Pesquisa de Marketing em Alimentos. In: NEVES, Marcos Fava; THOMÉ E CASTRO, Luciano. (Org.) Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas, 2003, p. 53-72. SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Valéria Rueda Elias. Planejamento mercadológico global: identificando oportunidades, planejando e introduzindo produtos e negócios no mercado internacional. In: MORINI, Cristiano; SIMÕES, Regina Célia Faria; DAINEZ, Valdir Iusef. (Org.). Manual de comércio exterior. Campinas, 2006, v. 1, p. 229-256.
 

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