1. Conceituar e analisar o processo de comunicação humana. 2. Identificar e refletir sobre os fatores e diferentes contextos que influenciam os processos de comunicação. 3. Estudar e pensar a comunicação no contexto das organizações. 4. Desenvolver estudos e reflexões sobre ética, responsabilidade social, relações humanas, cultura, marketing e comunicação publicitária no contexto das sociedades contemporâneas. 5. Desenvolver estudos de caso, pesquisas e projetos.
Unidade I - Fundamentos teóricos da comunicação e comunicação organizacional. Unidade II – Comunicação organizacional, relações públicas e responsabilidade social. Unidade III – Marketing e comunicação mercadológica. Unidade IV - Estudos de caso, pesquisas e desenvolvimento de projetos.
Unidade I - Fundamentos teóricos da comunicação humana: definição, objetivos e âmbito. O processo de comunicação. Comunicação interpessoal: fidelidade, ruído e determinantes de efeito. Habilidade comunicacional e persuasão. O enfoque da atitude e as contribuições da psicologia. Ética e relações humanas. Unidade II –Comunicação organizacional, relações públicas e responsabilidade social. Unidade III Tipos e princípios de marketing. Planejamento estratégico em marketing. Comunicação mercadológica. Unidade IV - Estudos de caso, pesquisas em comunicação e marketing e desenvolvimento de projetos.
Literatura Básica:BERLO, D.K. O processo de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997.CIALDINI, Robert B. O poder da persuasão. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: HSM, 2006DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.GRUNIF, J.E.; FERRARI, M.A.; FRANÇA, F. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: difusão editora, 2009.JUCÁ, F. & TORTORELLI, F. O jogo das marcas: inspiração e ação. São Paulo: Cultrix, 2008.KOTLER, P. KELLER, K.L. Administração de Marketing. A bíblia do marketing. São Paulo: Pearson prentice Hall, 2006. 12ª. Ed.KUNSCH, M.M.K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.POLITO, Reynaldo. Fale muito melhor. São Paulo: Saraiva, 2003.PIMENTA, M.A. Comunicação Empresarial. São Paulo: Campinas, 2006WEIL, P.; Relações Humanas na Família e no Trabalho. Petrópolis: Vozes, 2003, 52ª. Edição.Literatura Complementar:BASTA, D. (org.). Fundamentos de marketing. São Paulo: Editora FGV, 2004.BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2003BUENO, W.C. Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: All Print Editora, 2005.CHINEM, R. Comunicação empresarial. Teoria e o dia-a-dia das Assessorias de comunicação. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2006.CITELLI, A. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ed. Ática, 1995.DEFLEUR, M. & BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.HANLON, Patrick. O segredo das marcas desejadas. São Paulo: Editora Gente, 2007.HOOLEY,G. & SAUNDERS,J.Posicionamento Competitivo. São Paulo: Makron, 1996HUNTER, J.C. O monge e o executivo: um enfoque sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. KOTLER, P. Marketing para o século XXI. Sao Paulo: Futura. 305p..LITTLEJOHN, S.W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, s.d.LOPES, A.P. Ética na propaganda. Atlas, 2003.MARTINS, V. Seja Assertivo. Rio de Janeiro: Elsvier, 2005MUYLAERT, R. Marketing CulturaL & Comunicação Dirigida. São Paulo: Globo, 1994PARENTONI, M. E. M. Marketing & Comunicação. Fundo de Cultura, 2007.PORTILHO, F. Consumo verde, consumo sustentável e a ambientalização dos consumidores. (ANPPAS, Indaiatuba, 2004). Disponível em . Acesso: dez. 2005.RIBEIRO, B. Poder S.A. Histórias possíveis do mundo corporativo. São Paulo: Marco Zero, 2008.ROSA, M. A era do escândalo. São Paulo: Geração Editorial, 2003. SCHULTZ, D.E..O Novo Paradigma do Marketing. São Paulo: Makron, 1994.SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995.