1. Compreender e explicar como e sob que condições a educação proporciona aos seres humanos - os instrumentos e os meios eficazes para se relacionarem de forma construtiva e satisfatória consigo mesmo, com os demais e com o entorno físico e natural. 2. Contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento do adolescente e do jovem adulto em processo de escolarização. 3. Analisar as especificidades do espaço escolar e os processos de motivação. 4. Refletir sobre o pressuposto da “Educação para todos” e os processos de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais. Nas 60h de Práticas como Componente Curricular, os alunos devem realizar um estudo de caso com as crianças e adolescentes.
1. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. 2. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; 3. Desenvolvimento Moral e Escolarização.4. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento. 5. Fundamentos da psicanálise freudiana. 6. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana.
Desenvolvimento Psicológico e Processos Educacionais. Fatores Intrapessoais, Sócio-Ambientais e Interpessoais do Processo de Ensino e Aprendizagem. Análise Psico Educativa e Processo de Ensino e Aprendizagem. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Avaliação no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; Desenvolvimento Moral e Escolarização. Fundamentos da psicanálise freudiana. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana.
Literatura Básica: AQUINO, J. R. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. COLLARES, C. A. L.; MOISÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996. CASTRO, A.D. Um Estudo sobre o Estudo. Campinas, Lab. de Psicologia Genética – FEUNICAMP, 2002. COLL, C. e Col. Psicologia do Ensino. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000. DELVAL,J. Aprender na Vida e Aprender na Escola. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001. GARDNER. H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1995. GARDNER. H. Inteligência :um conceito reformulado. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001. LA TAILLE, Y. Moral e Ética - Dimensões intelectuais e afetivas. São Paulo: Artmed Editora, 2002. MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. MOURA, A.M.M.; AZEVEDO, A.M.P.e MEHLECKE, J. As teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. Associação Brasileira de Ensino à Distância. ABED – (online) http://www.abed.org.br. PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993. PLACCO, V. M. N. de S. (org.) Psicologia e Educação: revendo contribuições. São Paulo: Edc/Fapesp, 2003. SALVADOR, C.C. (org) Psicologia da Educação. Porto Alegre,Artes Médicas Sul, 1999.THULER, M.G. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2001. VYGOTSKY, L. e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. VYGOTSKY, L. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.