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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0241 - Psicologia da Educação II
Educational Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Compreender e explicar como e sob que condições a educação proporciona aos seres humanos - os instrumentos e os meios eficazes para se relacionarem de forma construtiva e satisfatória consigo mesmo, com os demais e com o entorno físico e natural. 2. Contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento do adolescente e do jovem adulto em processo de escolarização. 3. Analisar as especificidades do espaço escolar e os processos de motivação. 4. Refletir sobre o pressuposto da “Educação para todos” e os processos de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais. Nas 60h de Práticas como Componente Curricular, os alunos devem realizar um estudo de caso com as crianças e adolescentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
827221 - Luciana Buainain Jacob
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
1. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. 2. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; 3. Desenvolvimento Moral e Escolarização.4. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento. 5. Fundamentos da psicanálise freudiana. 6. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana.
 
The construction of identity: construction process, choice as a constitutive element for identity formation; Education and schooling psychology; Learning process theory; Psychological development and educational process; Intrapersonal, socio-environmental and interpersonal factors in the teaching and learning process; Psycho-educational analysis and teaching and learning process; The knowledge construction in the classroom; The formal and non formal education; The alternation pedagogy; The educational practices as development contexts; Learning and development process assessment; The social inclusion and support for students with special educational needs.
 
 
Programa
Desenvolvimento Psicológico e Processos Educacionais. Fatores Intrapessoais, Sócio-Ambientais e Interpessoais do Processo de Ensino e Aprendizagem. Análise Psico Educativa e Processo de Ensino e Aprendizagem. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Avaliação no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; Desenvolvimento Moral e Escolarização. Fundamentos da psicanálise freudiana. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação de atividades programadas. 2. Apresentação de seminários. 3. Avaliação Conceitual e 4. Auto avaliação.
Critério
Atividades programadas (peso: 1); seminários (peso: 4); avaliação conceitual (peso: 5) e auto avaliação (peso: 5). A média final será resultado da soma total da pontuação nas respectivas atividades de avaliação e sua divisão por quinze (15).
Norma de Recuperação
Uma prova sobre todo material estudado no semestre.
 
Bibliografia
     
LA TAILLE, Y. Moral e Ética - Dimensões intelectuais e afetivas.São Paulo: Artmed Editora, 2002. WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª ed. Revisada São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1998. CASTRO, A.D. Um Estudo sobre o Estudo. Campinas, Lab. de Psicologia Genética – FEUNICAMP, 2002. CHARLIE, D. A L’AubedesFormations par Alternance. Paris, Ed. Universitaires, UNMFRED, 1986. COLL, C. e Col. Psicologia do Ensino. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000. DAYRELL, J. Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte, UFMG, 1996. DELVAL, J. Aprender na Vida e Aprender na Escola. Porto Alegre, Ed. Artemed, 2001. GARCIA, C.M. PERERA, V.H. El análesis de la interacción didáctica en los nuevos ambientes de aprendizaje virtual. (on line) http:// prometeo.us.es emnovembro 2005. GARDNER. H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Ed. Artemed, 1995. GARDNER. H. Inteligência:um conceito reformulado. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001. GOHN, M.G. Educação Não Formal e Cultura Política. Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. S. Paulo, Cortez, 2001. LA TAILLE, Y et al.Piaget, Vigotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992. MAX-NEEF, M.A. Desarrollo a Escola Humana: conceptos, aplicaciones y algunsreflexones Barcelona, Icaria Editorial, 1994. MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro, DP&A, 2003. MOURA, A.M.M.; AZEVEDO, A.M.P.e MEHLECKE, J. As teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. Associação Brasileira de Ensino à Distância. ABED – (online) http://www.abed.org.br. SALVADOR, C.C. (org) Psicologia da Educação. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 1999. THULER, M.G. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2001.
 

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