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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0241 - Psicologia da Educação II
Educational Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1. Compreender e explicar como e sob que condições a educação proporciona aos seres humanos - os instrumentos e os meios eficazes para se relacionarem de forma construtiva e satisfatória consigo mesmo, com os demais e com o entorno físico e natural. 2. Contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento do adolescente e do jovem adulto em processo de escolarização. 3. Analisar as especificidades do espaço escolar e os processos de motivação. 4. Refletir sobre o pressuposto da “Educação para todos” e os processos de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais. Nas  60h de Práticas como Componente Curricular, os alunos devem realizar um estudo de caso com as crianças e adolescentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
1. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. 2. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; 3. Desenvolvimento Moral e Escolarização.4. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento. 5. Fundamentos da psicanálise freudiana. 6. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana. 
 
The construction of identity: construction process, choice as a constitutive element for identity formation; Education and schooling psychology; Learning process theory; Psychological development and educational process; Intrapersonal, socio-environmental and interpersonal factors in the teaching and learning process; Psycho-educational analysis and teaching and learning process; The knowledge construction in the classroom; The formal and non formal education; The alternation pedagogy; The educational practices as development contexts; Learning and development process assessment; The social inclusion and support for students with special educational needs.
 
 
Programa
Desenvolvimento Psicológico e Processos Educacionais. Fatores Intrapessoais, Sócio-Ambientais e Interpessoais do Processo de Ensino e Aprendizagem. Análise Psico Educativa e Processo de Ensino e Aprendizagem. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula. As Práticas Educativas como Contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Avaliação no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. A construção da identidade: seu processo de construção, a escolha como elemento constitutivo na formação da identidade. Teorias da Personalidade: as diferentes teorias da personalidade e suas implicações educacionais; Desenvolvimento Moral e Escolarização. Fundamentos da psicanálise freudiana. Aspectos funcionais e estruturais da teoria piagetiana.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá: Nota 1= conjunto de atividades realizadas em aula, individualmente, em duplas ou grupos em aula. Nota 2= prova teórica escrita. Nota 3= Apresentação de Seminário Final.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a cinco na média final. A composição da nota final (Média) realizada com a média das 3 notas, sendo: peso 1 para nota 1, peso 2 para as notas 2 e 3.
Norma de Recuperação
O estudante com nota de 4 a 4.9 poderá realizar prova teórica de todo o conteúdo do semestre.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
AQUINO, J. R. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
COLLARES, C. A. L.; MOISÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996.
CASTRO, A.D. Um Estudo sobre o Estudo. Campinas, Lab. de Psicologia Genética – FEUNICAMP, 2002.
COLL, C. e Col. Psicologia do Ensino. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
DELVAL,J. Aprender na Vida e Aprender na Escola. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.
GARDNER. H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1995.
GARDNER. H. Inteligência :um conceito reformulado. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001.
LA TAILLE, Y. Moral e Ética - Dimensões intelectuais e afetivas. São Paulo: Artmed Editora, 2002.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. 
MOURA, A.M.M.; AZEVEDO, A.M.P.e MEHLECKE, J. As teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. Associação Brasileira de Ensino à Distância. ABED – (online) http://www.abed.org.br.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993.
PLACCO, V. M. N. de S. (org.) Psicologia e Educação: revendo contribuições. São Paulo: Edc/Fapesp, 2003.
SALVADOR, C.C. (org) Psicologia da Educação. Porto Alegre,Artes Médicas Sul, 1999.THULER, M.G. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2001.
VYGOTSKY, L.  e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.
VYGOTSKY, L. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
 

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