Conhecer e identificar os condicionantes e componentes da estrutura organizacional das instituições. Analisar e tomar decisões sobre as alternativas de estrutura organizacional para diferentes contextos institucionais. Entender as limitações e dificuldades envolvidas no estudo e prática do processo de avaliação, formulação e implementação da estrutura organizacional nas instituições. Conhecer os conceitos e técnicas que favorecem o desempenho do gestor na empresa. Discutir estilos de direção de sucesso em diferentes contextos.
1) Abordagem sobre organizações e estruturas organizacionais de empresa. 2) Papel das estruturas e sua evolução. 3) Ambiente Organizacional. Ambiente externo e interno. 4) As estruturas e a dinâmica ambiental. 5) Metodologia de Trabalho de O & M. 6) O & M e o novo perfil do gestor. 7) Temas emergentes em gestão. 8) As "ferramentas" atuais da gestão.
Apresentar os modelos de análise, proposição e implantação de estruturas organizacionais, cujos condicionantes são: estratégia, tecnologia, ambiente, pessoas e objetivos. Os mesmos possuem como seus componentes os sub-sistemas de autoridade, comunicação e responsabilidade. Apresentar os conceitos básicos sobre estrutura organizacional e o processo de organização. Utilizando-se de temas emergentes na gestão e de suas atuais "ferramentas" estudar os condicionantes e componentes da estrutura organizacional. Departamentalização. Centralização e Descentralização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle. Estruturas inovativas. Diagnóstico da Estrutura. Concepção e implantação da estrutura organizacional institucional. Papéis e habilidades do gestor. Condicionantes do estilo gerencial. Delegação e desenvolvimento de subordinados.
BALLINGER, N. New technology as organizational innovation. Atlanta, Pennings & Butendam, 1998. BIRLEY, Sue & MUZYKA, Daniel E. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo, Makron, 2001. CORRÊA, Hamilton, L. - Estrutura Organizacional in Administração de Cooperativas. DAFT, Richard L. Teoria e Projeto das Organizações, 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. DEGEN, Ronald. O empreendedor. Fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo, Makron, 1999. DRUCKER, P. Administrando em tempos de grandes mudanças. S. Paulo. Pioneira, 1995. FLOOD, L. & JACKSON, M. Critical Systems Thinking. London, Wyley and Sons, 2000. GIBSON, Janes L., IVANCEVICH, John M., DONNELLY, James H. - Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos. São Paulo, Editora Atlas, 1981. HARMON, ROY & PETERSON, LEROY. Reinventing the factory. New York, Free Press, 1992. JAMI, George L. Repensando a TI na empresa moderna. Rio de Janeiro, Axcel Books, 2002. LAWRENCE, Paul R., LOSCH, Jay W. - O Desenvolvimento de Organizações: Diagnóstico e Ação. São Paulo, Edgard Blucher, 1972. LIKERT, Rensis - A Organização Humana. São Paulo, Editora Atlas, 1975. MOTTA, Fernando C.R., A Ciência e a Arte de Ser Dirigente, São Paulo, Editora Record, 1991. NASBITT, John & ABURDENE, Patrick. Reinventing the corporation. New York, Warner, 2001. SADER, T., HART, M. & HESKETT, J. The service management course. New York, Free Press, 1998. VASCONCELLOS, E. e HENSLEY James R. - Estrutura das Organizações: Estruturas Tradicionais, Estruturas para Inovação, Estrutura Matricial, São Paulo, Editora Pioneira, 1991. WHITELEY, R. A empresa totalmente voltada para o cliente. Rio de Janeiro, Campus, 2000.