Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0266 - Política e Organização da Educação Brasileira
Politics and Organization of Brazilian Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
1.É esperado que, ao final do curso, o(a) aluno(a) reconheça as etapas da constituição do sistema escolar brasileiro com ênfase no estudo das principais legislações do ensino no Brasil, seu contexto histórico, político e seus determinantes econômicos. 2. É esperado, também, que o estudante identifique e reconheça a estrutura e o funcionamento da escola brasileira em suas diferentes modalidades e graus. Procedimentos de Ensino – aula expositiva e dinâmica de grupo. 3. Recursos de Ensino – lousa, giz, projeção em multimídia, filmes e leituras dos textos recomendados. 4. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nas atividades de Prática como Componente Curricular (30h) os alunos vão conhecer a estrutura e funcionamento da escola, analisar os projetos político pedagógico na escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
 
Programa Resumido
1.	Aspectos Históricos da Educação. 2. Evolução da Instituição Escolar. 3. O Sistema Escolar Brasileiro. 4. Estrutura Administrativa da Educação Básica e Profissional. 5. Estrutura Didática da Educação Básica e Profissional. 6. Legislação do Ensino. 7. Recursos Financeiros e a Educação. 8. Gestão da Escola e sua Relação com a Comunidade. 9. Políticas Curriculares e de Avaliação da Educação Básica.
 
Education historical aspects; Evolution of the school as an institution; The school system in Brazil; Administrative structure of basic and professional Education; Curriculum framework for basic and professional education; Teaching legislation; Financial resources and education; School management and its relationship with the community; Curricular policies and Evaluation of elementary education.
 
 
Programa
1.	Aspectos Históricos referentes à Evolução da Instituição Escolar no Brasil. 1.1. Período Colonial. 1.2. Período Imperial. 1.3. República. 1.4. Estado Novo. 1.5. Restabelecimento da República, 1.6. Ditadura Militar, 1.7. Nova República. 1.8. Os anos 1990 até os anos atuais. 2. O Sistema Escolar Brasileiro. 2.1. Modelo, Estrutura e Funcionamentos do Sistema Escolar Brasileiro. Evolução sócio histórica do sistema escolar no Brasil e seus reflexos no contexto escolar e prática docente. 3. Administração do Sistema Escolar Brasileiro. 3.1. Administração de nível Federal. 3.2. Administração de nível Estadual. 3.3. Administração de nível Municipal. 4. Estrutura Didática da Educação Básica. 4.1. Conceito de Estrutura Didática e a proposta da LDB. 4.2. Ensino Fundamental. 4.3. Ensino Médio. 5. Educação Profissional (Ensino técnico agrícola). 5.1. Outras formas de Educação. 6. Legislação Escolar. 6.1. Constituição Brasileira. 6.2. Lei no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e alterações posteriores. 6.3. Legislação sobre educação profissional. 6.4. Deliberação CEE-SP, n. 111/2012, 2/2015, 154/2017. 6.5. Recursos Financeiros e a Educação (Fundeb). 6.6. Estrutura de Recursos Financeiros e o Ensino Fundamental e Médio. 6.7. Recursos internos públicos e privados. 6.8. Recursos externos; 7. Princípios da Gestão Escolar e Relações da Escola com a Comunidade. 7.1. Direção da Escola e atividades administrativas e pedagógicas. 7.2. Instâncias deliberativas da Escola, (Conselhos, APM etc). 7.3. A Escola e a Comunidade. 8. Políticas curriculares (Diretrizes curriculares nacionais e estaduais). 9. Sistema de Avaliação da Educação e Indicadores da Educação Básica. 10. Projeto político pedagógico. Atividades de Prática como Componente Curricular-PCC (60h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Haverá 02 provas trimestrais com perguntas objetivas e dissertativas e, durante o semestre, haverá um relatório sobre as atividades previstas para obtenção de crédito trabalho e atividades de estágio supervisionado.
Critério
A média aritmética das provas (peso 7) e o relatório do estágio (peso 3). Uma terceira nota poderá ser incluída se forem desenvolvidos trabalhos semestrais.
Norma de Recuperação
Uma prova com a matéria toda.
 
Bibliografia
     
ARCAS, P.H. Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar .Est. Aval. Educ., São 
Paulo, v. 21,n. 47, p. 473-488, set./dez. 2010 •
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. 
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros 
curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Lei nº 13.500, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE.
BONAMINO, A. M. C. de.,, (2002). Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, 
referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet.
CALLEGARI, C. & CALLEGARI, N. Ensino Fundamental: A municipalização induzida. São Paulo. Ed. 
Senac. 1997.
CASASSUS, Juan. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a 
segmentação social. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 9, p. 71-78, maio/ago. 2009.
CHAGAS, V. Educação brasileira: o ensino de 10
 e 20
 graus. São Paulo, Saraiva, 1978.
CUNHA, M. I., (2002). Impactos das políticas de avaliação externa na configuração da docência. In: 
ROSA, D. E. G. & SOUZA. V. C. de, (2002). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e 
formação de professores. XI ENDIPE. Rio de Janeiro: DP&A.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional 
sobre 
educação para o século XXI. Portugal. Ed. Asa, 1996.
FAVERO, O. A Educação nas Constituintes Brasileiras: 1823 – 1988. SP. Ed. Autores Associados, 1996.
Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002.
4
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto 
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. (Série 
Documental. Textos para Discussão, 26).
FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Qualidade da educação: avaliação, 
indicadores e metas. In: VELOSO, Fernando et al. (Org.). Educação básica no Brasil: construindo o 
país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 213-238.
FREITAG. B. Escola, Estudo e Sociedade. SP. Ed. Moraes, 1980.
HILSDORF, M.L.S. História da Educação Brasileira: Leituras. SP. Ed. Pioneira/Thompson, 2003.
LIBÂNIO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 
SP. Ed. Cortez, 2003.
MENEZES, J.G.C. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica – Leituras. SP – Ed. Pioneira, 1998.
MORAES, C.; ALAVARSE, O.M. Ensino Médio: Possibilidades de Avaliação. In: Educação & 
Sociedade. Revista do CEDES. Campinas, v.32, n.116, p. 807-838, jul/set, 2011.
MORAES, OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e 
modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002.
OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na 
Constituição
PEREIRA DE SOUZA, P.N.; BRITO DA SILVA, E. Como entender e aplicar a nova LDB. SP. Ed. 
Pioneira, 1997.
ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. SP. Ed. Vozes, 1985.
SANTOS, C.R. Educação Escolar Brasileira. SP. Pioneira, 1999.
SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação, SP, E.A.A. 1997.
SAVIANI, D. Educação Brasileira - Estrutura e Sistema. SP. E.A.A. 1996.
VIANA, H. M. Avaliações e debate. Brasília: Plano Ed. 2003.
VIANNA, I.O.A. Planejamento participativo na Escola. São Paulo, EPV, 1986.
VIEIRA, S.L.; SABINO DE FARIAS, J.M. Políticas Educacionais no Brasil, Brasília: Liberlivros Ed. 
2007.
WEREBE, M.J.G. Grandezas e Misérias do Ensino no Brasil, SP, Ed. Ática, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para LES0266

Clique para consultar o oferecimento para LES0266

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP