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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0315 - Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas
Teaching Methods in Biological Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
De forma intrínseca a atividade de estágio prevista na disciplina, esta tem como objetivo apresentar as bases teóricas das metodologias específicas das Ciências/Biologia e sua relação com conhecimentos construtivistas e da pedagogia geral, a fim de que o educador seja capaz de optar, de forma autônoma, pelas metodologias mais adequadas ao seu contexto. Em constante reflexão sobre a relação teoria-prática em aula, a disciplina inclui a realização de um estágio docência na escola que inclui a gestão pedagógica da sala de aula e da escola. São objetivos da disciplina levar os estudantes a compreenderem, refletirem e apropriarem-se de um saber necessário para preparar e conduzir aulas em que se considere o papel do professor, do estudante e da escola, bem como da área das Ciências/Biologia, na democratização dos conhecimentos em uma sociedade que vise ser inclusiva e justa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
Contextualização das metodologias específicas de Ciências/Biologia; para complementar, é prevista uma viagem didática, que é uma visita técnica ao CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP), em São Carlos;. O papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e construtivismo no ensino de Ciências. Relação teoria-prática e o papel do professor e da escola na aprendizagem significativa em Ciências. Análise, escolha e desenvolvimento das metodologias de ensino em ciências biológicas e ciências, considerando propostas e materiais didáticos existentes ou elaborados pelo estudante. Estágio (observação, participação e regência) visando o desenvolvimento profissional. Apresentação dos projetos de estágio em aula, para aprimoramento. Viagens didáticas para aprimoramento dos assuntos apresentados aos alunos em sala de aula.
 
Contextualization of specific methodologies of Science/Biology; to complement this, an educational trip is planned, which is a technical visit to the CDCC (Center for Scientific and Cultural Dissemination of USP), in São Carlos;. The teacher's role in defining the methodology in the elaboration of their own practice at school. Traditional approach and constructivism in Science teaching. Theory-practice relationship and the role of the teacher and the school in meaningful learning in Science. Analysis, choice and development of teaching methodologies in biological sciences and sciences, considering proposals and teaching materials existing or prepared by the student. Internship (observation, participation and conducting) aimed at professional development. Presentation of internship projects in class, for improvement. Didactic trips to improve the subjects presented to students in the classroom.
 
 
Programa
3.1.Conteúdo teórico-prático: 
O estágio de observação, participação e regência e a contextualização das metodologias específicas com aprendizagem do uso de tecnologias e contexto de atividades online. O triângulo pedagógico para compreender o papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e a formação de professores de Ciências e a aprendizagem significativa, conteúdo que inclui viagem didática. O construtivismo no ensino de Ciências. Tipos de conhecimento segundo Zabala e suas relações com as metodologias de ensino de ciências e o ensino da Ciência, a aprendizagem, suas dificuldades e problemas na atualidade, nas escolas, currículo e conteúdos da área na escola e avaliação; concepções sobre Ciências; diversidade metodológica e autonomia dos professores; perspectivas da construção do conhecimento e o pensamento dos alunos, direcionando metodologias de ensino dialógicas e criativas (tirar- a escola e do professor na sociedade e o ensino de Ciências;), O uso de atividades práticas e experimentação em projetos e atividades de preparação para o trabalho em sala de aula, considerando as características dos alunos, o contexto de atuação e o papel do ensino da área; a elaboração, análise e uso de materiais didáticos; relação do projeto político pedagógico e prática de ensino de Ciências/Biologia); a gestão da aula (tempos e espaços escolares), de forma a organizar situações construtivas no ensino- aprendizagem de Ciências/Biologia. 
3.2.Estágio supervisionado: 
Estágio de prática de ensino supervisionado na educação básica. Observação, participação e regência em grupos de trabalho na escola. Análise da escola, variedade didática no ensino de Ciências, materiais didáticos e processos pedagógicos. Apresentação dos projetos de estágio. Acompanhamento do professor supervisor na elaboração de projeto, materiais e planos necessários às aulas de estágio, em colaboração com o campo de estágio; vivência na escola nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio e reconhecimento das atividades de gestão do ensino na escola. Registro reflexivo das atividades de estágio, a ser entregue em relatório final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá: Nota 1= realização de um projeto de estágio supervisionado em prática de ensino, um relatório deste estágio e a apresentação do mesmo. Nota2= Entrega de atividades, assiduidade e participação; comporá esta nota uma apresentação de aula na universidade. Nota 3= uma prova escrita.
Critério
Será aprovado o aluno que tiver nota igual ou superior a cinco na média final, desde que realizado o estágio com aulas dadas. A composição da nota final (Média) é realizada com 3 notas, sendo: peso 1 para Trabalhos e atividades, peso 2 para o Projeto e também peso 2 para a prova escrita. O desenvolvimento e o relatório do projeto bem como as aulas de estágio serão avaliados segundo critérios qualitativos e quantitativos (horas) relativos ao planejamento de ensino e respeito aos prazos estabelecidos. As atividades de Estágio Supervisionado constam como crédito-trabalho e incluem as atividades em escolas.Para ser aprovado o aluno deverá entregar e realizar as aulas previstas em seu Projeto de Estágio.
Norma de Recuperação
não há
 
Bibliografia
     
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