De forma intrínseca a atividade de estágio prevista na disciplina, esta tem como objetivo apresentar as bases teóricas das metodologias específicas das Ciências/Biologia e sua relação com conhecimentos construtivistas e da pedagogia geral, a fim de que o educador seja capaz de optar, de forma autônoma, pelas metodologias mais adequadas ao seu contexto. Em constante reflexão sobre a relação teoria-prática em aula, a disciplina inclui a realização de um estágio docência na escola que inclui a gestão pedagógica da sala de aula e da escola. São objetivos da disciplina levar os estudantes a compreenderem, refletirem e apropriarem-se de um saber necessário para preparar e conduzir aulas em que se considere o papel do professor, do estudante e da escola, bem como da área das Ciências/Biologia, na democratização dos conhecimentos em uma sociedade que vise ser inclusiva e justa.
Contextualização das metodologias específicas de Ciências/Biologia. O papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e construtivismo no ensino de Ciências. Relação teoria-prática e o papel do professor e da escola na aprendizagem significativa em Ciências. Análise, escolha e desenvolvimento das metodologias de ensino em ciências biológicas e ciências, considerando propostas e materiais didáticos existentes ou elaborados pelo estudante. Estágio (observação, participação e regência) visando o desenvolvimento profissional. Inclui PCC (prática como componente curricular). Apresentação dos projetos de estágio em aula, para aprimoramento.
3.1.Conteúdo teórico-prático: - O estágio de observação, participação e regência e a contextualização das metodologias específicas, com aprendizagem do uso de tecnologias e contexto de atividades online. O triângulo pedagógico para compreender o papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e a formação de professores de Ciências e a aprendizagem significativa. O construtivismo no ensino de Ciências. Tipos de conhecimento segundo Zabala e suas relações com as metodologias de ensino de ciências e o ensino da Ciência, a aprendizagem, suas dificuldades e problemas na atualidade, nas escolas, currículo e conteúdos da área na escola e avaliação; concepções sobre Ciências; diversidade metodológica e autonomia dos professores; perspectivas da construção do conhecimento e o pensamento dos alunos, direcionando metodologias de ensino dialógicas e criativas (tirar- a escola e do professor na sociedade e o ensino de Ciências;), O uso de atividades práticas e experimentação em projetos e atividades de preparação para o trabalho em sala de aula, considerando as características dos alunos, o contexto de atuação e o papel do ensino da área; a elaboração, análise e uso de materiais didáticos; relação do projeto político pedagógico e prática de ensino de Ciências/Biologia); a gestão da aula (tempos e espaços escolares), de forma a organizar situações construtivas no ensino- aprendizagem de Ciências/Biologia. 3.2.Estágio supervisionado: Estágio de prática de ensino supervisionado na educação básica. Observação, participação e regência em grupos de trabalho na escola. Análise da escola, variedade didática no ensino de Ciências, materiais didáticos e processos pedagógicos. Apresentação dos projetos de estágio. Acompanhamento do professor supervisor na elaboração de projeto, materiais e planos necessários às aulas de estágio, em colaboração com o campo de estágio; vivência na escola nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio e reconhecimento das atividades de gestão do ensino na escola. Registro reflexivo das atividades de estágio, a ser entregue em relatório final. .
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