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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0315 - Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas
Teaching Methods in Biological Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
De forma intrínseca a atividade de estágio prevista na disciplina, esta tem como objetivo apresentar as bases teóricas das metodologias específicas das Ciências/Biologia e sua relação com conhecimentos construtivistas e da pedagogia geral, a fim de que o educador seja capaz de optar, de forma autônoma, pelas metodologias mais adequadas ao seu contexto. Em constante reflexão sobre a relação teoria-prática em aula, a disciplina inclui a realização de um estágio docência na escola que inclui a gestão pedagógica da sala de aula e da escola. São objetivos da disciplina levar os estudantes a compreenderem, refletirem e apropriarem-se de um saber necessário para preparar e conduzir aulas em que se considere o papel do professor, do estudante e da escola, bem como da área das Ciências/Biologia, na democratização dos conhecimentos em uma sociedade que vise ser inclusiva e justa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
Contextualização das metodologias específicas de Ciências/Biologia. O papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e construtivismo no ensino de Ciências. Relação teoria-prática e o papel do professor e da escola na aprendizagem significativa em Ciências. Análise, escolha e desenvolvimento das metodologias de ensino em ciências biológicas e ciências, considerando propostas e materiais didáticos existentes ou elaborados pelo estudante. Estágio (observação, participação e regência) visando o desenvolvimento profissional. Inclui PCC (prática como componente curricular). Apresentação dos projetos de estágio em aula, para aprimoramento.
 
Analysis, selection and development of teaching practices in biological sciences; Theoretical and practical background for a high school Professor seeking professional autonomy.
 
 
Programa
3.1.Conteúdo teórico-prático: 
- O estágio de observação, participação e regência e a contextualização das metodologias específicas,  com aprendizagem do uso de tecnologias e contexto de atividades online. O triângulo pedagógico para compreender o papel do professor na definição da metodologia na elaboração da própria prática na escola. Abordagem tradicional e a formação de professores de Ciências e a aprendizagem significativa. O construtivismo no ensino de Ciências. Tipos de conhecimento segundo Zabala e suas relações com as metodologias de ensino de ciências e o ensino da Ciência, a aprendizagem, suas dificuldades e problemas na atualidade, nas escolas, currículo e conteúdos da área na escola e avaliação; concepções sobre Ciências; diversidade metodológica e autonomia dos professores; perspectivas da construção do conhecimento e o pensamento dos alunos, direcionando metodologias de ensino dialógicas e criativas (tirar- a escola e do professor na sociedade e o ensino de Ciências;), O uso de atividades práticas e experimentação em projetos e atividades de preparação para o trabalho em sala de aula, considerando as características dos alunos, o contexto de atuação e o papel do ensino da área; a elaboração, análise e uso de materiais didáticos; relação do projeto político pedagógico e prática de ensino de Ciências/Biologia); a gestão da aula (tempos e espaços escolares), de forma a organizar situações construtivas no ensino- aprendizagem de Ciências/Biologia. 
3.2.Estágio supervisionado: 
Estágio de prática de ensino supervisionado na educação básica. Observação, participação e regência em grupos de trabalho na escola. Análise da escola, variedade didática no ensino de Ciências, materiais didáticos e processos pedagógicos. Apresentação dos projetos de estágio. Acompanhamento do professor supervisor na elaboração de projeto, materiais e planos necessários às aulas de estágio, em colaboração com o campo de estágio; vivência na escola nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio e reconhecimento das atividades de gestão do ensino na escola. Registro reflexivo das atividades de estágio, a ser entregue em relatório final. .
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá: Nota 1= realização de um projeto de estágio supervisionado em prática de ensino, um relatório deste estágio e a apresentação do mesmo. Nota2= Entrega de atividades, assiduidade e participação; comporá esta nota uma apresentação de aula na universidade. Nota 3= uma prova escrita.
Critério
Será aprovado o aluno que tiver nota igual ou superior a cinco na média final, desde que realizado o estágio com aulas dadas. A composição da nota final (Média) é realizada com 3 notas, sendo: peso 1 para Trabalhos e atividades, peso 2 para o Projeto e também peso 2 para a prova escrita. O desenvolvimento e o relatório do projeto bem como as aulas de estágio serão avaliados segundo critérios qualitativos e quantitativos (horas) relativos ao planejamento de ensino e respeito aos prazos estabelecidos. As atividades de Estágio Supervisionado constam como crédito-trabalho e incluem as atividades em escolas.Para ser aprovado o aluno deverá entregar e realizar as aulas previstas em seu Projeto de Estágio.
Norma de Recuperação
não há
 
Bibliografia
     
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