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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0318 - Marketing II
Marketing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Apresentar uma visão geral do conceito de marketing e estratégia organizacional. Explorar os conceitos de vantagem competitiva, valor para o cliente, posicionamento e segmentação de mercado. Discutir os aspectos estratégicos das decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Fornecer instrumentos metodológicos para a pesquisa e análise do mercado e da empresa.Objetivos específicos:- Discutir o papel e a função do marketing na estratégia organizacional;- Capacitar o aluno na elaboração, avaliação e implementação de um plano estratégico de marketing;- Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios do marketing e de sua implementação e gestão nas organizações e;- Avaliar o papel crítico e social do marketing numa sociedade globalizada.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing e Estratégia. Plano Estratégico. Plano de Marketing. Administração Estratégica de Mercado. Pesquisa de Mercado. Inteligência de Marketing. Comportamento do Consumidor Final e Organizacional. Vantagem Competitiva. Segmentação. Análise da Concorrência. Posicionamento. Estratégias de Crescimento. Estratégias de Diversificação. Estratégias de Marketing Internacional. Estratégia de Produto. Estratégia de Marca. Estratégia de Preço. Estratégia de Distribuição. Estratégia de Comunicação. Gestão do Esforço de Marketing.

 
Marketing and Strategy; Strategic Plan; Marketing Plan; Strategic Management Market; Market Research; Marketing Intelligence; Final consumer and organizational behavior; Competitive Advantage; Segmentation; Competitor Analysis; Positioning; Growth Strategies; Diversification Strategies; International Marketing Strategies; Product Strategy; Brand Strategy; Pricing Strategy; Distribution Strategy; Communication Strategy; Managing the Marketing Effort.
 
 
Programa
Conceitos básicos sobre Marketing e Estratégia. Visão geral do Planejamento Estratégico e Administração de Marketing. Análise do Ambiente Interno e Externo. Estratégias de Marketing. Estratégias do Composto de Marketing. Formulação, Implementação, Organização e Controle das Estratégias de Marketing.

 
 
 
Avaliação
     
Método
: 2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A).
Critério
Nota final = 3P1 + 3P2 + 2A + 2T
___________________ ? 5
10

OBS: O trabalho final do curso é um plano de marketing estratégico aplicado e proposto para uma organização, negócio ou produto qualquer.
Norma de Recuperação
Uma única prova com toda matéria lecionada.
 
Bibliografia
     
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª. Ed.: Prentice-Hall, 2001. 764p. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson. 2003. 593p. AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman. 2001, 320p. ANSOFF, H. Igor. Implantando a Administração Estratégica. Tradução de Antônio Zoratto Sanvicente. SP, Atlas, 1993, 590p. BEEMER, C. BRITT. Marketing Estratégico. Ed. Futura. 1997, 320p. BESANKO, D.; DRANOVE, D. SHANLEY, M. Economics of Strategy. Wiley, 2ª. ed., 2000, 644p. DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. SP, Makron Books, 1989, 368p. FERRELL, O. C. et. al. Estratégia de Marketing. Ed. Atlas: São Paulo, 2000, 306p. FISCHMANN, Adalberto Américo; ALMEIDA, Matinho Isnard Ribeiro de. Planejamento estratégico na prática. SP, Atlas, 1991, 164p. GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: SENAC. 2004, 215p. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. São Paulo: Thomson, 4a. ed., 2003, 550p. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização Orientada para Estratégia. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001, 411p. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. Safári de Estratégia. Bookman: São Paulo. 2000, 299p. NEVES, M. F.; SCARCE, R. F. (organizadores). Marketing e Exportação Editora Atlas, 2001, 316p. NEVES, Marcos Fava; THOMÉ E CASTRO, Luciano. (Org.) Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas, 2003, p. 53-72. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. SP, Atlas, 2001, 337p. OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde. São Paulo: Makron. 1994, 190p. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 362p. PRINGLE, Hamish; THOMPSON, Marjorie. Marketing Social: Marketing para Causas Sociais e a Construção das Marcas. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2000, 258p. SIMON, Françoise. A Construção de Biomarcas Globais: Levando a Biotecnología ao Mercado. 2004, 300p. WASIK, John F. Green Marketing and Management: A Global Perspective. Malden: Blackwell. 1996, 247p. Serão apresentados durante o curso, artigos, “papers”, sites de internet e livros mais recentes.
 

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